Unidade I

Surgimento e ampliação da Literatura Infantil e Juvenil no Brasil

Selecione a seta para iniciar o conteúdo

REFLITA

Apesar do uso da literatura infantil na escola, temos de ter em mente que a literatura precisa ser livre, ou seja, o aluno deve ter liberdade para a construção dos sentidos, a fim de ampliar o seu campo simbólico e, sobretudo, a sua imaginação.

FIQUE POR DENTRO

Para conhecer mais sobre a poética de Olavo Bilac e de outros autores da Literatura infantil brasileira do início do século XX e final do século XIX, consulte o site a seguir, que apresenta um apanhado de autores e obras desse período. Atualmente, é bastante difícil ter acesso às obras do período citado, por isso, a consulta ao site pode mostrar-se muito útil para conhecer mais o que era considerado Literatura Infantil na época. Consulte o link: https://www.unicamp.br/iel/memoria/Ensaios/LiteraturaInfantil/Poesias%20Infantis/Pi01.htm. Acesso em: 20 jan. 2020.

FIQUE POR DENTRO

Para conhecer mais sobre a produção infantil do Brasil no Século XIX, recomendamos a leitura do artigo de Regina Zilberman a seguir. Esse é um estudo e um apanhado sobre algumas das importantes produções para crianças, ambos criados no final do século XIX e no início do século XX. Vale a pena a leitura para agregar esse conhecimento no link: http://ken.pucsp.br/fronteiraz/article/view/29413. Acesso em: 20 jan. 2020.

FIQUE POR DENTRO

Uma das leituras preferidas dos jovens são as sagas fantásticas. Você sabe o que são sagas? No artigo que sugerimos a leitura, a seguir, “Experiências literárias com sagas fantásticas: as crônicas de gelo e fogo e a criação de um novo universo”, de Fabiane Verardi Burlamaque e Pedro Afonso Barth, da Revista Brasileira de Literatura Comparada, há a explicação do conceito de sagas fantásticas: narrativas que criam um universo paralelo, chamado de para cosmos e, por isso, são obras que permitem ampliações e adaptações. Assim, um livro pode ser adaptado para o cinema, ampliando a mitologia daquele universo. Por exemplo, Harry Potter, Senhor dos Anéis, Jogos Vorazes e Percy Jackson são exemplos de sagas Fantásticas. Essa modalidade narrativa alcança grande popularidade, hoje em dia, especialmente entre jovens e adolescentes. Para saber mais, consulte o link: http://revista.abralic.org.br/index.php/revista/article/view/409. Acesso em: 21 jan. 2020.

indicação de leitura

Nome do livro: Literatura Infantil. Teoria. Análise. Didática

Editora: Moderna

Autor: Nelly Novaes Coelho

ISBN: 85-1602631-0

Nelly Novaes Coelho foi uma das mais importantes pesquisadoras acadêmicas da literatura infantil no Brasil. Nesse livro, a autora faz um percurso completo para compreender a literatura infantil. Na obra, são analisados os aspectos que tornam a literatura infantil singular, além de fazer um panorama de sua história. Ademais, existe análise, pois obras infantis são analisadas e há propostas de metodologias. Outrossim, a autora pensa na escola: como a literatura infantil deve ser trabalhada no contexto de ensino? Em suma, esta é uma leitura indispensável para quem quiser aprofundar-se nos estudos de literatura infantil.

INDICAÇÃO DE FILME

Nome do filme: Deu a louca na Chapeuzinho

Gênero: Animação

Ano: 2006

O filme Deu a Louca na Chapeuzinho é uma das versões contemporâneas do conto Chapeuzinho Vermelho. É interessante perceber como essa narrativa continua atraente e envolvente para crianças. A partir do filme, é interessante comparar com outras versões da história, tanto a dos irmãos Grimm quanto a de Perrault. O trailer pode ser visto no link: https://www.youtube.com/watch?v=dN6BGajkptU. Acesso em: 21 jan. 2020.

Aula Concluída

Você chegou ao fim desta unidade com sucesso!

VoltarAvançar