Introdução

Caro(a) aluno(a), neste livro didático, você irá compreender a ginástica, por meio de seus fundamentos histórico-culturais, sociais e técnico-pedagógicos, como uma manifestação da Educação Física. Com este estudo, você entenderá a ginástica como uma manifestação da Educação Física e sua relação com a sociedade, a partir de uma perspectiva reflexiva, além de compreender o contexto histórico dela, desde seu surgimento, perpassando sua sistematização com os métodos ginásticos, até a atualidade.

Esse livro didático está estruturado em quatro unidades temáticas, sendo os mesmos interligados pelos seus conteúdos para a construção de uma análise reflexiva da ginástica como uma manifestação cultural e social. Na primeira unidade temática, será possível compreender o universo da ginástica por meio de suas diferentes formas de expressão na atualidade (ginásticas competitivas e não competitivas), além de entender a sua estrutura organizacional, como instituições que a organizam e regulamentam em âmbito mundial, internacional e nacional. Nessa unidade, você também será familiarizado(a) com a história da ginástica no mundo e no Brasil, conhecendo as principais escolas ginásticas que influenciaram e influenciam até hoje a estrutura e a formação da ginástica.

Na Unidade II, serão apresentados os elementos constitutivos da ginástica, como os elementos corporais, elementos acrobáticos, de condicionamento físico e manejo de aparelhos, além da forma de execução desses movimentos, com variações de planos, eixos, níveis, direções e trajetórias. Além disso, será abordado como todos esses elementos são desenvolvidos em conjunto com a expressão rítmica e com os movimentos gímnicos.

Na Unidade III, desenvolverá conhecimentos histórico-culturais e técnico-pedagógicos das ginásticas competitivas, como a Ginástica Artística, Rítmica, Acrobática, de Trampolim e Parkour. Em adição, serão apresentados a importância das concepções coreográficas para o desenvolvimento da ginástica e as noções coreográficas como possibilidades de variações, direções, trajetórias, formações e colaborações, para, então, entrarmos na execução dos movimentos gímnicos. Os movimentos ginásticos podem ser desenvolvidos a mãos livres, com aparelhos e em aparelhos; todas essas possibilidades devem ser exploradas para o ensino das manifestações gímnicas.

Na última unidade, serão apresentados os métodos e sistemas da atualidade relacionados ao campo da Ginástica de Condicionamento Físico e Consciência Corporal, como o crossfit e spinning. Por fim, será apresentada a Ginástica para Todos, que é uma Ginástica demonstrativa e não competitiva, regulamentada pela Federação Internacional de Ginástica. Essa é a manifestação da Ginástica mais empregada nas aulas de Educação Física. Dessa forma, serão demonstrados planejamentos de aulas de Ginástica para Todos e etapas para a construção coreográfica. Apresentaremos, ainda, características da organização de eventos em Ginásticas.

PARABÉNS

Introdução Concluida

Você chegou ao fim da introdução com sucesso.

VoltarAvançar