A Ginástica é uma a arte da expressão corporal que envolve a prática de uma série de movimentos que exigem força, flexibilidade e coordenação motora. Praticada de forma competitiva, a Ginástica é dividida em modalidades: Ginástica Artística, Ginástica Acrobática, Ginástica Geral, Ginástica Aeróbica, Ginástica Rítmica, Trampolim Acrobático e Parkour. De acordo com essas modalidades, identifique a alternativa correta.
Na Ginástica Rítmica, homens e mulheres realizam as mesmas provas.
Incorreta. Os homens competem em grupos de seis atletas e sem aparelhos. Na modalidade feminina, as ginastas utilizam aparelhos como a corda, o arco, a bola, as maças e a fita.
Na Ginástica Acrobática, as séries de exercícios são realizadas com movimentos que acompanham um ritmo musical.
Correta. Na Ginástica Acrobática, as rotinas são realizadas com acompanhamento musical e exige expressão e movimentos corporais sincronizados com a música
O Trampolim Acrobático e o Parkour são modalidades em que são realizados saltos e acrobacias a partir do chão.
Incorreta. No Trampolim Acrobático, os saltos e as acrobacias são realizados em um trampolim. Já no Parkour, os saltos são usados para superar os obstáculos.
A Ginástica Geral é a modalidade competitiva mais antiga dos Jogos Olímpicos.
Incorreta. A Ginástica Geral é uma modalidade não competitiva.
A Ginástica Artística é uma modalidade na qual todos os atletas (femininos e masculinos) utilizam os mesmos aparelhos.
Incorreta. As provas femininas são compostas por quatro aparelhos e as provas masculinas por seis aparelhos.
A Federação Internacional de Ginástica (FIG) é uma entidade responsável pela Ginástica mundial e, atualmente, gere as modalidades: Ginástica para Todos, Ginástica Artística feminina e masculina, Ginástica Rítmica, Aeróbica Esportiva, Trampolim, Esportes Acrobáticos e Parkour. Sobre a FIG, identifique a alternativa correta.
A FIG é uma instituição que rege e regulamenta exclusivamente o esporte Olímpico Competitivo.
Incorreta. A FIG também regulamenta a Ginástica Geral, uma modalidade não competitiva, e rege campeonatos mundiais, não somente olímpico.
A FIG possui como membros apenas países europeus.
Incorreta. Atualmente, a FIG possui 129 federações nacionais filiadas a ela, inclusive do Brasil.
A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) é o órgão regulador do esporte no Brasil e responde diretamente à FIG.
Correta. A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) é o órgão regulador do esporte, responsável pela organização de eventos e apresentação dos atletas e líderes da Ginástica.
Apesar dos ideais do seu fundador, Nicolas Cupérus, a principal filosofia da FIG é o esporte exclusivo de competição,
Incorreta. Embora o esporte de competição tenha ganhado a maior atenção da FIG, políticas de desenvolvimento da Ginástica não competitiva continuaram presentes na organização.
O escândalo de favorecimento de notas, em 2004, fez com que a FIG se dissolvesse como intuição organizadora e reguladora da Ginástica.
Incorreta. Após o escândalo, a FIG modificou seu Código de Pontuação em 2006, adicionando notas de partida e notas de execução.
Os Métodos Ginásticos advindos da Europa que mais influenciaram a educação escolar brasileira foram o Método Alemão, o Método Francês e o Método Sueco. O Método Ginástico Inglês também influenciou a concepção de Ginástica. Esses métodos possuem diferenças e semelhanças. Sobre esses métodos é possível afirmar que:
o Método Francês de Ginástica tinha como principal objetivo incitar o espírito nacionalista e formar corpos saudáveis, além de ser focado só em homens.
Incorreta. Essa descrição refere-se ao Método Alemão.
os principais nomes que deram origem ao Método Alemão de Ginástica são Guts Muths e Friedrich Ludwig Jahn, que criaram os aparelhos ginásticos.
Correta. A afirmação correta. Ambos são considerados os precursores do Método Alemão.
não há diferença entre os exercícios e objetivos dos Métodos Inglês, Alemão, Francês e Sueco, pois todos originaram do Movimento Ginástico Europeu.
Incorreta. Os quatro métodos propunham exercícios e objetivos diferentes.
o método mais popular no Brasil no início século XIX foi o Método Sueco, pois era relacionado ao esporte.
Incorreta. O Método mais popular nesse contexto foi o Alemão.
no currículo escolar, o Método Alemão de Ginástica foi substituído pela esportivização da Educação Física.
Incorreta. O Método Francês que foi substituído pela esportivização.
Os campos de atuação da Ginástica se dividem em: Ginástica de Condicionamento Físico; Ginástica de Competição; Ginástica Fisioterápica; Ginástica de Conscientização Corporal, e Ginástica de Demonstração. Cada um desses campos possui objetivos específicos para a sua prática. Sobre eles, podemos afirmar que:
a Ginástica de Competição engloba exclusivamente as modalidades regulamentadas pela Federação Internacional de Ginástica.
Incorreta. A Ginástica de Competição engloba outras modalidades que possuem regras e eventos, não exclusivamente as modalidades reguladas pela FIG.
Yoga e Tai Chi Chuan são modalidades advindas da Ginástica Fisioterápica e de Reabilitação.
Incorreta. Ambas são Ginásticas de Conscientização Corporal.
a Ginástica de Demonstração e a Ginástica de Competição possuem os mesmos objetivos.
Incorreta. Os objetivos das práticas são opostos.
a Ginástica de Condicionamento Físico tem por objetivo a aquisição ou a manutenção da condição física do indivíduo.
Correta. A Ginástica de condicionamento tem por objetivo a aquisição ou a manutenção da condição física do indivíduo, bem como a manutenção da boa forma e do bom desempenho das funções orgânicas.
a Ginástica de Reabilitação reúne as práticas corporais que têm como elemento organizador a exploração das possibilidades acrobáticas e expressivas do corpo.
Incorreta. A Ginástica de Reabilitação utiliza o exercício físico para a prevenção ou tratamento de doenças.
A Ginástica é constituída por elementos corporais, exercícios acrobáticos, exercícios de condicionamento físico e manejo de aparelhos. Levando em consideração esses elementos da Ginástica, leia atentamente as alternativas a seguir e assinale a correta.
Os passos, as reversões e as inversões fazem parte dos elementos corporais da Ginástica.
Incorreta. As reversões e as inversões fazem parte dos elementos acrobáticos.
Exercícios de velocidade são os mais importantes para o condicionamento físico de ginastas.
Incorreta. Exercícios de força e potência são considerados os mais importantes para o desenvolvimento dos ginastas.
Todos os elementos da Ginástica podem ser realizados em aparelhos e no solo.
Incorreta. Dentro dos aspectos ginásticos, apenas alguns exercícios fazem uso de aparelhos, enquanto a grande maioria utiliza apenas o solo.
Dentre os elementos acrobáticos, os exercícios de suspensão precisam ser feitos em aparelhos.
Correta. Os elementos acrobáticos de suspensão só podem ser realizados com o auxílio de aparelhos.
Os aparelhos de manejo tradicional da Ginástica são: bolas, cordas, fitas, barras e traves.
Incorreta. Os aparelhos de manejo tradicional são bolas, cordas, fitas, arcos, maças e bastões.
O corpo humano é capaz de assumir diferentes posições por meio de uma infinidade de movimentos, dessa maneira, os planos e os eixos nos auxiliam a ter uma noção e uma descrição detalhada sobre como os movimentos ocorrem nas articulações. Nas duas figuras a seguir, temos o exemplo de algumas variações de planos e eixos. Analise atentamente as figuras em questão e, com base em seus conhecimentos sobre planos e eixos, assinale a alternativa correta.
O eixo anteroposterior possibilita que movimentos de adução e abdução sejam realizados.
Correta. É através do eixo anteroposterior que grande parte dos movimentos de adução e abdução de ombros e quadril é realizada.
Na Figura (A), temos a aproximação do tronco feito através do eixo anteroposterior.
Incorreta. O eixo responsável pela aproximação do tronco para com o solo é o eixo longitudinal.
A Figura (B) traz a representação de uma parada de mãos, observada por meio do plano frontal.
Incorreta. A imagem (B) traz a representação de uma parada de mãos, observada pelo plano sagital.
Na execução dos rodantes, podemos verificar apenas os planos verticais e horizontais se movimentando.
Incorreta. Durante a execução dos rodantes, é possível visualizar todos os planos se movimentando, principalmente dependo da posição que se analisa o movimento. Essencialmente, possuímos os planos verticais, horizontais e transversais durante a realização do movimento.
Na Figura (A), podemos observar a execução pelo eixo laterolateral.
Incorreta. O eixo responsável pela execução da movimentação da Figura (A) é o longitudinal, promovendo a aproximação do tronco para com o solo.
Foi possível verificar que, com a evolução dos métodos de ensino, as formas de se ensinar a Ginástica também evoluíram, permitindo que diferentes métodos e estratégias fossem utilizados para promover o melhor desenvolvimento possível dos nossos alunos. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.
Estratégias de facilitação de movimento devem ser utilizadas no ensino da Ginástica.
Correta. A utilização de estratégias de facilitação permite que alunos que têm dificuldades em executar determinados movimentos consigam melhorar.
Durante as aulas de Ginástica precisamos sempre trabalhar com a execução formal dos movimentos.
Incorreta. É importante que aberturas com relação à forma de execução dos movimentos seja dada aos alunos, pois é através dos movimentos que eles se expressam.
No processo de ensino-aprendizagem da Ginástica é demandado que apenas atividades individuais sejam feitas.
Incorreta. O campo do ensino da Ginástica fornece o ambiente ideal para que atividade de socialização e auxílio interpessoal sejam realizados.
Atividades de maior complexidade podem ser passadas caso tenhamos um aluno com altas habilidades.
Incorreta. É errado elevar o nível de complexidade da tarefa quando apenas um de seus alunos apresenta melhor desenvolvimento, dessa forma, compreender que uma sequência de desenvolvimento deve ser seguida (do mais simples para o mais complexo).
Apenas elementos de facilitação mecânica podem ser utilizados no desenvolvimento das aulas de Educação Física.
Incorreta. Embora os elementos de facilitação mecânica sejam bastante úteis durante o processo de ensino, outros elementos como as facilitações verbais e físicas podem ser utilizadas para visar o amplo desenvolvimento de nossos alunos.
Os ritmos marcam as formas de movimento corporal e favorecem a sua execução dinâmica. Evidencia-se, dessa forma, que um controle sobre os ritmos de movimento pode ser interessante quando se objetiva melhorar a execução de movimentos. Sobre ritmos, assinale a alternativa correta.
Os ritmos ginásticos precisam ser trabalhados exclusivamente por meio dos movimentos formais da modalidade.
Incorreta. A integração de outros componentes curriculares faz com que um crescimento mais amplo e aprofundado do tema seja adquirido por parte do aluno.
Normalmente, os ginastas optam por músicas com média de 168 a 208 pulsações por minuto.
Incorreta. Músicas que apresentam pulsações tão frequentes acabam sendo mais difíceis, pois demandam que todos os movimentos sejam realizados de maneira rápida e frequente.
Podemos dizer que a Ginástica que melhor apresenta marcações rítmicas é a Ginástica Rítmica.
Correta. Dentre todas as Ginásticas, a expressividade de ritmos acaba sendo mais marcante durante a execução das rotinas de Ginástica Rítmica.
A utilização de danças no desenvolvimento do ritmo na Ginástica não é aconselhável.
Incorreta. Possivelmente, uma das maneiras mais fáceis de desenvolver o ritmo é através da dança, pois com ela fica mais evidente a necessidade de sincronismo entre os sons e os gestos realizados.
A expressão rítmica é definida apenas pela incorporação de músicas aos movimentos preestabelecidos.
Incorreta. Além da mera incorporação de músicas aos movimentos, é necessário que esses movimentos apresentem sensações e sentimentos, pois é apenas por meio dos sentimentos que a expressão rítmica se manifesta.
Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Ginástica Acrobática e Ginástica de Trampolim são as modalidades competitivas da ginástica. Levando em consideração os conhecimentos histórico-culturais e técnicos dessas modalidades, assinale, a seguir, a alternativa correta.
A Ginástica Rítmica é uma modalidade olímpica com participação feminina e masculina, diferindo-se quanto à utilização dos aparelhos.
Incorreta. A Ginástica Rítmica é uma modalidade exclusivamente feminina.
A Ginástica de Trampolim é considerada a ginástica mais antiga dos jogos olímpicos, com participação em dezenas de eventos.
Incorreta. A Ginástica de Trampolim é a modalidade mais nova incorporada aos jogos olímpicos.
Na Ginástica Acrobática, na categoria em grupo, os ginastas devem realizar somente uma rotina individual, sem adição de rotinas dinâmicas e de força.
Incorreta. Além de realizar rotinas dinâmicas e de força, os atletas devem, obrigatoriamente, realizar uma rotina individual.
Na Ginástica Artística, as mulheres realizam suas séries e rotinas de exercícios com aparelhos como corda, arco, bola, maças e fita.
Incorreta. A ginástica que se refere a esses aparelhos é a Ginástica Rítmica.
Na Ginástica Rítmica, as ginastas executam movimentos como saltos, elementos de flexibilidade, manejo de aparelhos e danças que fluem ao ritmo de uma música preestabelecida.
Correta. A Ginástica Rítmica é uma categoria de competição que combina o balé e a dança moderna com a ginástica, o que dá forma a uma versão fluída e graciosa do esporte.
As coreografias são compostas, fundamentalmente, de elementos corporais, predominantemente ginásticos, interligados entre si, com uma sequência lógica e harmoniosa, com início, meio e fim, em que os aparelhos são utilizados ou não. Sobre composições coreográficas, assinale, a seguir, a alternativa correta.
Para que uma coreografia possa transmitir uma ideia ao público, deve-se adequar o tema, a música, o figurino, os materiais e os elementos gímnicos.
Correta. O tema, a música, o figurino e os materiais devem estar em perfeita sintonia para que consigam transmitir uma ideia ao público.
A composição coreográfica é um elemento fundamental somente da Ginástica Artística, principalmente na modalidade solo.
Incorreta. Na ginástica, as composições coreográficas se encontram em suas diferentes práticas e seus desdobramentos, sendo muito presentes nas ginásticas competitivas, como Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Ginástica Acrobática e Ginástica Aeróbica, fazendo parte e perpassando pelas ginásticas não competitivas, como a ginástica de condicionamento físico presente nas academias.
A música em uma coreografia não deve possuir oscilação de ritmos ou batidas, devendo ser a mais pacata possível.
Incorreta. A música deve possuir oscilações, intercalando ritmos e andamentos musicais, favorecendo a criação de expectativa para o público durante toda a coreografia.
As formações coreográficas em uma apresentação devem, na medida do possível, manter-se em linha reta ou coluna.
Incorreta. As formações podem ser realizadas de diferentes maneiras: círculos, semicírculos, retas (linhas/colunas), espirais, quadrados, triângulos, formação em “X”, formato oval, cardume, formações em “V”, dentre outras diversas possibilidades.
Formações coreográficas são deslocamentos que os ginastas utilizam para passarem de uma formação a outra.
Incorreta. Essa definição pertence a transições. As transições são os deslocamentos que os ginastas utilizam para passarem de uma formação a outra; são os momentos de uma coreografia em que os ginastas não estão formando uma figura acrobática ou uma formação coreógrafa.
A ginástica é um esporte de precisão, no qual os atletas precisam apresentar uma série composta por elementos ginásticos e acrobáticos. Esses elementos e movimentos gímnicos podem ser realizados a mãos livres, com e em aparelhos. As figuras a seguir representam manejos realizados por aparelhos ginásticos, denominados:
circundar, envolver o copo e lançar, respectivamente.
Incorreta. A sequência é: molinetes, dobrar e prensar, respectivamente
circundar, dobrar e prensar, respectivamente.
Incorreta. A sequência é: molinetes, dobrar e prensar, respectivamente.
formar figuras, sobrar e equilibrar, respectivamente.
Incorreta. A sequência é: molinetes, dobrar e prensar, respectivamente.
molinetes, dobrar e prensar, respectivamente.
Correta. Esses são os manejos apresentados nas figuras.
molinetes, dobrar e rolar, respectivamente.
Incorreta. A sequência é: molinetes, dobrar e prensar, respectivamente.
O universo da ginástica no contexto escolar é diverso e deve ser explorado de maneira que desenvolva os pilares procedimentais, atitudinais e conceituais. Sobre as possibilidades para o ensino e a pesquisa das manifestações gímnicas no contexto escolar, é correto afirmar que:
a ginástica não pode ser inserida no contexto escolar, uma vez que sua prática é realizada única e exclusivamente para competição.
Incorreta. A ginástica é uma forma de expressão corporal que faz parte da cultura corporal do movimento e deve ser inserida na escola.
a ginástica deve ser desenvolvida na escola somente pensando na dimensão procedimental do conteúdo, ou seja, somente com a realização da prática corporal.
Incorreta. A ginástica pode ser trabalhada pensada nas três dimensões do conhecimento: procedimental, atitudinal e conceitual.
a ginástica deve ser ensinada na escola em sua forma midiática, esportista e tecnicista.
Incorreta. A ginástica na escola deve ser ensinada partindo da cultura corporal do movimento, com práticas que levem a uma reflexão, não havendo, apenas, reprodução de gestos motores.
não é possível inserir a ginástica na escola pois não há estrutura física e materiais para a sua prática.
Incorreta. A ginástica pode ser ensinada em qualquer ambiente, podendo os materiais serem construídos pelos alunos.
é possível ensinar a ginástica na escola por meio de diferentes estratégias pedagógicas.
Correta. Ao longo do tópico, foram apresentados relatos de experiência de professores que inseriram a ginástica no contexto escolar.
Ao longo desta unidade, constatamos que diversos métodos ginásticos podem ser utilizados com objetivos distintos, variando principalmente a sua aplicação. Alguns desses métodos, destacam a importância do desenvolvimento físico, outros salientam a relevância do desenvolvimento da consciência corporal. Refletindo sobre as características dos métodos de Ginástica de Condicionamento Físico e Conscientização Corporal, analise as alternativas que apontam os fundamentos básicos e as características intrínsecas de cada um dos componentes dessas Ginásticas e assinale a correta.
A prática de Yoga é uma excelente caracterização da Ginástica de Condicionamento Físico.
Incorreta. A prática do Yoga é uma representação da Ginástica de Conscientização Corporal e não de Condicionamento Físico.
A Ginástica de Condicionamento Físico trabalha sob uma perspectiva técnica e se desenvolve mediante exercícios.
Correta. A Ginástica de Condicionamento Físico é mais técnica, o que a torna um pouco excludente pelo fato de privilegiar a execução do método durante o gesto motor, desconsiderando aspectos individuais das pessoas.
Em ambientes escolares, a Ginástica de Condicionamento Físico é superior à Ginástica de Conscientização Corporal.
Incorreta. A Ginástica de Conscientização Corporal é a mais indicada para ser trabalhada em ambientes escolares.
Treinos fundamentados na prática de aulas de Spinning e HIIT são visualizados na Ginástica de Conscientização Corporal.
Incorreta. Os treinos de spinning e HIIT apresentam características bastante fechadas e com gestos motores bem definidos, sendo essenciais principalmente na Ginástica de Condicionamento Físico.
Pode-se dizer que a Ginástica de Conscientização Corporal é excludente pela necessidade de trabalho isolado.
Incorreta. Dentro da Ginástica de Conscientização Corporal, diversos aspectos relacionados à transcendência do ser são trabalhados de maneira isolada, envolvendo diversos trabalhos em grupo para melhor conhecer e dominar seus gestos motores.
Ao longo dos anos, foi possível verificar certas mudanças no que diz respeito às práticas de Ginástica no mundo sendo a principal delas o aparecimento de modalidades demonstrativas, não competitivas. Considerando os conceitos inerentes à Ginástica para Todos e suas diversas aplicabilidades práticas relacionadas ao campo do ensino-aprendizagem, leia atentamente as alternativas e assinale a correta.
A Ginástica para Todos se distingue da Ginástica Geral pelo fato de englobar movimentos tradicionais em suas rotinas.
Incorreta. A Ginástica para Todos apresenta o mesmo significado da Ginástica Geral, não preconizando características tradicionais na execução de seus movimentos.
Embora a Ginástica para Todos seja bastante conhecida mundialmente, ela não é reconhecida pela FIG.
Incorreta. A Ginástica para Todos é a única Ginástica não competitiva que possui um comitê junto à FIG, fazendo com que ela seja abertamente reconhecida por essa instituição
Os movimentos da Ginástica para Todos não apresentam regras específicas para sua execução.
Correta. Como o principal intuito da Ginástica para Todos é promover a ludicidade e a criatividade, não se observam regras específicas para a realização de seus movimentos.
Os movimentos mais comuns utilizados na Ginástica para Todos são os mortais e os flic-flacs.
Incorreta. Os movimentos mais comuns da Ginástica para todos são as danças, as corridas e os saltos.
A Ginástica para Todos apresenta diversas competições internacionais, sendo Gymnaestrada a mais conhecida.
Incorreta. Não existem competições de Ginástica para Todos. Seus eventos se caracterizam por sua particularidade demonstrativa.
O processo do ensino da Ginástica para Todos quebra com os padrões tradicionais da Ginástica, permitindo que seus praticantes desenvolvam a criatividade e o lúdico. Leia atentamente as alternativas a seguir e assinale a resposta correta.
Durante o momento de exploração livre, deve-se averiguar todas as possibilidades de movimento oferecidas pelo material utilizado.
Correta. É durante a exploração livre que a criatividade atua sobre os movimentos, possibilitando a criação de diferentes ações gímnicas durante o ato ginástico.
O ensino da Ginástica Geral acaba sofrendo uma influência bastante técnica durante a elaboração de suas coreografias.
Incorreta. O ensino da Ginástica Geral se difere das Ginásticas Competitivas pelo fato de não privilegiar a técnica, fazendo com que esta não seja influenciada de maneira direta por aspectos técnicos inerentes às outras Ginásticas.
A construção de coreografias de Ginástica para Todos não permite a participação dos atletas/alunos no processo de construção.
Incorreta. Durante o processo de elaboração de coreografias na Ginástica para Todos, torna-se evidente o papel do aluno/atleta no desenvolvimento desse processo, pois é por meio do destacamento de problemas que surgem durante o processo (feito pelos alunos/atletas) que soluções são elaborados em conjunto (professor/aluno), a fim de solucionar as barreiras relacionadas à prática da coreografia específica.
Um dos principais pontos negativos da Ginástica Geral é que ela não considera as características individuais, apresentando um caráter excludente.
Incorreta. A Ginástica Geral busca propiciar a maior variedade fenotípica em suas práticas, portanto, diversidade é um dos principais objetivos.
Durante as coreografias da Ginástica para Todos, podemos afirmar que o número de materiais é sempre igual ao número de alunos/ginastas.
Incorreta. Um dos principais pontos destacados na Ginástica para Todos é que usualmente materiais grandes precisam ser manuseados por mais de um indivíduo, fazendo com que muitas vezes o número de materiais seja menor, quando comparado ao número de alunos.
Nesta unidade, verificamos o processo de organização de eventos ginásticos e percebemos que esse processo apresenta um elevado nível de complexidade, entretanto, quando se possuem objetivos claros e pessoas dispostas a trabalhar, os festivais e as competições Ginásticas tornam-se elementos fundamentais para a promoção dessa modalidade. Considerando-se os conhecimentos adquiridos sobre a organização de eventos, leia atentamente as alternativas a seguir e assinale a correta.
Podemos dizer que durante a elaboração das comissões em festivais ocorre a adição de uma comissão responsável pela arbitragem.
Incorreta. As comissões de arbitragem são necessárias apenas nas competições e não nos festivais.
A primeira etapa inerente à organização de um evento ginástico consiste na escrita do projeto do evento.
Incorreta. A primeira etapa para um evento ginástico é o surgimento de uma ideia que seja possível para os seus organizadores. Somente após diversas discussões e delimitações de objetivos é que se inicia a escrita do projeto do evento esportivo.
O processo de organização de eventos ginásticos ocorre da seguinte forma: ideia, projeto, organização, orçamento e retorno.
Correta. Esse é o protocolo seguido no processo de organização de eventos ginásticos. De maneira geral, podemos dizer que todo e qualquer evento esportivo surge a partir da criação de uma ideia, e, quando se constata a viabilidade de uma determinada ideia, evoluímos para a elaboração de um projeto que deve levar em consideração as principais características e objetivos. Deve-se haver uma boa justificativa para a realização da atividade desejada, seguida pela explanação sobre as principais metas do evento. Após esse processo, iniciam-se as explanações referentes à forma como esse evento vai ser organizado, considerando todos os fatores relacionados à efetivação desse processo. Outro passo importante é o orçamento previsto para a realização do evento, assim como os retornos esperados com a sua realização, podendo esse retorno ser monetário ou não.
Os festivais não são interessantes para o desenvolvimento da criatividade devido ao seu caráter competitivo.
Incorreta. Os festivais não possuem caráter competitivo e caracterizam-se pela plena exploração de movimentos e atividades.
Um dos principais pontos da organização de eventos escolares é o retorno financeiro esperado.
Incorreta. Embora alguns eventos busquem um retorno financeiro, os eventos realizados nas escolas normalmente objetivam apenas o retorno social, como a interação e o desenvolvimento lúdico oferecidos pelas atividades e pelos elementos presentes nas competições e festivais.