Unidade IV

Ginástica e Eventos Ginásticos

Selecione a seta para iniciar o conteúdo

REFLITA

Recentemente, uma publicação chamou bastante atenção da comunidade científica: nela, foram analisados os benefícios dos mais diversos métodos de exercícios físicos para a melhoria de cardiopatias, mais especificamente relacionado aos problemas de pressão alta. Nessa publicação, diversos protocolos de exercícios envolvendo treinamentos aeróbios, anaeróbios, com princípios ginásticos e lúdicos foram avaliados. Para a surpresa geral, os métodos de exercícios que demonstraram maior efetividade na redução dos níveis de pressão alta foram os exercícios ginásticos de Pilates. O Pilates foi capaz de reduzir significativamente os níveis de pressão alta em decorrência da característica de contração relacionada à execução do movimento, levando ainda em consideração as melhorias relacionadas ao controle corporal e respiratório que a modalidade proporcionou para a população avaliada. Ponderando-se que os mais diversos tipos de exercícios podem trazer benefícios distintos ao nosso corpo, caberia aqui uma reflexão sobre o impacto de diferentes modalidades ao corpo e ao metabolismo de seu praticante. Muitas vezes, é comum ver métodos específicos serem negligenciados pela ausência de conhecimento sobre os avanços que eles podem trazer. Portanto, sugere-se uma análise sobre os motivos pelos quais os exercícios isométricos se diferem dos exercícios excêntricos e concêntricos nas melhorias da saúde cardiovascular.

FIQUE POR DENTRO

Para maiores informações sobre o estudo que analisou os benefícios dos diversos métodos de exercícios físicos na melhoria de cardiopatias, mais especificamente, relacionado aos problemas de pressão alta, indicamos a leitura do texto “Isometric Exercise Training for Blood Pressure Management: A Systematic Review and Meta-analysis”, publicado pelos autores Debra J. Carlson, Gudrun Dieberg, Nicole C.Hess, Philip J. Millar e Neil A. Smart na Revista Mayo Clinic Proceedings, em 2014. Acesse o link: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24582191. Acesso em: 15 jan. 2020.

FIQUE POR DENTRO

Reconhecendo o fato da Ginástica para Todos (ou Ginástica Geral) ser uma possibilidade bastante interessante de ser trabalhada nas escolas, diversos projetos vêm propondo a perspectiva da utilização do contraturno escolar para elaboração de oficinas que trabalham apenas com a Ginástica Geral. Evidenciamos aqui alguns projetos realizados pelo Grupo Ginástico Unicamp, que buscam compreender as implicações práticas da Ginástica Geral no processo de ensino-aprendizagem. Buscando melhores exemplificações sobre o tema, propomos você assista ao vídeo "Ginástica para todos parte 1", disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=HVbYTqzdBaY. Acesso em: 15 jan. 2020. Nesse vídeo, são apresentadas mais explicações e demonstrações da Ginástica para Todos.

indicação de leitura

Nome do livro: Ginástica Geral: experiências e reflexões

Editora: Phorte  

Autora: Elizabeth Paoliello

ISBN: 9788576552031

Nesse livro, é possível verificar o resultado de trabalhos realizados pelo Grupo de Pesquisa em Ginástica Geral da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ao longo dos capítulos, são transmitidos conhecimentos relacionados às formas que a Ginástica para Todos é aplicada, além de proporcionar um melhor entendimento sobre os principais resultados obtidos quando esse método é utilizado.

indicação de leitura

Nome do livro: Organização de eventos: teoria e prática

Editora: Cengage Learning

Autora: Maria Cecília Giacaglia

ISBN: 8522103011

Nessa obra, são abordadas as principais características que são levadas em consideração no momento de se planejar um evento esportivo, permitindo, por meio de extensas explanações, compreender o complexo processo de organização de eventos.

INDICAÇÃO DE FILME

Nome do filme: Uma segunda chance

Gênero: Drama

Ano: 2011

Elenco principal: Emilly Morris, Nina Pearce e Adam Tuominen

O filme conta a história de uma jovem ginasta que tem a chance de entrar para a equipe nacional. Com a ajuda de uma nova treinadora e colegas de treino, uma bonita história de superação relacionada à Ginástica Artística é contada.

INDICAÇÃO DE FILME

Nome do filme: Coach Carter - treino para vida

Gênero: Drama

Ano: 2005

Elenco principal: Samuel L. Jackson, Channing Tatum e Robert Richard

O filme em questão evidencia o papel de um bom professor de Educação Física no processo de desenvolvimento de jovens da periferia. Nesse filme, é possível visualizar como os aspectos culturais e sociais podem influenciar a forma como encaramos a realização de atividades físicas.

Aula Concluída

Você chegou ao fim desta unidade com sucesso!

VoltarAvançar