Conclusão

Caríssimo(a) aluno(a), chegamos ao final do conteúdo da disciplina Literatura Infantojuvenil, depois de passar por várias etapas. Primeiramente, vimos um pouco sobre o histórico desse tipo de literatura e seu surgimento, tanto no mundo quanto no Brasil, lembrando que, por muito tempo, simplesmente, não existia um livro pensado para a criança e suas especificidades.

Abordamos, também, as principais características desse gênero e a importância de incentivar a leitura desde antes de a criança ir para a escola e aprender a ler, para que se forme um leitor, que tenha prazer por esse universo mágico que é a leitura.

Em seguida, discutimos um pouco sobre o papel da escola no processo de formação de leitor. Vimos o que nos dizem as leis quanto ao papel do professor e da escola no processo de fomento à leitura. Por fim, no último capítulo, discutimos acerca das transformações visualizadas no âmbito literário, com o advento das novas tecnologias.

Esperamos que você tenha se encantado ainda mais pela leitura, que este material tenha feito você se lembrar das primeiras histórias contadas, da paixão que aquele momento trazia. O intuito é, também, que você não se esqueça do quanto a realidade muda constantemente em relação a diversos setores, e com os livros não poderia ser diferente! Se muitos pensam que, com a internet, a literatura tem que ficar de lado, temos que entender que, pelo contrário, o que precisamos é repensar nossas práticas, abranger nossos olhares, conhecer outras possibilidades, aprender juntos e com o aluno, o qual, muitas vezes, tem muito a nos oferecer. Que possamos continuar aprendendo sempre, para formar muitos leitores críticos e que entendam o poder transformador que a leitura tem!

Parabéns

Você Concluiu a Disciplina!

VoltarAvançar