Unidade II

Preparações Frias: Molhos Frios, Sopas Frias e Saladas

Selecione a seta para iniciar o conteúdo

Introdução

Caro(a) aluno(a), nesta unidade do material da disciplina de Garde Manger, vamos mergulhar no mundo prático das preparações frias. Convido você a surpreender-se com as preparações que, em um primeiro momento, até parecem simples, mas que exigem precisão e compreensão de técnicas.

Executar um molho e uma sopa fria perfeita estão no currículo dos primeiros testes de habilidades de um grande chef, e podemos salientar que o grande segredo está no equilíbrio dos sabores, aromas e texturas. Ou você pensa ser simples chegar à sutileza de uma maionese perfeitamente emulsionada? Ou assinar uma sopa cremosa devidamente descrita e aprimorada numa ficha técnica sem erros, ao longo de uma carreira?

Além dos desafios das emulsões, cremes e sopas, ainda nesta unidade, iremos trabalhar com o item do menu que, talvez, em um primeiro momento, não chame tanto a atenção do comensal. É a partir daí que se inicia o desafio. Costumo dizer que, se o sabor e a aparência não chamam a atenção, esta problemática está nas mãos do chef. Assim, desafio você: as saladas estão presentes em todos os serviços, como entrada, associada a uma base ácida para estimular o paladar, como acompanhamento de um prato, nos lanches e podem ser vistas, hoje, até em sobremesas, com efeito decorativo. Eu diria ser uma carta na manga conhecer a variedade de ingredientes que estão dentro deste grupo e, ao conhecê-los, aposto que você enxergará as saladas com outros olhos dentro de sua cozinha.

REFLITA

No Brasil, temos uma curiosidade bastante interessante sobre vinagretes: o que é tratado, culturalmente, como molho vinagrete é, na verdade, o molho Campana. O Molho Campanha é composto por: tomate, molho e salsa (BARRETO, 2008).

FIQUE POR DENTRO

Óleos aromatizados são uma combinação de sucos de vegetais, ervas, raízes e outras especiarias com óleos. Estes podem ser utilizados como molho, por si só, para decorar e finalizar produções ou, ainda, na composição de outros molhos. Para saber mais, assista ao vídeo no link: https://www.youtube.com/watch?v=NaeMfAUbgDk, acesso em: 4 mar. 2020, e comece a desenvolver sua alquimia própria, isto é, sua identidade até no azeite.

REFLITA

Os padrões de qualidade para o serviço das sopas cremes incluem densidade, que deve aproximar-se da textura padrão do creme de leite fresco, não muito grossa; textura, sem granulosidade ou pedaços (exceto se for da guarnição); sabor, sendo claro o gosto do ingrediente principal (creme de aspargos com gosto de aspargos), sem a percepção de amido cru (GISSLEN, 2013).

REFLITA

As regras de etiqueta sob a mesa são claras, na hora do consumo de folhas. Faca na mão direita para cortar, e garfo na mão esquerda para levar a comida à boca. Essa é a forma correta, e nem é tão difícil assim, não é? Evite cortar as folhas de alface e treine dobrá-las com a faca na mão direita. Juro que não é tão complicado quanto parece (MATARAZZO, 1995).

FIQUE POR DENTRO

Sempre questionamos a variedade e frescor principalmente das hortaliças que encontramos no mercado. Alguns restaurantes de São Paulo pensaram: por que não produzir o que iremos servir com mais qualidade e mais diversidade? Leia a reportagem postada no site do Globo Rural por meio do link: https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Agricultura/noticia/2015/03/restaurantes-com-horta-propria-recebem-estrela-no-guia-michelin-brasileiro.html. Acesso em: 5 mar. 2020.

REFLITA

É importante salientar que a quantidade de molho servida deve ser suficiente para incorporar a quantidade total de folhas servidas e não existir sobra no fundo do prato. De acordo com Garde... (2014), ao temperar a salada, utilize cerca de 57 g ou 180 ml por porção, temperando com sal e pimenta-do-reino, e despeje uma concha de molho sobre estas (entre 15 ml e 22,5 ml por porção), com movimentos de baixo para cima, verificando se cada pedaço de folha está coberto com o molho.

REFLITA

As leguminosas possuem fatores antinutricionais, como os inibidores de tripsina, os fitatos, os polifenóis e os oligossacarídeos. Para inativar os inibidores de tripsina, é indicado o tratamento térmico à cocção por, aproximadamente, 60 min, a uma temperatura acima de 100oC. Esta técnica elimina quase 90% dos inibidores. Os fitatos e os polifenóis ligam-se ao ferro e zinco, tornando-os indisponíveis, e a ingestão de vitamina C facilita absorção do ferro. Por fim, ainda não existem técnicas que solubilizem, de forma eficaz, no preparo dos feijões, os oligossacarídeos, responsáveis por ocasionar flatulência nas pessoas (ORNELLAS, 2013).

indicação de leitura

Por uma nova Fisiologia do Gosto

Editora: SENAC

Autor: Marie Jean Amat e Didier Jean Vicent

ISBN: 85-7359-498-5

Aos meus alunos, sempre parafraseio a seguinte frase: siga cheirando tudo por aí, porém tomem cuidado! Este livro é um mergulho nos sentidos sensoriais, pois, sem um paladar e um olfato treinados, não seremos bons chefes. Cheire este livro e guarde-o na memória.

INDICAÇÃO DE FILME

Sentidos do Amor

Gênero: Drama

Ano: 2011

Elenco principal: Ewan McGregor, Eva Green e Ewen Bremner

Este filme conta a história de um chefe de cozinha que encontra um grande amor em meio ao caos no mundo. Uma doença atinge os sentidos humanos, ocorrendo a perda inicial do olfato. A trama faz-nos pensar sobre como relacionamos os sentidos sensoriais ao prato. Assistam! Aposto que irão gostar.

Aula Concluída

Você chegou ao fim desta unidade com sucesso!

VoltarAvançar