Unidade II

Fichas Técnicas e Categorias de Cardápios

Selecione a seta para iniciar o conteúdo

Introdução

Nesta unidade serão apresentados os indicadores de preparo dos alimentos (fator de correção, fator de cocção, diferença entre custos e despesas, gastos com matérias-primas e insumos, custos diretos e indiretos, custos por critério de rateio, custos por unidade produzida) como informações essenciais para a elaboração de fichas técnicas. Em seguida, serão demonstradas as razões pelas quais fichas técnicas são conhecidas por serem documentos importantes para a produção padronizada de pratos em bares, restaurantes e estabelecimentos afins, além de servirem como instrumentos gestores de custos, portanto facilitadores do cálculo da margem de lucro (ou markup) pretendida pelo estabelecimento. Por fim, serão apresentadas as categorias de cardápios e menus em diferentes unidades de alimentação e de nutrição, além de demonstradas suas diferentes características.

Designação do produto:
Ponto de venda:
Preço de venda líquido:
Número de doses e/ou porções:
 
Cuscuz marroquino com legumes
R$: 7,80
Quantidade Ingredientes Preço Unitário Preço Total
50g Cuscuz de semolina    
25 Éclatotes (conserva de cebola)    
1/3 Cenoura em Macedoine    
35g Tomate Italiano concassé (sem pele e sem sementes)    
1/4 Pimentão verde sem pele e sem sementes    
1/4 Pimentão amarelo sem pele e sem sementes    
1/4 Pimentão vermelho sem pele e sem sementes    
QB (o quanto baste) Sal e pimenta preta    
1 colher (sopa) Hortelã fresca chiffonade (1 mm de espessura)    
1/2 Pepino caipira sem casca fermiere    
QB (o quanto baste) Alho brunoise (suco de limão e iogurte natural)    
Custo total:  
Custo por porção e/ou dose:  
Margem de contribuição unitária:  
Custos de insumos por rateio:  

FIQUE POR DENTRO

Atualmente bares e restaurantes podem contar com vários softwares e aplicativos úteis à gestão de compras, estoques, custos, além de funcionarem como ferramentas eficientes de venda de produtos e serviços. Alguns deles são, inclusive, gratuitos, mas podem apresentar problemas ao serem operacionalizados. Conheça, nos dois links abaixo, as vantagens de se assinar, ou comprar softwares desse tipo para empreendimentos do ramo de alimentos e bebidas.

Para mais informações, acesse: https://www.casamagalhaes.com.br/blog/automacao-comercial/sistema-para-restaurante/ e https://blog.goomer.com.br/melhores-softwares-para-bares-e-restaurantes/. Acesso em: 10 mar. 2020.

REFLITA

“Um serviço é qualquer ato, ou desempenho essencialmente intangível que uma parte pode oferecer a outra e que não tem como resultado a propriedade de algo. A execução de um serviço pode, ou não, estar ligada a um bem físico” (KOTLER; KELLER, 2006, p. 47).

“O serviço de sala é muito importante para a completa satisfação do cliente e nem a mais refinada cozinha poderá preencher eventuais lacunas” (BECK, 2005, p. 16).

indicação de leitura

Gestão da Gastronomia: custos, formação de preços, gerenciamento e planejamento do lucro

Editora: SENAC-São Paulo

Autor: Roberto M. M. Braga

ISBN: 9788573957745

Excelente texto que apresenta conceitos úteis à gestão de bares, restaurantes e empreendimentos afins sob a perspectiva da economia e da contabilidade. O autor apresenta, de maneira clara e objetiva, os fatores formadores de custos diretos e indiretos que devem constar em uma ficha técnica de cardápio e simplifica a compreensão do cálculo das margens de lucro de pratos e serviços praticadas no ramo.

INDICAÇÃO DE FILME

Vatel - um banquete para o rei

Gênero: Histórico, Drama

Ano: 2000

Dirigido por: Roland Joffé

Elenco principal: Gérard Depardieu, Julian Sands, Timothy Spall, Julian Glover, Tim Roth, Uma Thurman, Arielle Dombaslle e Marine Delterme

A história do filme se passa na França do Século XVII, na suntuosa corte de Luiz XIV, em Versailles. Ao norte do país, um príncipe endividado e decadente decide convidar o rei para um final de semana em sua propriedade para degustar finas iguarias e se entreter. O objetivo do príncipe de Condé (Julian Glover) é o de cair nas graças do Rei Sol e, dessa maneira, se livrar da total e irrestrita falência que assombra a região. Baseado em fatos reais, apenas o mordomo François Vatel teria competência de organizar um banquete à altura do rei e, ao mesmo tempo, cuidar do entretenimento do séquito da corte. Vatel termina se apaixonando por Anne de Montausier (Uma Thurman) e isso ameaça os planos do príncipe de Condé.

Aula Concluída

Você chegou ao fim desta unidade com sucesso!

VoltarAvançar