Unidade III

Terrines, Galantines, Roulades e Entradas Frias

Selecione a seta para iniciar o conteúdo

REFLITA

As terrines e galantines permitiram que chefs usassem a criatividade também nesse prato clássico. Hoje, já temos pratos doces, com queijos e uso de frutas na produção de terrines e galantines.

REFLITA

As terrines, galantines e roulades fazem parte da cozinha clássica francesa, porém, se têm algo comum entre elas, é que todas são servidas frias, e as galantines e roulades são cozidas e resfriadas e, depois, fatiadas na hora de servir. Como podemos ser criativos na montagem e chamar a atenção na produção de terrines, galantines e roulades? A montagem será o seu caminho de sucesso, pois, ao fatiar, você perceberá que o aspecto visual é tudo! Então, pense e planeje a estética visual de suas entradas.

FIQUE POR DENTRO

Os couverts e antepastos, em alguns estabelecimentos, são cobrados por pessoa, e não por unidade, mas, independente disso, sempre pergunte, ao garçom ou atendente, pois, se este não comunicar, o cliente não tem a obrigação de pagar. Existe uma lei que dá esse direito ao consumidor. Acesse-a por meio do link: http://www.procon.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=603. Acesso em: 5 mar. 2020.

REFLITA

Esse tipo de entrada faz parte do serviço empratado, portanto, como uma dica, só retire os pratos das entradas quando todos os comensais tiverem terminado ou caso o cliente solicite antes, sendo assim, é dever atender à sua solicitação.

REFLITA

Esse tipo de serviço pode até ser o mais procurado, principalmente, no horário de almoço, mas é um dos mais difíceis de administrar, pois, para saber o lucro real desse tipo de empreendimento, necessita-se de uma equipe muito bem engajada para conseguir atingir o lucro desejado. Tudo o que é produzido no dia e o reabastecimento na hora do serviço e quando termina o expediente, deve ser quantificado, bem como todas as sobras (quando fecha o restaurante) do buffet, criando planilhas de controle, a fim de saber o quanto realmente se produziu e o total de descarte, para saber o que pode ser melhorado.

REFLITA

Quando for mesclar o serviço de um evento, por exemplo, o serviço de bebidas volante e os alimentos que serão servidos nos buffets, nesse caso, fugirá a regra, no quesito sequência, pois, normalmente, são montadas “ilhas”. Isso permite que os comensais possam transitar pelo salão e ir conversando com os convidados. Nesse caso, em cada ilha serão ofertados alguns tipos de pratos frios, pratos quentes, sobremesas, etc.

REFLITA

Muitos empreendedores não dão importância para a organização, sequência lógica e limpeza dos buffets. Mas, vamos refletir, um restaurante que contenha apenas 70 lugares disponíveis e está na região central de sua cidade, o aluguel tem um custo considerável e precisa de giro de clientes, como vai atingir as vendas desejadas para conseguir se manter? Simples, ofertando um layout e uma sequência lógica, permitindo que o seu cliente sirva-se o mais breve possível, de tal forma que se alimente também!

indicação de leitura

Garde Manger: A Arte e o Ofício da Cozinha Fria

Editora: Senac São Paulo

Autor: Instituto de Culinária Americano

ISBN: 9788539606092

Este livro ressalta, na prática, a cozinha fria contemporânea, com riqueza nos detalhes e técnicas, uma excelente ilustração de imagens e receitas clássicas e contemporâneas. Ademais, possui uma linguagem de fácil compreensão e apresenta os preparos de frios, sopas, saladas, sanduíches, embutidos, queijos, galantines, conservas e petiscos, além de apresentar como deve ser organizado um buffet e seus pratos.

INDICAÇÃO DE FILME

A Festa de Babette

Gênero: Drama (Gastronomia)

Ano: 1987

Elenco principal: Stéphane Audran, Bodil Kjer e Birgitte Federspiel

Uma parisiense que se oferece para ser a cozinheira e faxineira da família. Muitos anos depois, ainda trabalhando na casa, ela recebe a notícia de que ganhou um grande prêmio na loteria e se oferece para preparar um jantar francês em comemoração ao centésimo aniversário do pastor. Os paroquianos, a princípio temerosos, acabam rendendo-se ao banquete de Babette. Aqui, vale ressaltar a preocupação com os fornecedores para ter produtos frescos e a logística do evento (brigada de cozinha).

INDICAÇÃO DE FILME

Como um Chef

Gênero: Comédia (Gastronomia)

Ano: 2011

Elenco principal: Michael Youn, Jean Reno e Raphaelle Agogué

O filme conta a história de Jacky, que possui um grande talento no mundo gastronômico, porém não teve a oportunidade de provar suas habilidades. No filme, o rapaz passa por problemas financeiros e acaba aceitando trabalhos temporários em restaurantes menores. Quando um chef renomado “cruza o caminho” de Jacky, todo o contexto da história começa a mudar.

Aula Concluída

Você chegou ao fim desta unidade com sucesso!

VoltarAvançar