Nas duas primeiras unidades deste livro, foram apresentados conceitos sobre cardápios, ou menus, os fatores que os determinam, assim como os aspectos de design gráfico e de linguagem mais adequados aos diferentes tipos de cardápio. Também foi apresentado o conceito de elaboração de fichas técnicas, nas quais devem constar dados relevantes à padronização da produção gastronômica, mas também fundamentais à gestão de custos e orçamentos em unidades de alimentação e de nutrição.
Discorremos sobre a evolução histórica do setor de eventos, as etapas de organização deles e a estruturação de projetos para eventos, objetivando torná-los viáveis do ponto de vista econômico-financeiro e atraindo patrocinadores e apoiadores. Contudo, a prioridade dada foi para os eventos gastronômicos, que podem ser corporativos ou pessoais, considerando que o material foi desenvolvido especificamente para estudantes dos Cursos Superiores Tecnológicos em Gastronomia.
A cada unidade foram expostos elementos de ensino e aprendizagem sobre assuntos referentes aos temas propostos, que demandam bom conhecimento e habilidades básicas de cozinha, como: técnica dietética, nutrição aplicada, matemática aplicada às cozinhas profissionais, processos e tecnologias gestores em negócios de alimentos e bebidas (especialmente compras, estoques e custos, mas também marketing de bares e restaurantes e empreendedorismo em negócios de alimentos e bebidas), análises sensoriais, além de um conhecimento considerável em cozinhas clássicas (Italiana e Francesa), cozinhas regionais brasileiras e cozinhas internacionais (mediterrânea, das Américas, europeia e asiática).
Como vocês podem perceber, os assuntos tratados neste livro demandam conhecimentos básicos de Gastronomia, mas não se pode perder de vista o estudo das novas tendências do ramo, como Slow Food, veganismo, crudivorismo, Raw Food, vegetarianismo moderado etc.
Desejo um desempenho brilhante a todos no transcorrer do curso e sucesso em sua carreira profissional!