Unidade IV

Confeitaria Brasileira

Selecione a seta para iniciar o conteúdo

REFLITA

Você já parou para pensar o porquê, em receitas que necessitam de um processo de cozimento e levam ovos, estes têm que ser adicionados depois que a massa esfria um pouco? Isso ocorre porque a gema, em sua composição, possui 50% de sólidos e 50% de líquidos, sendo que, na parte líquida, contém 50% de água, e os outros 50% são lipídios e proteínas. A gema coagula próximo a 68°C, mas, na presença de água ou leite, coagula entre 80-85°C. A coagulação ocorre por causa de seus componentes. Por isso, na confeitaria, sabe-se que não se deve submeter os ovos a temperaturas em torno de 82°C, para que não se formem grânulos sólidos (HAUMONT, 2016).

FIQUE POR DENTRO

A microencapsulação surgiu como uma técnica muito útil para o setor de alimentos. Essa técnica consegue unir a tecnologia e inovação com saúde e sabor. O artigo de revisão nomeado “Microencapsulação de ingredientes alimentícios” explica como funciona essa técnica, quais alimentos podem ser processados e seus benefícios. Leia mais sobre o tema no artigo, consultando o link: https://agrogeoambiental.ifsuldeminas.edu.br/index.php/Agrogeoambiental/article/view/223/219. Acesso em: 3 jan. 2020.

indicação de leitura

Nome do livro: Um químico na cozinha: a ciência da gastronomia molecular

Editora: Zahar

Autor: Raphaël Haumont

ISBN: 978-8 5-378-539-7

Neste livro, o autor explica a relação da gastronomia e a ciência. Explica, ainda, o que ocorre nos processos dos preparos e quais substâncias existem nos ingredientes para que ocorra a produção dos pratos. Haumont escreve sobre a gastronomia geral, porém há muito conteúdo sobre confeitaria. Aborda, também, sobre inovação e tecnologia do ramo.

Aula Concluída

Você chegou ao fim desta unidade com sucesso!

VoltarAvançar