Unidade II

Técnicas dos Serviços Gastronômicos

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Introdução

Caro(a) aluno(a), nesta segunda unidade, veremos as técnicas dos serviços gastronômicos, conheceremos a equipe de profissionais responsável pelos serviços de atendimento ao cliente em um estabelecimento comercializador de alimentos.

É a partir de uma equipe estruturada, com suas respectivas atribuições e responsabilidades, que se constrói um serviço de qualidade, atrelado à padronização do estabelecimento, tanto ao tipo de serviço que oferece e à tipicidade de alimentos comercializados no estabelecimento, quanto a treinamentos da equipe, uniformização e etiqueta no atendimento aos clientes.

Iniciaremos os nossos estudos conhecendo a equipe de profissionais responsável pelo serviço de salão, os tipos de estabelecimentos e serviços, bem como abordaremos como a qualidade e a padronização do serviço de atendimento é importante. Por fim, veremos as técnicas de atendimento e etiqueta da equipe de serviços gastronômicos.

REFLITA

Você sabia que, para a função de maître, podem existir dois profissionais? O maître executivo e o maître d’hotel. Em geral, existe apenas um maître responsável por todas as tarefas, porém, em alguns hotéis e restaurantes mais sofisticados, os dois profissionais são mantidos, sendo o maître executivo responsável pelas atividades rotineiras e operacionais do restaurante. Já o maître d’hotel é o responsável pelas tarefas gerais e externas ao estabelecimento. É interessante que sejam bem definidas as funções de cada profissional, para que haja harmonia na equipe de trabalho (SANTI, 2017).

FIQUE POR DENTRO

O sommelier é o profissional altamente especializado em vinhos, porém não se trata de um enólogo, nem um enófilo. Enófilo, enólogo ou sommelier, você sabe a diferença? Acesse o link e fique por dentro: http://www.sommelierschool.com.br/enofilo-enologo-e-sommelier-voce-sabe-a-diferenca/. Acesso em: 23 jan. 2020.

FIQUE POR DENTRO

Os garçons são os profissionais responsáveis por servir os clientes em um estabelecimento comercializador de alimentos e bebidas. Portanto, é importante que estes sejam treinados para executar corretamente o tipo de serviço oferecido pelo estabelecimento onde trabalham. Assista ao vídeo indicado no link a seguir e fique por dentro: https://www.youtube.com/watch?v=m_E2A8SUH-s. Acesso em: 23 jan. 2020.

REFLITA

Você já parou para pensar como a apresentação e higiene pessoal é importante em um estabelecimento comercializador de alimentos? Você se sentiria à vontade em um local onde a equipe de funcionários não apresenta condições de higiene adequadas? É natural que todos esperem encontrar estabelecimentos limpos e funcionários nas adequadas condições higiênicas pessoais, o que reflete e assegura, ao cliente, de um estabelecimento que serve alimentos nas condições ideais de manipulação e salubridade (PACHECO, 2009).

FIQUE POR DENTRO

Como visto, o conhecimento das regras de etiqueta à mesa é essencial para um serviço, pois este está diretamente relacionado ao perfil do público. É importante reforçar que a equipe de serviço deve ser treinada, além de disponibilizar todos os utensílios necessários para que o cliente utilize seguindo as regras de etiqueta, mesmo que indivíduo não o faça; mesmo assim, a mesa deve ser montada para tal. Assista ao vídeo sobre comportamento à mesa e fique por dentro: https://www.youtube.com/watch?v=42PG2SueYxA. Acesso em: 24 jan. 2020.

indicação de leitura

Nome do livro: Serviço de sala e bar

Editora: Pearson Education

Autor: Laura Umbelina Santi

ISBN: 978-85-430-2549-0

Esse livro apresenta, de forma clara e objetiva, os diversos aspectos relacionados aos serviços em estabelecimentos de alimentos e bebidas, abordando as principais técnicas utilizadas nos serviços.

Aula Concluída

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