Caro(a) aluno(a), estamos prestes a começar uma jornada por um mundo incrível e fascinante que é a literatura infantojuvenil. Quem nunca se encantou ao ouvir uma história contada pelos pais ou pelos professores? Quem nunca manuseou um livro e ficou maravilhado com o colorido, página a página?
Sabemos que as crianças adoram ouvir histórias e que, às vezes, por diversos fatores, esses momentos com a leitura ficam apenas na infância. Por isso, precisamos aprender cada vez mais sobre esse tema, para encantar crianças e jovens, para que se tornem leitores críticos, conscientes da importância que a palavra tem no mundo.
Para isso, nosso material está dividido em quatro capítulos. O primeiro capítulo conta um pouco da história da literatura infantojuvenil, o surgimento, os primeiros escritores, as primeiras histórias.
No segundo capítulo, teremos uma explanação sobre características desse tipo de livro, bem como os diferentes gêneros literários mais conhecidos para esta faixa-etária: contos, fábulas, histórias em quadrinhos, crônicas, dentre outros.
O terceiro capítulo destaca a relação próxima entre o papel da escola e o processo de formar jovens leitores, abordando as leis que trazem essa questão, como os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil e os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental.
Para finalizar, o último capítulo aborda a questão da literatura nos dias atuais, que é caracterizada e movida pelo uso excessivo das redes sociais e das tecnologias no geral. Muito se falou no fim dos livros impressos. Será que isso pode acontecer? Será que a internet acabou com a literatura? Ou podemos usá-la como grande aliada para o incentivo a práticas literárias? Essas são discussões relevantes atualmente.
Esperamos que este material sirva para lembrá-lo(a) do encantamento da infância em relação aos livros, para pensar no papel de formadores de leitores, para conhecer algumas estratégias e repensar muitas práticas de leitura.
Vamos embarcar nessa aventura?