Unidade IV

Técnicas de Gerenciamento

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REFLITA

O PDCA não é um círculo por acaso. Este deve rodar e, a cada vez que roda, inicia-se o processo novamente: planejar, executar, verificar e agir, para corrigir ou melhorar e, depois, rodar novamente, mas não em uma linha reta, e sim em uma linha ascendente. A esse caminho, dá-se o nome de Melhoria Contínua (SILVA, 2017).

FIQUE POR DENTRO

Você sabia que existe diferença entre gestão, gerenciamento e administração? Basicamente, a administração tem a função de criar soluções para os problemas típicos de uma organização; o gerenciamento trata de setores ou departamentos específicos de uma organização; já a gestão é uma especialização da administração e também do gerenciamento. Para saber mais, acesse o link: https://administradores.com.br/artigos/o-que-e-gestao-gerenciamento-e-administracao. Acesso em: 26 jan. 2020.

REFLITA

Muitos estabelecimentos de alimentos e bebidas dividem-se entre pessoas que querem ser proprietárias de um bar ou restaurante e têm dinheiro para o investimento, no entanto nunca trabalharam na área; ou são gourmet e querem tornar o seu prazer em profissão; ou, ainda, porque comida sempre está em alta, independentemente da crise que o país possa estar passando. Mas, infelizmente, poucos sobrevivem à realidade desse concorrido mercado, pois, para entrar neste ramo de negócios, assim como em outros, são necessários conhecimentos sobre aspectos fundamentais do que vai se vender e qual serviço será aplicado (CARNEIRO; REIMER, 2018).

REFLITA

Supondo que, em uma comemoração do Natal, um restaurante fornecerá os insumos alimentícios para as ceias. O gestor responsável pela prestação do serviço deve ter em mente todos os aspectos envolvidos, bem como precisa direcionar as atividades para atender aos pedidos. Uma ceia foi planejada para os membros de uma família de 10 pessoas. O menu completo para este dia será pernil, farofa, arroz branco e salada de alface com palmito. Para não haver desperdício ou sobras excessivas, deve ser calculado quanto cada familiar consome. O objetivo, a ceia de Natal, definirá o planejamento, que deve ser elaborado com antecedência, a fim de encontrar as perspectivas para a realização da tarefa em questão. De posse das quantidades a serem adquiridas, o gestor pode realizar as cotações para encontrar o melhor valor para os insumos entre os mercados disponíveis, comprando-os corretamente. Após todos esses processos, no dia, será possível produzir a refeição sem faltar comida e com o mínimo de sobras (CARNEIRO; REIMER, 2018).

REFLITA

Você sabe a diferença entre custo fixo e custo variável? O custo fixo é aquele que o hotel possui, independentemente do seu volume de produção ou da taxa de ocupação. Mesmo que o hotel esteja sem nenhum hóspede, existem gastos contínuos. É o caso dos impostos, seguros e aluguéis. Tais gastos independem do volume de produção da empresa. Já os custos variáveis são aqueles que variam proporcionalmente ao volume de produção ou à taxa de ocupação do hotel. Por exemplo, os gastos com produtos da lavanderia variam de acordo com a taxa de ocupação do hotel (CASTELLI, 2016).

FIQUE POR DENTRO

O gerenciamento de hotéis não é tarefa fácil e demanda liderança, comprometimento além de planejamento, organização e controle, para que toda a equipe realize um serviço de qualidade, sempre objetivando alcançar as expectativas de seus clientes. Para saber mais, acesse o link, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bxi4OPRYu9Q, acesso em: 26 jan. 2020, e assista ao vídeo Gerenciando o Caos com Maestria: Como Melhorar a Gestão do Seu Hotel.

FIQUE POR DENTRO

O Merchandising é uma ação dentro do Marketing que visa o planejamento e a operacionalização de atividades, as quais realizam-se dentro de um estabelecimento, um evento, tendo, como objetivo, a exposição e apresentação dos produtos de maneira adequada a criar impulsos de compra na mente dos consumidores, tornando mais rentáveis todas as operações nos canais de Marketing. Para saber mais, consulte o link: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ap/artigos/visual-merchandising,b9d3ace85e4ef510VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em: 26 jan. 2020.

indicação de leitura

Nome do livro: Administração aplicada à gastronomia

Editora: Editora e Distribuidora Educacional S.A.

Autor: Elizabete Silva Carneiro e Verena Reimer

ISBN: 978-85-522-0529-6

Este livro apresenta, de forma clara e objetiva, os principais conceitos de gestão aplicados à gastronomia, além de sua importância em diferentes tipos de empresas. Ademais, fornece o conhecimento das ferramentas de gerenciamento que podem ser aplicadas aos diversos ramos de alimentação.

Aula Concluída

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