Unidade III

Introdução à Bioquímica dos Alimentos

Selecione a seta para iniciar o conteúdo

Introdução

Caro(a) aluno(a), na terceira unidade do material, vamos compreender como são constituídos os alimentos, ou seja, quais compostos os formam, e quais alterações podem ocorrer quando eles são submetidos a diferentes condições. A Bioquímica dos Alimentos é muito importante, pois apresenta se relaciona à alimentação, à nutrição e à qualidade de vida.

Os nutrientes provenientes do alimento são fornecidos pelos carboidratos (açúcares), lipídios (gorduras) e proteínas, que têm como principal função a produção de energia na célula. Outros nutrientes que também são fundamentais para a vida são os minerais e as vitaminas. Já a água corresponde ao composto químico em maior quantidade nos seres vivos (cerca de 70% do peso total) e é o solvente dos compostos químicos celulares, logo, é indispensável na alimentação.

É possível classificar os alimentos considerando várias características, como: consistência, composição etc., porém, do ponto de vista bioquímico, a melhor forma de classificá-los é considerar suas propriedades biológicas.

Nesta unidade, iniciaremos nossos estudos com uma introdução à Bioquímica, apresentando os tipos de carboidratos, proteínas e lipídios e suas fontes, bem como abordando a atividade da água, a água nos alimentos e sua importância na qualidade dos alimentos.

FIQUE POR DENTRO

Algumas reações químicas podem ocorrer em alimentos, sendo elas oxidativas ou não, devido à quantidade e ao tipo do carboidrato. São reações de escurecimento denominadas maillard e caramelização.

Durante o aquecimento de carboidratos, ocorre uma série de reações, podendo estas serem desejáveis, por conferirem cor e sabor aos alimentos.

Entenda mais sobe esse tema acessando o seguinte link: <https://cienciasdosalimentos.wordpress.com/2013/04/21/carboidratos/>. Acesso em 20 nov. 2019.

FIQUE POR DENTRO

Gelatinização, retrodegradação e sinérese do amido: conheça as reações que ocorrem em amidos, fundamentais para o entendimento de sua aplicação.

Em água fria, o amido é insolúvel, no entanto, quando aquecidas, as moléculas iniciam um processo que quebra as pontes de hidrogênio intermoleculares, o que permite entrada de água, promovendo a gelatinização do amido.

Outra característica do amido é denominada retrogradação. Esse é um fenômeno decorrente da reaproximação das moléculas pela redução de temperatura durante o resfriamento do gel, ocorrendo formação de pontes de hidrogênio intermoleculares e liberação de água existente entre as moléculas (sinérese).

Leia mais sobre esse tema em: <https://bit.ly/37hgbAp>. Como também em: <https://bit.ly/36bNCD1>. Acesso em: 20 nov. 2019.

REFLITA

Vimos que existem várias gomas responsáveis por conferir diversos usos e propriedades aos alimentos. Mas quais são os tipos utilizados? Veja a tabela “Características das principais gomas alimentícias”, apresentada no artigo “As Grandes Gomas”, disponibilizado no link a seguir seguir, e saiba mais sobre esse tema: <http://insumos.com.br/aditivos_e_ingredientes/materias/297.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2019.

FIQUE POR DENTRO

Como ocorre a desnaturação das proteínas e quais são seus efeitos? Segundo Ribeiro (2007), ela pode ocorrer devido à interferência química ou física e, entre seus principais efeitos, é possível citar:

  • redução da solubilidade;
  • aumento da viscosidade intrínseca;
  • dificuldade de cristalização;
  • aumento da reatividade química.

Essa desnaturação pode ser reversível ou irreversível, dependendo das ligações que estabilizam sua conformação como também do processo a que foi submetida. Por exemplo: a desnaturação pelo calor é irreversível, no entanto, pela ureia, pode ocorrer a regeneração da proteína se a ela for retirada.

Leia mais sobre esse tema no seguinte link: <https://bit.ly/2rgcU4v>. Acesso em: 20 nov. 2019.

REFLITA

Há uma diversidade de funções para os lipídios, pensando na quantidade de tipos e classes que existem. Dentre as principais funções biológicas, tem-se a do armazenamento de energia. “Fora do corpo”, podem ser usados na indústria alimentícia, em cosméticos, suplementação, entre outros. Há muitas vitaminas que se apresentam como tipos de lipídios, com funções hormonais e estruturais, como fosfolipídios e glicolipídios, para proteção mecânica e isolante térmico, e triacilgliceróis, conhecidos por armazenar energia.

REFLITA

Concentrada abaixo da pele, a camada adiposa protege o corpo contra o frio e eventuais choques. Logo, a gordura que é armazenada no organismo funciona como um estoque de energia. Ao passarmos muitas horas sem ingerir alimentos, esgotam-se os carboidratos e, com isso, o metabolismo passa a consumir essa gordura para que os órgãos sejam mantidos em funcionamento. Por tais motivos é que os nutricionistas recomendam que sejam realizadas refeições a cada três horas, pois, quando há falta de carboidratos no organismo, o cérebro entende que é necessário reforçar as reservas de energia, “ordenando” que o corpo acumule mais a gordura dos próximos alimentos ingeridos. Tal acúmulo dá origem ao chamado “pneuzinho”, que pode ser muito prejudicial à saúde, pois essa gordura pode se acumular nas artérias, causando, assim, futuros problemas cardíacos.

REFLITA

Seguem alguns exemplos de operações que diminuem a disponibilidade de água nos alimentos: liofilização, evaporação, congelamento (cristais de gelos) (FELLOWS, 2006).

A liofilização é um processo de secagem por meio da sublimação da parte congelada  e sob vácuo. Leia, no link a seguir, um estudo realizado sobre abacaxi liofilizado. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/bjft/v15n1/06.pdf>. Acesso em: 21 nov. 2019.

REFLITA

A atividade de água pode ser usada como medida de controle de qualidade, indicando valores efetivos da disponibilidade da água no alimento passíveis de participar de reações enzimáticas e de deterioração oxidativa e por microrganismos, de modo que tais fatores afetam a qualidade sanitária e também podem vir a afetar a visual. O teor de umidade está relacionado à qualidade quanto a aspectos físicos, ou seja, se o alimento está crocante ou não.

indicação de leitura

Química e Bioquímica Dos Alimentos – Volume 2

Editora: Editora Atheneu

Autoras: Maria Franco Lajolo e Adriana Zerlotti Mercadante

ISBN: 9788538808510

O livro Química e Bioquímica dos Alimentos – Volume 2 detalha a composição química de cada alimento e explica todas as reações bioquímicas que ocorrem no organismo humano após a ingestão dos alimentos. É um livro fundamental para se aprender sobre modos de conservação de alimentos.

INDICAÇÃO DE FILME

Super Size Me

Gênero: Documentário

Ano: 2004

Elenco principal: Morgan Spurlock e Alexandra Jamieson

O documentário Super Size Me apresenta um experimento, realizado por um homem que, por 30 dias, só consumiu alimentos da rede de fast foods McDonald's. O documentário apresenta as mudanças físicas e psicológicas que ocorreram no corpo desse homem, bem como demonstra os riscos de uma dieta baseada nesse tipo de alimento (fast food).

Aula Concluída

Você chegou ao fim desta unidade com sucesso!

VoltarAvançar