Um estabelecimento de A&B de grande porte, como uma churrascaria, deve ter um serviço de brigada de salão e de cozinha muito bem preparado, assim como um estoque de carnes em dia, para atender a todos os preparos. Se houver muitos clientes, os profissionais devem estar atentos para desempenhar um serviço de qualidade. De acordo com as informações e o que foi estudado, assinale a alternativa correta.
O gerente de um restaurante deve ter formação de bacharel em alguma área de gestão, para desempenhar sua função com sucesso.
Incorreta. Não é obrigatório ter alguma formação superior na área de gestão, mas o gerente deve ter feeling para o negócio e ter noção de gerenciamento.
A brigada de salão deve entender como é realizada a preparação e os ingredientes utilizados nas opções oferecidas pelo cardápio.
Correta. A brigada de salão deve ter conhecimento dos preparos oferecidos, devido a dúvidas dos clientes, assim, estes poderão explicar e dar até sugestões aos comensais.
O histórico e controle de compras de um estabelecimento de A&B deve ser efetuado somente com softwares específicos.
Incorreta. O controle e histórico também podem ser realizados de forma manual, como o uso de planilhas, checklist de papel. O principal é manter a ordem e o controle, independente se será de forma tecnológica ou não.
Os lucros de um restaurante são de responsabilidade do setor de gerenciamento; setores como o de estoque não são responsáveis por prejuízos.
Incorreta. O setor de estoque, como qualquer outro setor, está diretamente relacionado aos lucros da empresa. Se o estoque não tiver um controle de armazenagem correto, limpeza, entrada e saída de mercadorias com lógica, provavelmente, o estabelecimento terá prejuízos.
O gerente do restaurante é quem manda no setor da cozinha; este distribui as atividades do garde manger, subchefe e auxiliar de cozinha.
Incorreta. O responsável pelo setor da cozinha é o chefe de cozinha; este é quem designa as atividades dos colaboradores que trabalham nesse setor.
O profissional da gastronomia deve estar atento às tendências do mercado, antes de elaborar o menu de seu estabelecimento de A&B. Para isso, este deve investigar vários fatores que dizem respeito aos comensais, como o horário de funcionamento do estabelecimento, localização e funcionários a serem contratados. Sobre esses fatores, assinale a alternativa correta.
A localização geográfica do estabelecimento de A&B pode selecionar o tipo de público que frequentará o local e os preparos a serem oferecidos.
Correta. Estabelecimentos localizados em áreas mais luxuosas atraem um público de poder aquisitivo maior, assim como os localizados em áreas litorâneas atraem quem deseja degustar preparos à base de frutos do mar.
O empreendedor de A&B não deve preocupar-se em contratar colaboradores com qualificações e conhecimentos sobre o cargo que desempenhará.
Incorreta. Todos os colaboradores que trabalharão no setor de A&B devem ter conhecimentos sobre a área, para evitar prejuízos ao estabelecimento.
Utilizar alimentos sazonais é um erro do empreendedor de A&B, sendo que esses ingredientes são de baixa qualidade e comprometem o preparo.
Incorreta. Os alimentos sazonais são os mais ricos em nutrientes, cores e sabores, sendo uma ótima opção para os chefes de cozinha que desejam levar ainda mais qualidade ao seu preparo.
O cardápio deve atender a qualquer tipo de comensal, independente de sua idade e condição financeira.
Incorreta. O cardápio deve ser elaborado de acordo com o nicho que o estabelecimento deseja atender, como exemplo, crianças, adultos, idosos ou jovens, bem como qual a classe social.
Os fatores nutricionais do cardápio só são levados em conta para a elaboração de preparos destinados a hospitais.
Incorreta. Qualquer preparo, independente se será direcionado a bares, restaurantes ou hospitais, devem seguir o mesmo padrão de qualidade e que contenham o mínimo de nutrientes no prato a ser comercializado.
O Plano de Negócio é uma excelente ferramenta para o empreendedor. Existem técnicas a serem consideradas, para que, dessa forma, os riscos do negócio sejam minimizados, durante o processo de abertura e permanência no mercado. Considerando a importância do Plano de Negócio, assinale a alternativa correta.
Ao elaborar o Plano de Negócio para o seu estabelecimento, o empreendedor garante sucesso e lucros à empresa.
Incorreta. Um Plano de Negócio não é garantia de que o estabelecimento de A&B irá deslanchar no mercado e ter todo o sucesso esperado.
O Plano de Negócio pode ser elaborado por qualquer segmento de A&B, independente do tamanho.
Correta. O Plano de Negócio é uma ferramenta útil para empresas de pequeno, médio ou grande porte, independente do ramo e de sua estrutura física.
O Plano de Negócio operacional é elaborado a fim de ser utilizado externamente, como exemplo, para investidores.
Incorreta. O Plano de Negócio operacional é utilizado internamente na empresa, pelos diretores, gestores e funcionários.
O Plano de Negócio resumido é utilizado para explicar, aos colaboradores internos, o funcionamento da empresa.
Incorreta. O Plano de Negócio resumido deve mostrar os objetivos macros do negócio, bem como investimentos, mercado e retorno sobre o investimento para investidores.
O Plano de Negócio dificulta o controle de investimentos da montagem e os custos da operação.
Incorreta. O Plano de Negócio ajuda a controlar o investimento da montagem e os custos da operação, por meio da projeção do fluxo de caixa do novo negócio no primeiro ano.
Com o crescimento exponencial dos setores de alimentos e bebidas, este mercado, que é altamente atrativo, almeja um crescimento maior ainda, devido ao aumento da população, que é consumidora do ramo e que acaba gerando necessidades e oportunidades de consumo e inovação.
Após seus conhecimentos obtidos na disciplina a respeito do setor de alimentos e bebidas, assinale a alternativa correta.
O aquecimento no setor de alimentos e bebidas favorece somente os grandes empresários, não trazendo benefícios à população.
Incorreta. O aquecimento do setor não favorece somente os empresários e quem deseja expandir seus negócios, ampliando fisicamente ou abrindo novas redes, como franquias, mas também quem está procurando uma recolocação no mercado de trabalho, pois há uma grande geração de empregos.
Por mais crescente que seja o setor de alimentos e bebidas, este não tem representatividade no PIB do Brasil.
Incorreta. O setor de A&B é responsável por 9,6% do PIB brasileiro, um dos setores mais crescentes e rentáveis para a economia.
Food services são todas as empresas que fabricam e/ou produzem algum alimento ou bebida diretamente para o consumidor.
Correta. As food services são empresas, como restaurantes, padarias e hamburguerias, isto é, toda e qualquer empresa que fabrica e produz um alimento ou bebida que o consumidor compre diretamente.
Os food services tiveram expansão devido à falta de alimentos disponíveis nos supermercados.
Incorreta. A crescente demanda por food services é devida às mudanças no estilo de vida da população, com demanda para alimentação mais conveniente, saudável e prática.
Alimentar-se em food services é um momento gastronômico de equilíbrio e tranquilidade para o comensal.
Incorreta. A alimentação em food services é, normalmente, rápida, devido à pressa que o comensal tem de comer e voltar para seus afazeres.
Suponha que você está montando o seu próprio restaurante, mas não possui dinheiro para contratar todos os profissionais que compõem a brigada de salão, o que seria ideal. Identifique qual profissional pode ser substituído, levando em consideração as funções que cada um pode exercer em uma brigada de salão.
O maître pode ser substituído pelo commis ou pelo aprendiz.
Incorreta. O commis e o aprendiz executam funções de auxílio ao garçom, função diferente das funções atribuídas ao maître.
O sommelier pode ser substituído pelo maître, chefe de fila ou por um garçom especializado.
Correta. As funções exercidas por esses cargos, no relacionamento com clientes, permitem-lhes realizar o serviço de vinho, quando não há um sommelier.
O sommelier pode ser substituído pelo maître, commis ou pelo aprendiz.
Incorreta. Dentre os citados, apenas o maître pode substituir o sommelier; o commis e o aprendiz executam funções de auxílio ao garçom.
O maître pode ser substituído pelo sommelier ou pelo chefe de fila.
Incorreta. Apenas o chefe de fila pode substituir o maître, por ser o profissional de apoio ao seu trabalho.
O sommelier pode ser substituído pelo maître, chefe de fila ou pelo aprendiz.
Incorreta. Dentre os citados, o maître e o chefe de fila podem substituir o sommelier; já o aprendiz colabora com o trabalho do commis, na função de auxílio ao garçom.
Os tipos de serviços oferecidos por um estabelecimento são importantes tanto para o treinamento dos funcionários quanto para o bom funcionamento do negócio. Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta características do serviço à inglesa indireto.
O prato vem montado e aquecido da cozinha.
Incorreta. Essa é uma característica do serviço empratado/prato pronto, em que a montagem do prato é feita na cozinha, e o garçom o serve pronto ao cliente.
O cliente se serve à vontade.
Incorreta. Essa é uma característica do serviço self-service, em que a comida fica preparada e à disposição do cliente, para que este possa se servir.
O garçom serve o alimento diretamente no prato do cliente.
Incorreta. Essa característica corresponde ao serviço à inglesa direto, em que o garçom apresenta a travessa do alimento para o cliente e, em seguida, serve-o diretamente no prato.
O prato do cliente é montado no guéridon.
Correta. Nesse tipo de serviço, o garçom apresenta a comida ao cliente e, em seguida, coloca a travessa sobre o guéridon, para iniciar a montagem do prato, que já se encontra sobre este.
Peças de carnes vêm inteiras para a mesa.
Incorreta. Essa característica é do serviço à russa, em que o prato vem inteiro para a mesa e é cortado e servido pelo garçom na presença do cliente.
A mise en place de salão deve ser realizada antes do início do atendimento ao público, pela equipe responsável. Dentre os principais pontos de um serviço de mise en place de salão, destacam-se:
a limpeza e a organização do salão e utensílios, montagem de mesas e revisão.
Correta. Essas são algumas das tarefas realizadas pela brigada de salão antes do início do serviço
a limpeza e a organização do salão, o preparo dos pratos disponíveis no cardápio e revisão.
Incorreta. Um dos pontos citados é função da brigada de cozinha, e não está relacionado à mise en place de salão.
a montagem de mesas, compra de ingredientes, limpeza e organização do salão.
Incorreta. Um dos pontos citados não faz parte da mise en place de salão.
a montagem de mesas, revisão do salão e recepção de clientes.
Incorreta. Um dos pontos citados não faz parte da mise en place de salão, pois esta deve ser realizada após o início do serviço.
a limpeza e organização do salão, compra de ingredientes e preparo dos pratos.
Incorreta. Alguns desses pontos não fazem parte da mise en place de salão, e deve ser realizada pela brigada de cozinha.
O correto atendimento ao cliente é uma peça-chave para um serviço de sucesso. Todos os clientes devem ser bem atendidos, e a equipe deve ser treinada para tal. Sabendo que algumas recomendações são essenciais para o atendimento aos clientes, assinale a alternativa que apresenta as recomendações corretas.
Agir no seu tempo.
Incorreta. A agilidade no serviço de atendimento é muito importante, o cliente espera ser atendido de maneira rápida e eficiente.
Não atender reclamações.
Incorreta. As reclamações devem ser atendidas e bem recebidas pelos funcionários, assim como as sugestões.
Evitar sorrir para o cliente.
Incorreta. A simpatia deve ser utilizada como cartão de visita, visto que a imagem do funcionário reflete a imagem da empresa.
Utilizar termos técnicos.
Incorreta. A utilização de termos técnicos pode confundir, trazer constrangimento e causar a incompreensão da informação pelos clientes.
Prestar uma orientação segura.
Correta. Caso o funcionário não saiba orientar o que foi solicitado, deve buscar a informação correta.
Leia o trecho a seguir.
“O pré-preparo é a etapa inicial pelo qual os alimentos passam antes de serem consumidos crus ou submetidos à cocção. Esta etapa consiste na higienização, sanitização, seleção, fracionamento, adição de temperos e/ou de outros ingredientes. Durante o pré-preparo, podem ser utilizados métodos secos (escolher arroz ou feijão) ou úmidos (higienizar frutas e hortaliças)” (RIO DE JANEIRO, 2014, on-line).
O pré-preparo é uma etapa muito importante em um estabelecimento de A&B. Pensando nos insumos a serem utilizados no pré-preparo, assinale a alternativa correta.
Os produtos secos, como farinhas, devem ser armazenados em câmaras frias, a uma temperatura de 10 ºC.
Incorreta. As câmaras frias são destinadas a produtos perecíveis, como lácteos. As farmácias devem ser armazenadas em locais secos e arejados.
Na recepção dos insumos, o colaborador deve verificar as condições organolépticas dos produtos.
Correta. Verificar se os insumos recebidos estão dentro dos padrões pré-estabelecidos é uma função do colaborador da recepção. Deve-se verificar as condições de cor, cheiro, textura e, se possível, sabor.
As carnes podem ficar armazenadas por tempo indeterminado, a uma temperatura de 1 a 10 °C.
Incorreta. As carnes devem ser utilizadas nos preparos de forma imediata, para que não percam suas características organolépticas. Caso forem armazenadas, devem estar a uma temperatura de -18 ºC.
As condições das embalagens dos produtos não precisam ser levadas em consideração na recepção das mercadorias.
Incorreta. Todas as embalagens devem estar em perfeito estado de conservação, sem rasgos, quebras ou amassamentos.
A sequência logística de um estoque de produtos alimentares é que “o último que chegou é o primeiro que sai”.
Incorreta. O correto é que os primeiros produtos que chegam sejam os primeiros a saírem do estoque.
A brigada de cozinha mantém o seu trabalho dividido de acordo com as atribuições de conhecimento de cada profissional. Dessa forma, assinale a alternativa de acordo com a função do profissional de cozinha.
O baucher é o cozinheiro especializado em fundos, molhos (quentes), assim como na preparação de carnes, aves e peixes cozidos em molhos.
Incorreta. O saucier é o cozinheiro especializado em fundos, molhos (quentes), assim como na preparação de carnes, aves e peixes cozidos em molhos.
O colaborador chamado de entremetier é o responsável pela preparação das guarnições de vegetais.
Correta. Além das guarnições vegetais, esse profissional é o responsável pela preparação do arroz, feijão e refogados.
O garde manger é o responsável pela produção de confeitaria, com massas de bolo, tortas e geleias.
Incorreta. Pâtissier é o colaborador que realiza os preparos doces da confeitaria.
O pâtissier fica na cozinha, a fim de auxiliar os demais colaboradores e, caso alguém falte, este é quem fica no lugar.
Incorreta. O pâtissier é o responsável pela produção de confeitaria, com massas de bolo, tortas e geleias.
O sous chef é o colaborador que fica responsável por receber as comandas do salão.
Incorreta. Aboyeur é o colaborador que fica responsável por receber as comandas.
Leia o trecho a seguir.
“Os POP são importantes nas organizações contemporâneas, pois permitem a melhoria do processo produtivo tanto nos produtos quanto nos serviços (fonte). Além disso, a padronização poderá impactar diretamente a percepção do cliente sobre a qualidade de um estabelecimento (fonte). Esse tipo de documento é elaborado considerando aspectos diretamente relacionados às rotinas do serviço ao qual os POP estão destinados” (FERREIRA; SILVA, 2018, p. 4).
Levando em consideração a importância que os POPs têm para o setor de alimentos e bebidas, assinale a alternativa correta.
A ANVISA não considera os POPs como obrigatórios para estabelecimentos como restaurantes, somente indústrias.
Incorreta. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) considera a cartilha de Procedimento Operacional Padronizado um item obrigatório para estabelecimentos produtores/industrializadores de alimentos. O POP é citado na RDC 216 e na RDC 275.
Quando utilizadas barreiras químicas específicas para cada tipo praga, estas podem ser manipuladas por qualquer colaborador do estabelecimento.
Incorreta. Agentes químicos de barreiras, para evitar proliferação de ratos, baratas e insetos, no geral, devem ser manipulados por uma pessoa com conhecimento técnico, de preferência, por uma empresa terceirizada.
Os pisos de todo estabelecimento de A&B (área de produção e área do salão) devem ser escuros, para, assim, não demonstrar sujidades.
Incorreta. Os pisos de todo estabelecimento de A&B (área de produção e área do salão) devem ser, preferencialmente, de cor clara. Pisos claros são mais fáceis de serem higienizados e, quando limpos corretamente, passam a sensação de um ambiente de limpeza ao comensal.
As superfícies de contato com os alimentos, como mesas e equipamentos, devem ser de aço inox, de fácil higienização, lisas, íntegras e impermeáveis.
Correta. Todas as superfícies de manipulação de alimentos devem ser lisas e de aço inox, para evitar a contaminação física, química e microbiológica dos produtos a serem consumidos pelos comensais.
O documento POP deve ser redigido com uma linguagem culta e possuir termos em língua estrangeira para dar credibilidade.
Incorreta. Para redigir a cartilha de Procedimento Operacional Padrão, é preciso que o responsável utilize uma linguagem de descrição simples. Assim, todas as pessoas, independente do grau de instrução, terão capacidade de interpretar e realizar os procedimentos.
O profissional da gastronomia pode atuar na gestão de alimentos e bebidas. Para isso, espera-se que este tenha algumas características pessoais e profissionais, as quais façam a diferença no mercado de trabalho. Considerando o que foi estudado na disciplina sobre liderança, motivação e treinamentos, assinale a alternativa correta.
Não há uma relação direta entre motivação e produtividade, no que se refere à tarefa e à execução do profissional de gastronomia.
Incorreta. Já é comprovado que o colaborador motivado tem um maior índice de produtividade em suas tarefas. Manter o colaborador motivado é uma tarefa difícil, por isso, adotar práticas de incentivo, como premiações, tem dado certo em grandes corporações.
Os grupos submetidos à liderança liberal apresentam maior volume de trabalho produzido, com evidentes sinais de tensão.
Incorreta. Grupos de colaboradores que desempenham suas funções sob uma liderança mais liberal tendem a ser mais produtivos e felizes, pois não há pressão psicológica que desencadeiam a tensão.
Ao investir em treinamento, a empresa tem gastos que não darão retorno positivo.
Incorreta. A empresa que investe em capacitação e treinamentos tende a ter colaboradores mais produtivos. O retorno desse investimento é cientificamente comprovado, pois o colaborador acaba por sentir-se parte da corporação e desempenha o seu trabalho com mais entusiasmo. Além disso, treinar e atualizar o colaborador sobre normas ajuda-o a ter produtos e serviços de maior qualidade.
Identificar talentos e extrair o melhor de cada um não deve ser objetivo da empresa.
Incorreta. O gestor da empresa deve estar sempre disposto e atento a identificar os talentos de sua equipe. Tentar aprimorar habilidades também deve ser objetivo da organização. Muitas vezes, o colaborador pode estar alocado em uma função que não o deixa tão confortável, por isso, o gestor deve ter o feeling de observar e, se possível, colocá-lo em um setor onde suas habilidades sejam aproveitadas.
O capital humano de uma empresa pode ser responsável tanto pelos bons resultados quanto por maus resultados, consequentemente.
Correta. Um colaborador tanto pode alavancar a empresa quanto pode levá-la à falência. Devido a essa premissa, é importante tentar motivar o colaborador, para que este se sinta parte da empresa e motivado a dar o seu melhor. Um colaborador desmotivado acaba não desempenhando suas funções de forma tão precisa.
Para que uma empresa possa oferecer bens e serviços de qualidade, é necessário que todo seu o sistema seja gerenciado. O gerenciamento do processo objetiva atingir metas, identificar e corrigir erros, sendo baseado em três vertentes básicas. Nesse contexto, assinale a alternativa correta.
No planejamento da qualidade, o processo pode ser readequado, de acordo com a demanda dos clientes.
Incorreta. No planejamento da qualidade, devem ser estabelecidos novos processos, a fim de alcançar as metas.
Na manutenção da qualidade, são estabelecidos novos processos, a fim de alcançar as metas.
Incorreta. Na manutenção da qualidade, são mantidos os padrões definidos para que se alcance a meta da empresa.
Na manutenção da qualidade, são mantidos os padrões definidos, para que se alcance as metas.
Correta. Caso esses padrões não se mantenham, medidas devem ser tomadas imediatamente, a fim de normalizar o processo.
Na melhoria da qualidade, são mantidos os padrões definidos, para que se alcance a meta da empresa.
Incorreta. Na melhoria da qualidade, o processo pode ser readequado, de acordo com a demanda dos clientes.
No planejamento da qualidade, são mantidos os padrões definidos, para que se alcance as metas.
Incorreta. No planejamento da qualidade, devem ser determinados novos produtos ou processos, objetivando atingir metas relativas à qualidade intrínseca, custos, entrega, moral e segurança.
No que diz respeito ao gerenciamento de bares e restaurantes, algumas competências são fundamentais para os profissionais da área, sendo que certas empresas já buscam profissionais com essas competências já desenvolvidas e outras investem na capacitação do profissional. Nesse contexto, assinale a alternativa correta.
A visão global é uma competência em que o profissional busca aprimorar seu conhecimento para executar seu trabalho com excelência.
Incorreta. A visão global é uma competência em que o profissional define a capacidade dos gestores para enxergar, minuciosamente e criticamente, tudo que pode gerar valor.
O comprometimento é uma competência em que o profissional expõe claramente suas ideias e opiniões.
Incorreta. O comprometimento é uma competência em que o profissional trabalha com vontade e está determinado a cumprir metas, além de ser responsável e focado no seu trabalho e na organização.
O autoconhecimento é uma competência em que o profissional sabe atuar com os colegas e ajuda com respeito e dedicação.
Incorreta. O autoconhecimento é uma competência em que o profissional preocupa-se com as atividades pertinentes a ele, sabendo que é capaz de executar e, se tiver dúvidas, busca aprimorar seu conhecimento para executar o seu trabalho com excelência.
O relacionamento interpessoal é uma competência em que o profissional mantém um bom relacionamento com todos.
Correta. O relacionamento interpessoal é uma competência em que o profissional procura manter um relacionamento efetivo entre os colaboradores e clientes. Além disso, sabe comunicar-se e entende as mensagens passadas com facilidade.
A proatividade é uma competência em que o profissional gerencia suas próprias emoções de forma produtiva e adequada.
Incorreta. O profissional prevê e soluciona os problemas antes destes acontecerem, alerta, quando necessário, e toma as iniciativas para resolvê-los.
O gerenciamento de custos é uma ferramenta importante no ramo da hotelaria, sendo essencial um bom conhecimento da contabilidade da empresa, pois preço justo é fator importante para um convívio harmonioso entre a empresa e os clientes. Nesse contexto, um bom administrador deve:
organizar os dados, no que diz respeito a um levantamento de todos os custos gerados em todos os departamentos do hotel.
Incorreta. Organizar os dados significa classificá-los e apresentá-los de tal maneira que facilite a sua interpretação ou análise.
coletar os dados, ou seja, efetuar um levantamento de todos os custos gerados em todos os departamentos do hotel.
Correta. Existem dados que devem ser coletados diariamente, outros quinzenal ou mensalmente.
coletar os dados, o que significa analisá-los para extrair um significado ou uma informação válida para a tomada de decisões.
Incorreta. A coleta de dados consiste em efetuar um levantamento de todos os custos gerados em todos os departamentos do hotel.
analisar os dados, o que diz respeito a um levantamento de todos os custos gerados em todos os departamentos do hotel.
Incorreta. Analisar os dados consiste em extrair um significado, uma informação válida para a tomada de decisões.
organizar dados, o que significa analisá-los para extrair um significado, uma informação válida para a tomada de decisões.
Incorreta. Organizar os dados significa arranjá-los em grupos homogêneos e exibi-los de forma simplificada para sua interpretação ou análise.
No gerenciamento de eventos, alguns recursos e ferramentas são fundamentais para que haja uma boa execução do serviço, como briefing, checklist e fluxograma, que auxiliam na gestão e desenvolvimento das atividades. Nesse contexto, assinale a alternativa correta.
O checklist é um conjunto de informações e instruções com as características mais importantes do evento.
Incorreta. O checklist é uma lista com todas as providências, tarefas e necessidades de um evento.
O fluxograma é um conjunto de informações e instruções com as características mais importantes do evento.
Incorreta. O fluxograma é uma representação gráfica de um processo, sendo que as etapas são ilustradas por meio de símbolos geométricos.
O briefing é uma representação gráfica de um processo, sendo que as etapas são ilustradas por meio de símbolos geométricos.
Incorreta. O briefing é um conjunto de informações e instruções com as características mais importantes do evento.
O checklist é uma lista com todas as providências, tarefas e necessidades de um evento.
Correta. Vários checklists podem ser feitos para cada etapa, podendo contar com uma extensa lista de todos os itens a serem checados.
O fluxograma é uma lista com todas as providências, tarefas e necessidades de um evento.
Incorreta. O fluxograma é uma representação gráfica de um processo, sendo que as etapas são ilustradas por meio de símbolos geométricos.