Aprendemos que o conceito de Segurança Alimentar passou por diversas mudanças, ao longo dos anos. Baseado no atual conceito de Segurança Alimentar adotado, no Brasil, podemos afirmar que:
Segurança alimentar refere-se a estratégias para garantir o direito humano à alimentação adequada a todos.
Incorreta. O atual conceito de Segurança Alimentar não está baseado somente nesse princípio. Esse conceito foi inserido no evento da Cúpula Mundial da Alimentação, organizada pela FAO em 1996.
Consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, respeitando a diversidade cultural.
Correta. Baseada na Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006), segurança alimentar consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde, que respeitem a diversidade cultural e que sejam social, econômica e ambientalmente sustentáveis (Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional, Art. 3º) (BRASIL, 2006).
O conceito está relacionado às políticas de segurança nacional.
Incorreta. O conceito de segurança alimentar relacionado com a segurança nacional era o usado, no período pós Segunda Guerra (1939-1945), quando mais da metade da Europa estava devastada e sem condições de produzir o seu próprio alimento.
São ações adotadas, para garantir a produção de alimentos.
Incorreta.. Esse conceito passou a ser usado, no início dos anos 1970, com a crise de escassez associada a uma política de manutenção de estoques de alimentos.
São políticas de preservação de práticas de produção e práticas alimentares tradicionais.
Incorreta. Essa afirmação é baseada no conceito de soberania alimentar, o qual defende que cada nação tem o direito de definir políticas de Segurança Alimentar e Nutricional de seus povos. Essa definição complementa o conceito de segurança alimentar, mas ela sozinha não o define.
Vimos que a higiene é uma ferramenta fundamental para a obtenção de um alimento seguro. Assinale a alternativa correta com relação aos procedimentos que devem ser adotados, para evitar os riscos de contaminação dos alimentos.
Os alimentos que são submetidos à cocção devem ultrapassar a temperatura mínima de 60º C para que se tornem seguros ao consumidor.
Incorreta. Todos os alimentos devem ser bem cozidos, e sua temperatura de cocção recomendada é de 74° C, no centro do alimento.
A desinfecção completa de equipamentos e utensílios é garantida somente com água e detergente neutro.
Incorreta. Para a desinfecção de peças de equipamentos e utensílios, é necessária a utilização de sanitizantes como o hipoclorito de sódio.
As operações de higienização dos equipamentos e utensílios devem ser realizadas quantas vezes forem necessárias e, imediatamente, após o término do trabalho, para evitar a contaminação cruzada.
Correta. Para evitar a contaminação cruzada, no alimento, os equipamentos e utensílios devem ser higienizados sempre que se julgar necessário e ao finalizar a sua utilização.
A antissepsia das mãos dos manipuladores é feita com solução clorada.
Incorreta. Para antissepsia das mãos, é recomendada a utilização de sabonete líquido neutro antisséptico.
O processo de descongelamento de alimentos é realizado em temperatura ambiente.
Incorreta. O descongelamento deve ser efetuado em refrigeração (temperatura inferior a 5º C) ou em forno de micro-ondas, caso o alimento seja submetido, imediatamente, à cocção.
Aprendemos que os microrganismos precisam de condições favoráveis para seu crescimento e desenvolvimento no alimento. São considerados fatores para o desenvolvimento microbiano nos alimentos:
Temperatura, condutividade elétrica, pH e composição de nutrientes.
Incorreta. Condutividade elétrica não é um fator para o desenvolvimento microbiano nos alimentos.
Atividade de água (Aa), viscosidade, composição gasosa e fatores antimicrobianos.
Incorreta. Viscosidade não é um fator para o desenvolvimento microbiano nos alimentos.
Potencial oxi-redução (Eh), atividade de água (Aa), temperatura e umidade relativa (UR).
Correta. Fatores como atividade de água (Aa), pH, potencial oxi-redução (Eh), composição de nutrientes, fatores antimicrobianos, temperatura, umidade relativa (UR) e composição gasosa são considerados importantes para o desenvolvimento microbiano nos alimentos.
Temperatura, pH, boa aparência do alimento e umidade relativa (UR).
Incorreta. Boa aparência do alimento não é um fator para o desenvolvimento microbiano nos alimentos.
Composição de nutrientes, palatabilidade, ph e potencial oxi-redução (Eh).
Incorreta. Palatabilidade não é um fator para o desenvolvimento microbiano nos alimentos.
Vimos que, para a obtenção de um alimento seguro, é necessário um controle de qualidade eficaz, por meio do cumprimento da legislação sanitária vigente. Com relação ao Sistema de Vigilância Sanitária, assinale a alternativa correta.
A Inspeção Sanitária tem como uma de suas principais atribuições verificar as condições das instalações físicas e o funcionamento dos equipamentos utilizados em estabelecimentos produtores de alimentos e os prestadores de serviços.
Incorreta. Segundo a RDC nº 207, de 03 de janeiro de 2018, a Inspeção Sanitária visa à proteção da saúde individual e coletiva, por meio da verificação e do cumprimento de regulatórios sanitários e das condições sanitárias dos estabelecimentos, processos e produtos.
A competência do controle sanitário de alimentos, no Brasil, é do Ministério da Saúde, por intermédio da Anvisa.
Incorreta. O controle sanitário de alimentos é compartilhado pelos órgãos da saúde, representados pela Anvisa e pelos órgãos da Agricultura, incluído o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e suas Secretarias de Agricultura Estaduais e Municipais.
A Inspeção Sanitária é o procedimento da fiscalização efetuada pela autoridade sanitária, tanto nos estabelecimentos produtores de alimentos quanto nos prestadores de serviços.
Correta. As atividades de inspeção devem ser feitas tanto nos estabelecimentos produtores de alimentos quanto nos prestadores de serviços.
As ações da Vigilância Epidemiológica são de responsabilidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Incorreta. A Vigilância Sanitária e a Vigilância Epidemiológica atuam em conjunto e integram a Vigilância em Saúde, uma área de atuação do SUS voltada, exclusivamente, à prevenção de doenças.
A regulamentação de alimentos, no Brasil, segue apenas normas nacionais, estabelecidas por agências estatais como o Ministério da Saúde e o MAPA.
Incorreta. O Brasil acompanha normas internacionais, na área de alimentos, como o Codex Alimentarius, mas também estabelece regras e parâmetros específicos para a avaliação da qualidade dos alimentos produzidos e comercializados.
A defumação de produtos cárneos, por exemplo, é um processo utilizado, para proporcionar sabor, aroma, cor e, até mesmo, durabilidade aos alimentos. Assim, de acordo com os tipos de qualidade, analise as asserções, a seguir, e assinale a alternativa que corresponde à sequência correta de verdadeiro (V) ou falso (F).
( ) A defumação e o tipo de madeira está relacionada à qualidade nutricional e sensorial do bacon.
( ) A madeira e a serragem têm relação direta às propriedades sensoriais, como cor, sabor e odor do bacon.
( ) A madeira do processo de defumação não possui relação com a estratégia comercial do produto em questão.
( ) O bacon, após esse processo, pode ser deteriorado devido ao seu alto teor de gordura, inclusive, se houver uma contaminação, durante seu preparo, comprometendo sua qualidade microbiológica.
V, F, V, V.
Incorreta: A madeira e a serragem estão ligadas ao processo de defumação que confere a qualidade sensorial do produto em questão.
F, V, V, V.
Correta: A defumação e a madeira não possuem relação com a qualidade nutricional.
V, V, F, V.
Incorreta: Não há fator comercial relacionado a esse processo.
V, V, V, F.
Incorreta: Apesar de a defumação também ser utilizada, para melhorar a durabilidade do produto, o bacon pode apresentar contaminação microbiológica após esse processo.
V, V, V, V.
Incorreta: A qualidade nutricional não está considerada.
Analise o procedimento seguinte de um serviço de alimentação.
Todos os colaboradores da pizzaria QUALIMAIS que tenham contato com o processo, matérias-primas, material de embalagem, produto em processo e produto acabado, equipamentos e utensílios são capacitados quanto às normas de boas práticas implantadas. Ao ser contratado, todo colaborador recebe treinamento. Os colaboradores já contratados pela empresa recebem treinamentos, periodicamente, de reciclagem, com objetivo de reforçar as normas de boas práticas e segurança do trabalho da empresa.
De acordo com o texto, pode-se afirmar que a pizzaria em questão está preocupada com (assinale V para verdadeiro e F para falso):
( ) as análises da água de abastecimento;
( ) a segurança alimentar;
( ) a higienização do manipulador de alimentos;
( ) o uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI).
Agora, indique a alternativa correta:
V, V, F, V.
Incorreta. De acordo com o texto, a empresa realiza treinamento de boas práticas aos manipuladores de alimentos, portanto, está preocupada com a higienização. A sequência correta é: F, V, V, V.
V, V, V, F.
Incorreta. De acordo com o texto, a empresa realiza treinamento de segurança no trabalho, portanto, está preocupada com o uso do Equipamento de Proteção Individual. A sequência correta é: F, V, V, V.
F, V, V, V.
Correta: De fato, a sequência correta é a F, V, V, V. Em relação à afirmativa que é denominada como falsa, o texto da questão refere-se aos cuidados que a pizzaria apresenta como as boas práticas para a capacitação dos manipuladores e não a análise da qualidade da água.
V, F, V, V.
Incorreta: Pode-se afirmar que a pizzaria está preocupada com a segurança alimentar, visto que aplica, regularmente, os treinamentos de boas práticas. A sequência correta é: F, V, V, V.
V, V, V, V.
Incorreta: O enunciado/texto da questão refere-se aos cuidados que a pizzaria apresenta com as boas práticas em relação à capacitação dos manipuladores e não à análise da qualidade da água. A sequência correta é: F, V, V, V.
Dentre as ações corretivas aplicáveis pelo controle de qualidade, durante os procedimentos de monitoramento de higiene e saúde do manipulador, se destacam: orientação aos colaboradores; afastar das atividades de manipulação de alimentos o colaborador considerado inapto para manipulação de alimentos; solicitar que interrompa e/ou corrija o ato anti-higiênico, asseio ou conduta pessoal.
Já as ações preventivas podem ser:
I) treinamento aos colaboradores.
II) manter a frequência de treinamentos, conforme previsto no programa.
III) não efetuar contratação de candidatos com resultados de exame considerado inapto para manipulação de alimentos.
IV) somente realizar contratação de colaboradores, após emissão do resultado do exame admissional.
Estão corretos os itens:
I e II, apenas.
Incorreta: Todos os itens apresentados são considerados ações preventivas, ou seja, previnem condições inadequadas em relação à higiene e saúde dos manipuladores.
II e III, apenas.
Incorreta: Todos os itens apresentados são considerados ações preventivas, ou seja, previnem condições inadequadas em relação à higiene e saúde dos manipuladores.
I e IV, apenas.
Incorreta: Todos os itens apresentados são considerados ações preventivas, ou seja, previnem condições inadequadas em relação à higiene e saúde dos manipuladores.
I, II e IV, apenas.
Incorreta: Todos os itens apresentados são considerados ações preventivas, ou seja, previnem condições inadequadas em relação à higiene e saúde dos manipuladores.
I, II, III e IV.
Correta: Todos os itens (I, II, III e IV) apresentados são considerados ações preventivas, ou seja, previnem condições inadequadas em relação à higiene e saúde dos manipuladores.
No percurso dos seus estudos relativos ao controle de qualidade, você viu que o setor de controle ou garantia da qualidade possui uma tarefa difícil, afinal, são muitas as responsabilidades sobre a garantia do produto final. Nesse contexto, analise as asserções a seguir.
I) O controle de qualidade deve realizar as análises, durante todo o processo de fabricação.
II) O controle de qualidade é responsável por definir os tipos de alimentos e o padrão microbiológico a ser seguido pelos fabricantes de alimentos.
Assinale a alternativa correta.
A asserção I é verdadeira e a II é falsa, sendo que ambas possuem relação entre si.
Correta: o controle de qualidade deve garantir a qualidade microbiológica, a fim de evitar possíveis contaminações, ao longo dos processos de fabricação. Dessa forma, são responsáveis por realizar análises microbiológicas, em matérias-primas e produtos, além de utensílios que entram em contato com o alimento e em mãos de manipuladores.
A asserção I é falsa e a II é verdadeira, sendo que ambas possuem relação entre si.
Incorreta: a asserção I é verdadeira e a II é falsa, pois o controle de qualidade deve garantir a qualidade sanitária ou microbiológica em todas as etapas do processo. No entanto, não é responsável pelo estabelecimento de padrões microbiológicos, sendo esses valores preestabelecidos em legislação.
A asserção I é verdadeira e a II é falsa, mas não possuem relação entre si.
Incorreta: a asserção I é verdadeira e a II é falsa, no entanto, possuem relação entre si, pois ambas referem-se à qualidade microbiológica e o papel do controle de qualidade nesse aspecto.
As asserções I e II são verdadeiras, mas não possuem relação entre si.
Incorreta: a asserção II é falsa e ambas possuem relação entre si, pois se referem ao controle de qualidade e sua função referente à qualidade microbiológica dos alimentos. Não se pode afirmar que ambas são verdadeiras, pois a asserção II é falsa. A RDC nº 12 que é a responsável por determinar os alimentos e seus respectivos limites referentes ao padrão microbiológico.
As asserções I e II são falsas, sendo que ambas possuem relação entre si.
Incorreta: a asserção I é correta, pois o controle de qualidade deve se atentar a todas as etapas de fabricação do alimento, a fim de minimizar os riscos e perigos microbiológicos, além de ser responsável pelas análises em alimentos.
Os monossacarídeos estão presentes nos alimentos que comemos. De acordo com o conteúdo visto até o momento e seu conhecimento a respeito de quais alimentos contêm certos tipos de carboidratos, assinale a alternativa correta sobre quais açúcares são monossacarídeos.
Maltose e glicose.
Incorreta. A maltose é um dissacarídeo e é o primeiro produto gerado após a quebra da molécula de amido. A glicose é um monossacarídeo.
Sacarose e frutose.
Incorreta. A sacarose é um dissacarídeo obtido da cana-de-açúcar. A frutose é um monossacarídeo obtido das frutas.
Glicose e galactose.
Correta. São considerados carboidratos simples aqueles que são monossacarídeos, que podem ser quebrados durante a digestão e se transformam em moléculas menores, sendo solúveis em água. A glicose é um monossacarídeo sintetizado pelos vegetais no processo de fotossíntese. A galactose é originada da lactose, que é considerada o açúcar do leite.
Lactose e glicose.
Incorreta. A lactose é o açúcar presente no leite e é um dissacarídeo formado por uma molécula de glicose e uma de galactose. A glicose é um monossacarídeo.
Frutose e lactose.
Incorreta. A frutose é um monossacarídeo e é o açúcar presente nas frutas. A lactose é o açúcar presente no leite e é um dissacarídeo formado por uma molécula de glicose e uma de galactose.
As proteínas são formadas por algumas ou milhares de moléculas de aminoácidos que estão ligados entre si. Assinale a seguir a alternativa que menciona por quais moléculas as proteínas são formadas.
Moléculas de proteínas.
Incorreta. As proteínas são moléculas muito importantes na constituição dos seres vivos e são formadas por moléculas de aminoácidos.
Moléculas de aminoácidos.
Correta. Os aminoácidos são formados por ligações peptídicas formando, assim, as denominadas sequências de aminoácidos.
Moléculas de glicose.
Incorreta. Glicose não é uma proteína, e sim um carboidrato.
Moléculas de polissacarídeos.
Incorreta. Os polissacarídeos são carboidratos, como a celulose e o glicogênio.
Moléculas de quitina.
Incorreta. A quitina também é um polissacarídeo que faz parte do exoesqueleto dos artrópodes.
Sabe-se que as altas quantidades de colesterol são prejudiciais para o corpo humano. Tendo em vista a importância do colesterol para o organismo, assinale a alternativa que representa uma de suas funções.
Faz parte do processo de produção de testosterona e progesterona.
Correta. O colesterol é a molécula usada para a síntese dos hormônios sexuais masculino e feminino.
É usado como agente para oxidar os carboidratos.
Incorreta. Os carboidratos não são oxidados pelo colesterol e sua oxidação ocorre a partir da digestão dos alimentos, ou seja, pelas enzimas.
Tem como função formar os tendões e as cartilagens.
Incorreta. É função das proteínas formar, a partir do colágeno, os tendões e as articulações.
É a partir do colesterol que é gerada a ATP.
Incorreta. A ATP é gerada a partir da oxidação de carboidratos, ácidos graxos e aminoácidos.
É utilizado para dar estrutura aos músculos.
Incorreta. As proteínas são utilizadas para estruturar os músculos.
Considerando seu conhecimento sobre a atividade de água nos alimentos, analise o quadro a seguir:
Considerando o quadro e a influência da atividade da água e das condições para o crescimento de microrganismos, assinale a alternativa que apresenta o alimento ou as condições mais favoráveis para o desenvolvimento microbiano.
Tanto frutas quanto vegetais são os que apresentam maior facilidade de degradação por ação de microrganismos, pois tais alimentos apresentam uma Aa que torna possível seu crescimento.
Incorreta. Tanto frutas quanto vegetais apresentam a primeira camada de água unida com o alimento, e isso facilita o crescimento de microrganismos, porém, eles não são os alimentos com maior facilidade para tal crescimento.
Para o desenvolvimento de bolores, são necessários valores altos de Aa, logo, eles têm facilidade para se desenvolver nas frutas secas.
Incorreta. Bolores precisam de valores altos de Aa para crescer, logo, não se desenvolvem em frutas secas.
Alimentos, como açúcar e cereais, são os mais perecíveis, pois têm um valor baixo de Aa, ou seja, muita água disponível para o crescimento de microrganismos.
Correta. Açúcares e cereais são os mais perecíveis, devido ao valor de Aa ser entre 0,1 e 0,2, sendo que o desenvolvimento microbiano começa entre 0,85 e 0,60.
Certos alimentos, como peixes frescos, são os mais perecíveis, devido a apresentarem valor de Aa mais alto que todos os outros alimentos.
Incorreta. Sim, são facilmente degradados por apresentarem Aa entre 0,98 e 0,96, porém são menos perecíveis do que alimentos de Aas inferiores.
Alimentos que apresentam Aa de 0,6 a 0,4 são os mais passíveis de degradação pela ação de microrganismos.
Incorreta. Os que têm maior facilidade de degradação são os que apresentam Aas inferiores a 0,6.
Os alimentos são classificados de acordo com suas características, e esse conhecimento contribui para a entrega de alimentos seguros para o consumidor.
Com base nos conhecimentos adquiridos sobre classificação e caracterização dos alimentos, assinale a alternativa correta.
De acordo com a pirâmide alimentar, o grupo 3 inclui leite e derivados.
Incorreta. A pirâmide alimentar é dividida em 6 grupos, sendo que o primeiro inclui pães, massas e cereais. Os grupos 2 e 3 são compostos pelas frutas e vegetais, fontes ricas em proteínas e vitaminas.
Alimentos perecíveis são aqueles que precisam passar por processos de conservação, pois apresentam curto shelf life.
Correta. Alimentos perecíveis são aqueles que apresentam baixa estabilidade, ou seja, exibem curto prazo de validade (shelf life). Necessitam passar por processos de conservação e ser armazenados de forma adequada, para não se deteriorarem tão rápido.
Alimentos não perecíveis são aqueles que apresentam baixa estabilidade.
Incorreta. Os alimentos não perecíveis são mais estáveis, logo, podem ser armazenados em temperatura ambiente e não de deterioram rapidamente. São exemplos desse grupo alimentos desidratados, cereais e grãos.
O grupo 2 é composto por leites e derivados, que são fontes ricas de proteínas.
Incorreta. Na pirâmide alimentar, o grupo composto por leites e derivados é o grupo 4, que é caracterizado por ser uma fonte rica em proteínas, cálcio e lactose. O grupo 2 é composto pelos vegetais, fonte rica de vitaminas e minerais.
Os alimentos semiperecíveis são mais estáveis que os perecíveis, logo, podem ser armazenados em temperatura ambiente.
Incorreta. Os alimentos semiperecíveis são mais estáveis que os perecíveis, porém, precisam ser conversados e armazenados de forma adequada para não deteriorar rapidamente. Geralmente, usam-se temperaturas baixas para aumentar a vida útil desses alimentos.
A conservação de alimentos é extremamente importante para as indústria de alimentos, pois ajuda a manter a qualidade geral do produto e diminui o número total de perda de produtos.
Aprendemos que há diferentes métodos de conservação. Sobre o processo de conservação de alimentos pelo calor, assinale a alternativa correta.
A pasteurização é um método de conservação que utiliza calor, por meio de temperaturas acima de 100 °C.
Incorreta. A pasteurização é um tratamento térmico que utiliza o calor para conservar os alimentos. Esse tipo de tratamento utiliza temperaturas mais amenas, ou seja, inferiores a 100 °C, por um curto período de tempo.
A esterilização é um método de conservação que elimina apenas os micro-organismos patogênicos.
Incorreta. A esterilização é um tratamento térmico pelo uso do calor que tem por objetivo eliminar toda a carga microbiana e enzimas deteriorantes dos alimentos, proporcionando uma maior vida útil ao produto.
A esterização conserva os alimentos por meio de altas temperaturas, que ultepassam 100 °C.
Correta. O processo de esterilização é caracterizado por utilizar elevadas temperaturas (superiores a 100 °C) para conservar os alimentos. Com essa temperatura, uma maior carga microbiana e enzimas deteriorantes são eliminadas, prolongando o shelf life do produto.
A pasteurização utiliza temperaturas inferiores a 100 °C e elimina toda a carga microbiana presente no alimento.
Incorreta. O processo de pasteurização é caracterizado por utilizar temperaturas mais amenas no processo de conservação dos alimentos (menor que 100 °C). Este apenas reduz a carga microbiana e, principalmente, as bactérias patogênicas.
Bactérias patogênicas são eliminadas apenas pelo processo de esterilização.
Incorreta. As bactérias patogênicas são eliminadas por ambos os processos de conservação de alimentos: pasteurização e esterilização. As temperaturas utilizadas no dois processos eliminam a presença desses micro-organismos nos alimentos, contribuindo para o consumo de produtos mais seguros.
A conservação de alimentos pelo frio é uma prática antiga, mas utilizada até os dias de hoje para proteger uma variedade de alimentos. Essa tecnologia é muito utilizada em indústrias de alimentos, principalmente por proporcionar novas oportunidades de negócio.
Com base no conteúdo estudado, assinale a alternativa correta.
A refrigeração utiliza temperaturas acima do ponto de congelamento do alimento.
Incorreta. A refrigeração é caracterizada por utilizar temperaturas entre -1 e 8 °C, ou seja, acima do ponto de congelamento do alimento. A escolha da temperatura irá variar de acordo com as propriedades de cada alimento.
O congelamento é caracterizado por proporcionar um longo prazo de validade ao alimento.
Correta. O congelamento é o processo e conservação a frio que mais prolonga o prazo de validade dos alimentos. Utiliza temperaturas entre -10 e -18 °C, em que a água presente no alimento sofre modificações e se transforma em cristais de gelo.
O congelamento elemina toda a carga microbiana presente no alimento.
Incorreta. O processo de congelamento não elimina a carga microbiana dos alimentos, mas impede que que ela cresça e se multiplique. O congelamento pode reduzir a quantidade de micro-organismos, mas não os elimina totalmente.
O congelamento pode ser realizado apenas de forma lenta, com formação de cristais pequeno.
Incorreta. O processo de congelamento pode ser feito de forma lenta – em que os cristais formados são maiores – ou de forma rápida – em que os cristais formados são pequenos.
A refrigeração é feitas de forma rápida, com formação de cristais pequenos.
Incorreta. O processo de refrigeração utiliza temperaturas acima do ponto de congelamento, logo, não envolve o processo de formação de cristais. Já o congelamento utiliza temperaturas mais baixas e envolve o processo de formação de cristais, podendo ser feito de forma lenta, com formação de cristais grandes, ou de forma rápida, com formação de cristais pequenos.
As embalagens são utilizadas na indústria e comercialização de alimentos e contribuem significativamente para manter as propriedades sensoriais, nutricionais e a qualidade dos alimentos.
Com base nos conhecimentos adquiridos sobre embalagens, assinale a alternativa correta.
As embalagens atuam apenas na coservação dos alimentos.
Incorreta. As embalagens atuam tanto na conservação dos alimentos, como na sua comercialização. Por meio da embalagem e rótulos, os comerciantes apresentam aos clientes a marca e comercializam os produtos.
As embalagens apenas protegem os alimentos dos fatores extrínsecos (luz, temperatura, umidade etc.).
Incorreta. As embalagens são utilizadas para proteger os alimentos tanto dos fatores extrínsecos (luz, temperatura, umidade etc.) quanto dos fatores extrínsecos (pH, atividade de água, composição química, entre outros).
As embalagens são importantes para a conservação e venda de produtos.
Correta. As embalagens são utilizadas com dois focos principais: proteger o alimento e promover sua comunicação de venda (marketing). As embalagens são as responsáveis por chamar a atenção dos clientes e apresentar o produto e sua respectiva marca.
As embalagens apenas protegem os alimentos das ações de deterioração relacionados com as características de próprio alimento (fatores intrínsecos).
Incorreta. As embalagens podem proteger os alimentos tanto dos fatores intrínsecos, ou seja, aqueles relacionados às características do próprio alimento (pH, atividade de água, composição química etc.), como também de fatores extrínsecos, como umidade, luz, temperatura, entre outros.
As embalagens são utilizadas apenas para a comercialização dos alimentos.
Incorreta. As embalagens apresentam como objetivo principal proteger e conservar os alimentos. Além disso, apresentam importante papel na comercialização (venda) dos produtos, pois são responsáveis por chamar a atenção dos clientes.