Unidade II

Elementos Constitutivos da Ginástica

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Introdução

Tanto os movimentos ginásticos quanto os movimentos realizados em outras práticas desportivas tiveram sua origem a partir dos movimentos naturais. É possível afirmar que grande parte dos movimentos realizados na Ginástica estão presentes naturalmente em todos os seres humanos, independentemente do local, cultura e época que analisamos, servindo como base estruturante para a realização e aquisição de valências mais avançadas.

Dentro dos aspectos da Ginástica, podemos notar uma transformação e uma complementação desses movimentos que visam o aperfeiçoamento da performance. Esse aperfeiçoamento de performance pode ser evidenciado por meio de diversas melhorias de movimento, como: maior economia de energia para realização de movimentos, prevenção de lesões e maior fluidez de movimentos.

No decorrer desta unidade, abordaremos os elementos constitutivos da Ginástica, transcorrendo sobre os movimentos gímnicos (exercícios) que evidenciam a evolução dos movimentos naturais, até o aperfeiçoamento desses exercícios, transformando-os no formalismo ginástico que conhecemos atualmente.

FIQUE POR DENTRO

Podemos realizar diversas formas de movimento e expressão corporal ao longo de nossas aulas, porém, alguns exercícios específicos acabam apresentando maior grau de dificuldade com relação à execução. Visando apresentar o desenvolvimento de alguns desses movimentos, o Vídeo “Aprenda a Ensinar: Ginástica Artística – Transforma Rio 2016” apresenta como esses conteúdos podem ser abordados ao longo de nossas aulas, evidenciando trabalhos voltados à postura e à forma de desenvolvimento que o aluno apresenta, trabalhando com uma introdução às posições básicas da Ginástica artística (estendido, grupado, carpado, afastado, espacate e a posição de L), finalizando com aspectos voltados à interdisciplinaridade. Veja mais no link: https://www.youtube.com/watch?v=_Z-jjO0Pumw. Acesso em: 14 jan. 2020.

REFLITA

A Educação Física passou por diversas tendências pedagógicas desde o seu surgimento, transitou por métodos que focavam exclusivamente na técnica do movimento, sendo bastante excludentes em relação aos alunos que não apresentavam um desenvolvimento motor tão abrangente. Passou até mesmo por outros métodos que consideravam apenas o modelo biológico enquanto justificativa para a realização do movimento. Por fim, com o surgimento de tendências mais críticas, que passaram a considerar todo o contexto inerente à cultura do movimento, verificou-se a importância de trabalhar com a inclusão de todos os sujeitos durante a realização de nossas aulas, permitindo, dessa forma, o melhor desenvolvimento possível para todos os alunos.

A Ginástica se apresenta, então, como um excelente campo para se trabalhar o desenvolvimento integral, pois permite um amplo progresso físico e social para os alunos. Entretanto diversos professores comentam que têm dificuldade em trabalhar esses conteúdos durante as aulas de Educação Física em decorrência das limitações físicas impostas pelo ambiente, além dos problemas em se trabalhar alguns movimentos específicos pelo seu elevado nível de dificuldade (AYOUB, 2003). Dessa forma, reconhecendo a possibilidade de construir materiais alternativos, associado à possibilidade de utilizar elementos facilitadores para a realização das práticas pedagógicas, é importante que o profissional de Educação Física esteja aberto para inovar diante dos elementos que o cercam, podendo utilizar elementos físicos como rampas e corrimões existentes no ambiente durante processo de construção e facilitação do conhecimento.

indicação de leitura

Nome do livro: Ensinando Ginástica para Crianças

Editora: Editora Manole, 3. ed., 2015

Autores: Peter H. Werner; Lori H. Williams, e Tina J. Hall

ISBN: 9788520440186

No livro em questão são abordados conteúdos relacionados aos procedimentos didáticos que podem ser utilizados no decorrer das aulas de Ginástica, levando em consideração aspectos maturacionais e motores das crianças.

indicação de leitura

Nome do livro: Manual de ajudas em Ginástica

Editora: Fontorua, 2. ed., 2012

Autor: Carlos Araújo

O livro traz desenhos detalhados de movimentos e elementos ginásticos por meio de 91 fichas que estão divididas nos aparelhos da Ginástica artística: solo, saltos de cavalo, barra fixa e paralelas assimétricas, cavalo com alças, argolas, paralelas e trave. O livro também aborda como realizar a preparação física de atletas com exercícios de flexibilidade, força e velocidade.

indicação de leitura

Nome do livro: Atlas de anatomia humana Sobotta

Editora: Editora Guanabara Koogan, 24. ed., 2018

Editores: Friedrich Paulsen e Jens Waschke

ISBN: 8527732378

Embora esse livro faça parte de uma coleção voltada para os conhecimentos de anatomia, diversos aspectos relacionados à biomecânica do movimento podem ser encontrados e esclarecidos durante sua leitura.

INDICAÇÃO DE FILME

Nome do filme: As Ginastas

Gênero: Drama e Esporte

Ano: 2009

Elenco principal: Josie Loren, Cassie Scerbo, Ayla Kell e Neil Jackson

No decorrer da trama, são abordados diversos aspectos relacionados a como os atletas de Ginástica lidam com toda a pressão da sociedade no que diz respeito a suas relações sociais e pessoais. Também apresenta aspectos bastante interessantes sobre a realidade de vida de indivíduos que optaram pela Ginástica de alto rendimento.

INDICAÇÃO DE FILME

Nome do filme: Vitórias de uma Vida

Gênero: Biografia, Drama e Esporte

Ano: 2014

Elenco principal: Gabrielle Douglas, Imani Hakim, Regina King e Brian Tee

Esse filme conta a história de vida de uma campeã olímpica de Ginástica. Nele, a atleta comenta sobre como eram os aspectos voltados à sua preparação e como sua vida se transformou por meio da Ginástica, lugar onde ela foi capaz de expressar grande parte dos sentimentos que teve durante a vida.

Aula Concluída

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