Unidade II

Literatura Infantil e Juvenil: Conceito, Características, Gêneros e Subgêneros

Selecione a seta para iniciar o conteúdo

Introdução

Olá, caro(a) aluno(a)! Após conhecer um pouco sobre a história da Literatura Infantojuvenil, nesta unidade, aprenderemos mais sobre as características desse texto e os principais gêneros literários destinados a esse público.

Assim, veremos o quanto incentivar a leitura, desde a mais tenra idade, é fundamental para a formação de leitores. Além disso, desde cedo, é possível se encantar pelo universo tão apaixonante da fantasia. Afinal, a gente tem tantas obrigações e tarefas no dia a dia que é quase uma necessidade fugir um pouco da realidade, e a literatura faz isso muito bem! Como dizia o poeta Ferreira Gullar (2013, on-line): “A arte existe porque a vida não basta”. É isso, precisamos da arte, dos diversos tipos de arte, para fugir da realidade!

Esperamos que você, também, encante-se, ainda mais, por esse mundo, uma vez que, futuramente, será responsável pela formação de alunos leitores, que acreditam na transformação do mundo e das pessoas por meio dos livros.

REFLITA

“A leitura abre a mente e amplia os horizontes. Quando isso é feito na primeira infância, tudo acontece de uma forma muito mais natural e prazerosa. E é essa geração de leitores que poderá transformar o mundo através da Educação e do conhecimento. Tenho absoluta convicção disso” (COLLI apud LACERDA, 2016, on-line).

REFLITA

Outro questionamento importante de ser feito diante desses dados e de tantas pessoas que criticam as leituras dos jovens é: a quais leitores/leituras eles se referem? Estão dizendo que existe um tipo melhor de literatura ou algo assim? Porque, muitas vezes, não consideram como válidas as leituras de um best-seller, por exemplo. O que você acha? Existem leituras melhores que outras? Algumas leituras não possuem valor literário?

FIQUE POR DENTRO

A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil traz dados muito interessantes, tanto positivos quanto negativos, relacionados ao perfil de leitura dos brasileiros. Vale a pena a leitura, principalmente para professores que possuem a missão de formar crianças e jovens leitores. Leia-a na íntegra no link disponível em: https://bit.ly/2RHtlRT. Acesso em: 21 jan. 2020.

indicação de leitura

Nome do livro: A psicanálise dos contos de fadas

Editora: Paz e Terra

Autor: Bruno Bettelheim

ISBN: 8577530388

Um livro muito instigante para quem gosta de boas histórias infantis, mas quer entender as origens e as várias simbologias por trás dos contos originais. Além disso, aborda quanto os contos de fadas podem ser grandes aliados em termos emocionais para as famílias.

INDICAÇÃO DE FILME

Nome do filme: A viagem de Chihiro

Gênero: Animação

Ano: 2001

Direção: Hayao Miyazaki

O conflito desse filme é bem comum a filmes infantis: perder-se por algum motivo e a tentativa de voltar para casa. Já vimos esse tema em clássicos como Alice no país das maravilhas e O mágico de Oz. Porém é importante conhecer filmes que vão além do cinema estadunidense. O diretor é japonês e esse filme ganhou 35 prêmios, dentre os quais está o Óscar de melhor filme de animação.

Aula Concluída

Você chegou ao fim desta unidade com sucesso!

VoltarAvançar