Unidade IV

Conservas, Charcutaria, Defumação

Selecione a seta para iniciar o conteúdo

REFLITA

A bottarga são ovos de tainha desidratados. Porém, você pode produzir um tipo de Bottarga de gema de ovo em sua casa, sendo de fácil preparo. Essa receita eu aprendi com o chef Carlos Bertolazzi, em 2017. Para isso, você precisará de: 300g de sal grosso, mais 300g de sal fino, mais 300g de açúcar refinado e gemas de ovo de galinha (podem ser caipiras ou de granja). O modo de preparo consiste em misturar os secos, dispor metade em uma travessa e sobrepor as gemas com cuidado. Cubra com o restante dos secos e deixe na geladeira por 7 dias. Após retirar com cuidado, fatiar para servir. Combina muito bem com massas.

FIQUE POR DENTRO

Os cuidados com a higiene e a segurança dentro da cozinha são imprescindíveis para manter o alimento seguro. O botulismo é uma doença ocasionada pelo consumo de alimentos contaminados pela bactéria Clostridium botulinum, causadora de intoxicação alimentar grave. Esta é resistente ao calor e ao pH em algumas condições. Leia a artigo sobre Botulismo, escrito pela Secretaria de Saúde de São Paulo, disponível no link: http://www.saude.sp.gov.br/resources/cve-centro-de-vigilancia-epidemiologica/areas-de-vigilancia/doencas-transmitidas-por-agua-e-alimentos/botulismo.html. Acesso em: 15 mar. 2020.

REFLITA

As panelas de pressão são como os micro-ondas à moda antiga: um equipamento que acelera o cozimento. O cientista francês Denis Papin serviu a primeira refeição feita em panela de pressão por volta de 1679, para um grupo de cientistas em Londres. Chamando-a de digestor ósseo, ele serviu ossos preparados sob forma gelatinosa (junto com carnes cozidas) (POTTER, 2017).

REFLITA

A técnica moderna de industrialização de alimentos alcançou um nível tão alto que, utilizando hortaliças e frutas da melhor qualidade, consegue-se apresentar alimentos enlatados com teor nutritivo igual ou melhor que certos alimentos frescos encontrados no mercado (ORNELLAS, 2013, p. 189).

REFLITA

“Essa minha arte é um império de fumaça” – Demétrio, O areopagita (POLLAN, 2014, n.p.).

FIQUE POR DENTRO

Já parou para pensar se a disponibilidade de alimentos fosse escassa, ou se a compra de um determinado ingrediente fosse difícil em sua região? Ou se você quisesse que a sua matéria-prima tivesse um sabor diferente? Alguns chefs de cozinha, pela escassez ou pelo excesso, têm utilizado algumas técnicas ditas como ancestrais para mudar a sua matéria-prima. Inspire-se na reportagem que mostra a visão de grandes chefes brasileiros na cura e defumação de peixes, disponível no link: https://bit.ly/2xfsBMc. Acesso em: 15 mar. 2020.

REFLITA

A cura é um processo de desidratação por meio da imersão do alimento em  solução seca ou úmida rica em sal. Podem ser acrescentados elementos doces, ervas e condimentos, auxiliando no sabor e conservação dos alimentos. O processo de cura baixa a atividade de água, desidratando o alimento e evitando o crescimento de bactérias.

REFLITA

Em algumas receitas de farce simples, são adicionados ovos e creme de leite fresco. Os ovos conferirão uma melhor liga, e o creme de leite fresco dará, à farce, uma textura mais macia e um sabor mais suave (GARDE..., 2014, p. 305).

REFLITA

Ao utilizar mariscos, como lagostas e vieiras, utilize uma quantidade menor de creme de leite. Estes retêm mais líquido com relação aos outros.

REFLITA

O preparo de desossa do frango foi uma das primeiras técnicas que aprendi na cozinha com minha mãe. Em minha família, temos um prato típico das festas de fim de ano, que se assemelha às dodines. Desossamos o frango, deixamos em uma marinada verde por 24 horas e, no outro dia, recheamos com farofa temperada, queijo, presunto, vegetais e bacon. Servimos o frango assado e quente, com creme de milho e arroz branco.

FIQUE POR DENTRO

Desossar um frango com perfeição é questão de prática. Na cozinha de Garde, aprimorar esta técnica é uma exigência para elaborar, com perfeição, receitas clássicas, como galantines, ballotines e dodines. Por isso, mãos à faca ao frango e vamos à cozinha. O link: https://www.youtube.com/watch?v=v-stmN0kPWo pode ajudar nesta tarefa. Acesso em: 16 mar. 2020.

indicação de leitura

História do Mundo em 6 Copos

Editora: Zahar

Autor: Tom Standage

ISBN: 978-8571108936

Só existe uma palavra para descrever este livro: fascinante. O olhar do autor em descrever a evolução histórica por meio das bebidas nos traz uma visão diferenciada para a importância das técnicas desenvolvidas para sobrevivência e como estas influenciam-nos no desenvolvimento humano.

INDICAÇÃO DE FILME

Chef´s Table 01 temporada - 06 episódios

Gênero: Documentário

Ano: 2015

Elenco principal: Magnus Nilsson

Este episódio é de tirar o fôlego. Ao ler esta unidade do livro e assistir ao vídeo indicado, a única vontade que você terá é de ir à cozinha. Magnus traz a essência de uma cozinha de sobrevivência, de técnicas de conservação milenares, trazendo-as para a cozinha contemporânea de forma brilhante. Se ainda não assistiu, assista, você irá inspirar-se.

Aula Concluída

Você chegou ao fim desta unidade com sucesso!

VoltarAvançar