Caro(a) aluno(a) chegamos ao fim do nosso livro. Esperamos que você leve para sua vida profissional todo o conteúdo aprendido aqui, aplicando-o, sempre que necessário, e que tenha muito sucesso em sua carreira. A gastronomia é uma área muito ampla de estudo, e cada detalhe será um diferencial nesse ofício. Portanto, é importante colocar em prática as técnicas dos serviços gastronômicos aprendidos neste material, em que estudamos a importância de cada membro da brigada de salão e suas principais funções. Isso é essencial em um serviço, caso você queira abrir um restaurante.
Também abordamos os tipos e as características de restaurantes, assim como os tipos de serviços que são extremamente importantes nesse caso. A padronização do serviço de atendimento reflete em um estabelecimento de qualidade, em que a satisfação dos clientes vem em primeiro lugar. Vimos que isso se dá com o adequado treinamento da equipe, bem como a partir do conhecimento das regras de etiqueta.
Certamente, nada disso funciona se não for devidamente gerenciado. Por isso, a gestão pela qualidade total é um dos modelos gerenciais mais utilizados para se obter o sucesso em um estabelecimento, seja ele de alimentos e bebidas, do ramo de hotelaria ou do setor de eventos. Portanto, o conhecimento das técnicas de gerenciamento é fundamental nesse âmbito. Conforme estudamos, o gerenciamento objetiva alcançar metas diretamente relacionadas ao controle de qualidade e, assim, você, enquanto profissional da área gastronômica, deve ter conhecimento sobre todas as áreas que abrangem esse ramo.
Esperamos ter atingido suas expectativas em relação a essa disciplina. Lembre-se de que, na área da gastronomia, assim como em outras áreas do conhecimento, os clientes buscam qualidade, e você, como profissional, deve oferecê-la. Seguindo essa linha de pensamento, você sempre terá sucesso.