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Enilton Cavalcante Mattos

Planejamento de Cardápios e Organização de Eventos

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Introdução

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Planejamento de Cardápios e Organização de Eventos

Caro(a) aluno(a), o objetivo principal deste livro é abordar a importância do planejamento de cardápio sob a perspectiva dos diferentes tipos de serviços. Este material também destacará outros fatores relevantes a essa importantíssima ferramenta de vendas de produtos gastronômicos em bares, restaurantes, rotisserias, cafés, panificadoras, confeitarias, hospitais, hotéis, enfim, unidades de alimentação e nutrição em todo o mundo. O segundo objetivo é apresentar as características do mercado de eventos em geral — suas particularidades organizacionais, suas diferentes etapas, seu planejamento e verificação de viabilidade econômico-financeira à captação de recursos de patrocínio e/ou financiamento, sua divulgação e sua execução —, porém destacando os eventos gastronômicos.

APRENDIZAGEM

Elementos de Apoio

No decorrer das unidades, você poderá se deparar com alguns desses elementos de apoio, que te ajudarão na fixação do conteúdo.

Fique por Dentro

Apresenta uma informação nova e interessante, por meio da indicação de materiais, que auxiliará na compreensão do conteúdo.

Reflita

Indica uma reflexão acerca do conteúdo, que ocorrerá por meio de questionamentos, problematizações e aplicações sobre o assunto abordado.

Indicação de leitura

Indica um ou mais livros que têm como finalidade complementar o conteúdo abordado ao longo do material didático.

Indicação de filme

Indica um ou mais filmes que podem complementar o conteúdo abordado , a fim de auxiliar na compreensão do conteúdo.

autores

Enilton Cavalcante Mattos

Mestre em Ciências Sociais na linha Sociedade e Práticas Culturais pela UEM (2014).
Especialista em Docência em Gastronomia pela UNICESUMAR (2011).
Graduado em Gastronomia pela UNICESUMAR (2010).
Graduado em Ciências Econômicas pela UEM (1993).

Com formações e atuações docentes há anos nas áreas de Economia, Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade e Propaganda, além de Propaganda e Marketing), o autor, que também é Gastrônomo, tem se dedicado, desde 2011, ao ensino de diversas disciplinas da área da Gastronomia. Dentre essas disciplinas, o autor ensina: Cultura Gastronômica; Antropologia da Alimentação; História da Alimentação; Marketing de Bares e Restaurantes; Habilidades Básicas em Gastronomia; Cozinha Brasileira; Cozinha Regional Paranaense; Cozinha Mediterrânea; Cozinha das Américas; Bar e Bebidas; e Técnicas de Serviço e de Vendas em Salões de Restaurantes. Também tem experiência na orientação de Desenvolvimento Fundamentado de Produtos Gastronômicos, assim como na coordenação, supervisão e orientação em Estágio Supervisionado em Gastronomia.

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