AYOUB, E. Ginástica geral e Educação Física escolar. Campinas: Editora da Unicamp, 2003.
BONORINO, L. L. et al. Histórico da Educação Física. Vitória: Imprensa Oficial, 1931.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.
CBG – CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE GINÁSTICA. Perguntas Frequentes. [2020]. Disponível em: https://www.cbginastica.com.br/faq. Acesso em: 13 jan. 2020.
DARIDO, S. C., et al. Livro didático na educação física escolar: considerações iniciais. Motriz – Revista de Educação Física, Rio Claro, v. 16, n. 2, p. 450-457, 2010. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/20835/WOS000284782500019.pdf?sequence=3&isAllowed=y. Acesso em: 12 jan. 2020.
FIG – FÉDÉRATION INTERNATIONALE DE GYMNASTIQUE. From the field of play. [2020]. Disponível em: https://www.gymnastics.sport/site/. Acesso em: 13 jan. 2020.
FIG – FÉDÉRATION INTERNATIONALE DE GYMNASTIQUE. Rules for the FIG Individual All-Around World Cup Series 2017, 2018, 2019 and 2020, fev. 2019. Disponível em: https://www.gymnastics.sport/publicdir/rules/files/en_ART%20All-Around%20WCup%20Rules%202017-2020.pdf. Acesso em: 13 jan. 2020.
FUGIKAWA, C. S. L. Ginástica: um modelo antigo com roupagem nova? Ou uma nova maneira de aprisionar os corpos? In: FUGIKAWA, C. S. L. et al. Educação Física. Curitiba: SEED-PR. 2006, p. 111-123. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/livro_didatico/edfisica.pdf. Acesso em: 7 jan. 2020.
GYMNASTICS Artistic. Oympic. 2016a. Disponível em: https://www.olympic.org/photos/rio-2016/gymnastics-artistic/team-competition-women. Acessado em: 13 jan. 2020.
GYMNASTICS Rhythmic. 2016b. Disponível em: https://www.olympic.org/photos/rio-2016/gymnastics-rhythmic. Acesso em: 14 jan. 2020.
MARCASSA, L. Metodologia do ensino de ginástica: novos olhares, novas perspectivas. Revista Pensar a Prática, Goiânia, v. 7, n. 2, p. 171-186, 2004. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/94/89. Acesso em: 7 jan. 2020.
MARINHO, I. P. História geral da educação física. São Paulo: Cia. Brasil, 1980.
MORENO, A. O Rio de Janeiro e o corpo do homem fluminense: o “não-lugar”. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 25, n. 1, p. 55-68, 2003. Disponível em: http://www.revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/viewFile/173/182. Acesso em: 7 jan. 2020.
OLIVEIRA, V. M. O que é Educação Física? 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1983.
OLIVEIRA, E. L. As ginásticas de condicionamento físico e o atual currículo de educação física no estado de São Paulo. Revista Profissão Docente, Uberaba, v. 13, n. 29, p. 47-62, 2013. Disponível em: http://www.revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/540/710. Acesso em: 14 jan. 2020.
PÚBLIO, N. S. Origem da Ginástica Olímpica. In: NUNOMURA, M.; NISTA-PICCOLO, V. L. (org.). Compreendendo a Ginástica Artística. São Paulo: Phorte, 2005, p. 15-26.
QUITZAU, E. A. “A ginástica alemã”: aspectos da obra de Friedrich Ludwing Jahn. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 36, n. 2, supl., p. S501-S514, 2014. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/viewFile/2149/1106. Acesso em: 7 jan. 2020.
QUITZAU, E. A. Da ‘Ginástica para a juventude’ a ‘A ginástica alemã’: observações acerca dos primeiros manuais alemães de ginástica. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 37, n. 2, p. 111-118, 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbce/v37n2/0101-3289-rbce-37-02-0111.pdf. Acesso em: 7 jan. 2020.
RAMOS, J. J. Os exercícios físicos na história e na arte: do homem primitivo aos dias. São Paulo: IBRASA, 1983, p. 181-230.
SANTOS, J. C. E. et al. Ginástica - Federação Internacional de Ginástica-FIG – Confederação Brasileira de Ginástica-CBG. In: DA COSTA, L. (org.). Atlas do Esporte do Brasil. Rio de Janeiro: CONFEF, 2006, p. 8.220-8.221. Disponível em: http://www.atlasesportebrasil.org.br/textos/55.pdf. Acesso em: 7 jan. 2020.
SIRVENT, R. F. Biografía de Francisco Amorós y Ondeano (1770-1848). 2017. Tese (Doutorado) – Facultad de Filosofía y Letras, Universidad de Alicante, Valência, Espanha, 2017. Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes. Disponível em: http://www.cervantesvirtual.com/descargaPdf/biografia-de-francisco-amoros-y-ondeano-1770-1848-774800/. Acesso em: 7 jan. 2020.
SOARES, C. L. Educação física: raízes européias e Brasil. Campinas: Autores Associados, 1994.
SOARES, C. L. Imagens da educação no corpo: estudo a partir da ginástica francesa no século XIX. 1996. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1996. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/252314/1/Soares_CarmenLucia_D.pdf. Acesso em: 7 jan. 2020.
SOUZA, E. P. M. Ginástica geral: Uma área do conhecimento da Educação Física. 1997. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, 1997. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/275311/1/Souza_ElizabethPaolielloMachadode_D.pdf. Acesso em: 7 jan. 2020.
VIEIRA, M. B. A importância da ginástica enquanto conteúdo da Educação Física escolar. Revista Digital, Buenos Aires, ano 18, n. 180, 2013. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd180/a-importancia-da-ginastica.htm. Acesso em: 7 jan. 2020.
AYOUB, E. Ginástica geral e Educação Física escolar. Campinas: Editora da Unicamp, 2003.
BORELLA, D. R.; DENARI, F. E. Afetividade e socialização como elementos facilitadores de inclusão em atividades de Ginástica acrobática. Revista Educação Especial, Santa Maria, n. 30, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4053/2508. Acesso em: 12 jan. 2020.
BRASILEIRO, L. T.; MARCASSA, L. P. Linguagens do corpo: dimensões expressivas e possibilidades educativas da Ginástica e da dança. Pro-Posições, Campinas, v. 19, n. 3, p. 195-207, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072008000300010&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 12 jan. 2020.
CAÇOLA, P. M. A iniciação esportiva na ginástica rítmica. Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, Lazer e Dança, Santo André, v. 2, n. 1, p. 9-15, 2007. Disponível em: https://bit.ly/3aKLhT8. Acesso em: 12 jan. 2020.
DARIDO, S. C. Educação Física na escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.
DUNKER, F. A. R. M. Perfil morfológico e funcional na Ginástica aeróbica: estudo realizado em ginastas do sexo feminino no escalão iniciado (9-11 anos). 2013. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Ciência do Desporto e Educação Física, Universidade de Coimbra, 2013. Disponível em: https://bit.ly/2U6wufS. Acesso em: 12 jan. 2020.
FIG – FÉDÉRATION INTERNATIONALE DE GYMNASTIQUE. D 298: free double illusion to verticalsplit [2018a]. Disponível em: https://www.fig-aerobic.com/D-298-FREE-DOUBLE-ILLUSION-TO-VERTICAL-SPLIT_a757.html. Acessoem: 11 jan. 2020.
FIG – FÉDÉRATION INTERNATIONALE DE GYMNASTIQUE. Individual elements. 2008. Disponívelem: http://akrobatika.com/files/6_ACRO2012.pdf. Acessoem: 11 jan. 2020.
GINÁSTICA rítmica. Educação Física Diferenciada, 7 fev. 2013. Disponível em: http://educacaofisicanagrandefloripa.blogspot.com/2013/02/ginastica-ritmica.html. Acesso em: 10 jan. 2020.
LEBRE, E.; ARAÚJO, C. Manual de Ginástica rítmica. Porto: Porto, 2006.
LIZ, C. M. et al. Aderência à prática de exercícios físicos em academias de Ginástica. Motriz– Revista de Educação Física, Rio Claro, v. 16, n. 1, p. 181-188, 2010.Disponível em: https://bit.ly/315OMPv. Acessoem: 12 jan. 2020.
MARANTE, W. O.; FERRAZ, O. L. Clima motivacional e educação física escolar: relações e implicações pedagógicas. Motriz – Revista de Educação Física, Rio Claro, v. 12, n. 3, p. 201-216, 2006. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/002298459. Acesso em: 12 jan. 2020.
MARCASSA, L. Metodologia do ensino de ginástica:novos olhares, novas perspectivas. RevistaPensar a Prática, Goiânia, v. 7, n. 2, p. 171-186, 2004. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/94/89. Acessoem: 07 jan. 2020.
MATSUI, R. O equilíbrio na ginástica artística: experiências voltadas para pessoas portadoras de deficiência visual. 1996. Monografia (Graduação) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1996. Disponível em: www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?down=000341260. Acesso em 11 jan. 2020.
MERIDA, F.; NISTA-PICCOLO, V. L.; MERIDA, M. Redescobrindo a Ginástica acrobática. Movimento – Revista de Educação Física da UFGRS, Porto Alegre, v. 14, n. 2, p. 155-180, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/5755/3362. Acesso em: 12 jan. 2020.
OLIVEIRA, A. L. B. D.; SEQUEIROS, J. L. D. S.;DANTAS, E. H. M. Estudo comparativo entre o modelo de periodização clássica de Matveev e o modelo de periodização por blocos de Verkhoshanski. Fitness & Performance Journal, Riode Janeiro, v. 4, n. 6, p. 358-362, 2005. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/751/75117062006.pdf. Acessoem: 12 jan. 2020.
OLIVEIRA, M. A. T. Educação física escolar e ditadura militar no Brasil (1968-1984): entre a adesão e a resistência. RBCE – Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 25, n. 2, 2004. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/223/225. Acessoem: 12 jan. 2020.
RISPOLI, R. B. Descobrindo a ginástica rítmica. Portal do Professor, 6 out. 2009. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7747. Acesso em: 9 jan. 2020.
RODANTE ou rodarte. Ginástica Artística 76. 22 ago. 2014. Disponível em: http://ginasticaartistica76.blogspot.com/2014/08/rodante-ou-rondarte.html. Acesso em: 11 jan. 2020.
SCHIAVON, L.; NISTA-PICCOLO, V. L. A Ginástica vai à escola. Movimento – Revista de Educação Física da UFGRS, Porto Alegre, v. 13, n. 3, p. 131-150, 2007. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/3572/1971. Acesso em: 12 jan. 2020.
SILVA JR. M. B. da. Ginástica artística – Saltos. Portal do Professor, 31 jan. 2011. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28772. Acesso em: 9 jan. 2020.
SILVA, T. F. Lazer, escola e educação física escolar: encontros e desencontros. LICERE – Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, Belo Horizonte, v. 14, n. 1, p. 01-17, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/licere/article/view/785. Acesso em: 12 jan. 2020.
SOBOTTA, J. Atlas de Anatomia Humana Sobotta. Editado por R. Putz e R. Pabst. 21. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.
SOUZA, E. P. M. Ginástica geral: Uma área do conhecimento da Educação Física. 1997. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, 1997. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/275311/1/Souza_ElizabethPaolielloMachadode_D.pdf. Acesso em: 7 jan. 2020.
TÉCNICAS básicas de solo. Birafitness. [2020]. Disponível em: http://www.birafitness.com/ginastica_olimpica/solo.htm#rfg. Acesso em: 11 jan. 2020.
TOLEDO, E. Fundamentos da Ginástica Rítmica. In: NUNOMURA, M.; TSUKAMOTO, M. H. C. (org.). Fundamentos das ginásticas. 1. ed. Jundiaí: Fontoura, 2009.
BARBOSA-RINALDI, I. P.; MARTINELLI, T. A. P.; TEIXEIRA, R. T. S. Ginástica rítmica: aspectos histórico-culturais e técnico-metodológico dos aparelhos. Maringá: Eduem, 2009.
BOELHOUWER, C. Ginástica para todos na Educação Física: desafios de conteúdo escolar. In: PARANÁ (Estado). Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE: produções didático-pedagógicas. Curitiba: Secretaria da Educação, 2016. v. 2. Disponível em: https://bit.ly/31aXlc8. Acesso em: 7 jan. 2020.
BROCHADO, F. A.; BROCHADO, M. M. V. Fundamentos da Ginástica de Trampolim. In: NUNOMURA, M.; TSUKAMOTO, M. H. C. (org.). Fundamentos das ginásticas. 1. ed. Jundiaí: Fontoura, 2009. p. 73-107.
FLOR, I. et al. Manual de Educação Física. São Paulo: MMX, 2001.
GAIO, R; GÓIS, A. A.; BATISTA, J. C. F. (org.). A ginástica em questão: corpo e movimento. 2. ed. São Paulo: Phorte, 2010.
GYMNASTICS: History of Artistic Gymnastics at the Olympic Games. International Olympic Committee, mar. 2015. Disponível em: https://bit.ly/2UcxSgG. Acesso em: 15 jan. 2020.
MAKIDA, C.; MERCE, M. A. Possibilidades da ginástica rítmica no contexto escolar. Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar (GPEF), 2012. Disponível em: http://www.gpef.fe.usp.br/semef2012/relato_Cristiane_Makida.pdf. Acesso em: 15 jan. 2020.
MALDONADO, D. T.; BOCCHINI, D. Ensino da ginástica na escola pública: as três dimensões do conteúdo e o desenvolvimento do pensamento crítico. Motrivivência, v. 27, n. 44, p. 164-176, maio 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/download/2175-8042.2015v27n44p164/29377. Acesso em: 15 jan. 2020.
MARCASSA, L. Metodologia do ensino de ginástica: novos olhares, novas perspectivas. Pensar a Prática, v. 7, n. 2, p. 171-186, 2006.
MARCO, A de. Ginástica e pesquisa: considerações científicas e metodológicas. In: GAIO, R; GÓIS, A. A.; BATISTA, J. C. F. (org.). A ginástica em questão: corpo e movimento. 2. ed. São Paulo: Phorte, 2010. p. 21-42.
MERIDA, F.; NISTA-PICCOLO, V. L.; MERIDA, M. Redescobrindo a Ginástica Acrobática. Movimento, Porto Alegre, v. 14, n. 2, p. 155-180, maio/ago. 2008.
NUNOMURA, M.; TSUKAMOTO, M. H. C. (org.). Fundamentos das ginásticas. 1. ed. Jundiaí: Fontoura, 2009.
ROVERI, M. G. Ginástica de Trampolim no Brasil: história, desenvolvimento e desafios. 2016. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado de Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016.
RUSSEL, K.; KINSMAN, T. Coaching certification manual: Level 1 - Introductory Gymnastics. Ontário, Canadá: Gymnastics Canada Gymnastique, 1986.
SANTOS, J. C. E. dos. Ginástica para todos: elaboração de coreografias e organização de festivais. 2. ed. Jundiaí: Fontoura, 2009.
SOUZA, E. P. M. D. Ginástica geral: uma área do conhecimento da Educação Física. 1997. 163 f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1997.
TOLEDO, E. Fundamentos da Ginástica Rítmica. In: NUNOMURA, M.; TSUKAMOTO, M. H. C. (org.). Fundamentos das ginásticas. 1. ed. Jundiaí: Fontoura, 2009. p. 147-172.
AYOUB, E.; ASSIS, M. D. P. Uma Ginástica para todos na formação de professoras/es. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE GINÁSTICA PARA TODOS, 8., 2016, Campinas. Anais [...]. Campinas: UNICAMP, 2016, p. 197. Disponível em: https://www.forumgpt.com/2016/arquivos/anais/08-forum-internacional-de-ginastica-geral-2016.pdf. Acesso em: 13 jan. 2020.
AYOUB, E. Ginástica Geral e Educação Física escolar. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2003.
BARBOSA-RINALDI, I. P. A Ginástica no ensino superior: conhecimento e intervenção. In: LARA, L. M. (org.). Abordagens socioculturais em educação física. Maringá: EDUEM, 2010, p. 187-220.
BARBOSA-RINALDI, I. P. Ginástica. In: GONZÁLEZ, F. J.; DARIDO, S.C.; OLIVEIRA, A. A. B. (org.). Ginástica, dança e atividades circenses. 2. ed. Maringá: EDUEM, 2017. 3 v.
BARROS NETO, T.L.; CÉSAR, M. C.; TEBEXRENI, A. S. Fisiologia do exercício. In: GHORAYEB, N.; BARROS NETO, T. L. O exercício: preparação fisiológica, avaliação médica, aspectos especiais e preventivos. São Paulo: Atheneu, 1999, p. 3-13.
BRACHT, V.; ALMEIDA, F. Q. Esporte, escola e a tensão que os megaeventos esportivos trazem para a Educação Física escolar. Revista Em Aberto, Brasília, v. 26, n. 89, p. 131-143, 2013. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2389/2349. Acesso em: 13 jan. 2020.
CANDOTTI, C. T.; STROSCHEIN, R.; NOLL, M. Efeitos da Ginástica laboral na dor nas costas e nos hábitos posturais adotados no ambiente de trabalho. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 33, n. 3, p. 699-714, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892011000300012&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 13 jan. 2020.
CAPINUSSÚ, J. M. Academias de Ginástica e condicionamento físico: origens. In: COSTA, L. da. (org.). Atlas do esporte no Brasil. Rio de Janeiro: CONFEF, p. 57-69, 2006.
CARDOZO, D. B. B.; SILVA, E. C. C. Ginástica geral na educação física escolar. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO ESPORTE, 16.; CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIA DO ESPORTE, 3., 2009, Salvador. Anais [...]. Salvador, 2009.
DITTMANN, K. A.; FREEDMAN, M. R. Body awareness, eating attitudes, and spiritual beliefs of women practicing Yoga. Eating Disorders, v. 17, n. 4, p. 273-292, 2009.
FERREIRA, A. B. H. Miniaurélio: o dicionário da língua portuguesa. 5. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.
GIANNELLI, R.; LEIPHEIMER, J. K. Shoulder press apparatus for exercising regions of the upper body. U. S. Patent, U.S., n. 6, 2001.
GIBALA, M. J.; MCGEE, S. L. Metabolic adaptations to short-term high-intensity interval training: a little pain for a lot of gain? Exercise and Sport Sciences Reviews, v. 36, n. 2, p. 58-63, 2008. Disponível em: http://super10fit.com/research/GibalaIntervalTraining_2008.pdf. Acesso em: 13 jan. 2020.
GLOMG, M. A. P.; LOPES, V. A. F. A Ginástica historiada e o desenvolvimento da criatividade. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE GINÁSTICA GERAL, 3., 2005, Campinas. Anais [...]. Campinas: UNICAMP, 2005, p. 197. Disponível em: https://www.forumgpt.com/2018/arquivos/anais/03-forum-internacional-de-ginastica-geral-2005.pdf. Acesso em: 14 jan. 2020.
HALL, J. E.; GUYTON, A. C. Guyton and Hall textbook of medical physiology. Philadelphia: Sauders/Elsevier, 2011.
HORI, N. et al. Weightlifting exercises enhance athletic performance that requires high-load speed strength. Strength and Conditioning Journal, v. 27, n. 4, p. 50-55, 2005. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/95f5/63e7a60bd464fd8d56e8108ab95aaed0bc11.pdf. Acesso em: 13 jan. 2020.
LARGE group performances. World Gymnaestrada 2019. [2020]. Disponível em: https://www.wg2019.at/wg2019/en/events/large-group-performances. Acesso em: 15 jan. 2020.
MCARDLE, W. D.; KATCH, F. I.; KATCH, V. L. Fisiologia do exercício: nutrição, energia e desempenho humano. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.
OLIVEIRA, M. S.; NUNOMURA, M. A produção histórica em Ginástica e a constituição desse campo de conhecimento na atualidade. Conexões: revista da Faculdade de Educação Física da Unicamp, Campinas, v. 10, n. Especial, p. 80-97, 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637663/5354. Acesso em: 14 jan. 2020.
OLIVEIRA, N. R. C. Ginástica para Todos: perspectivas no contexto do lazer. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 27-35, 2007. Disponível em: https://www.mackenzie.br/fileadmin/OLD/47/Graduacao/CCBS/Cursos/Educacao_Fisica/REMEFE-6-1-2007/art02_edfis6n1.pdf. Acesso em: 14 jan. 2020.
OLIVEIRA, N. R. C.; STADNIK, A. M. W. Grandes eventos esportivos: um olhar sobre o contexto europeu e o seu movimento de esporte para todos na atualidade. Motrivivência: Revista de Educação Física, Esporte e Lazer, Florianópolis, a. XVIII, n. 27, p. 19-32, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2259/1904. Acesso em: 14 jan. 2020.
PATRÍCIO, T. L. Festivais ginásticos: tradição, cultura educação e congraçamento. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.
PEDROSO, A. A.; MACIEL, L. H. R.; MACIEL, D. C. R. Ginástica Para Todos: uma prática presente nas escolas de lavras, MG. EFDeportes.com – Revista Digital, Buenos Aires, a. 17, n. 174, 2012. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd174/ginastica-para-todos-nas-escolas-de-lavras.htm. Acesso em: 13 jan. 2020.
PIANTONI, C. M.; RINALDI, I. P. B. Educação Física escolar: possibilidades de trato com artes circenses a partir da Ginástica Geral. In: PARANÁ (Estado). O Professor PDE e os desafios da escola pública Paranaense. 2009, p. 1-32. Disponível em: https://bit.ly/37BvS5R. Acesso em: 14 jan. 2020.
POIT, D. R. Organização de eventos esportivos. 4. ed. São Paulo: Phorte, 2006.
RAMOS, E. S. H.; VIANA, H. B. A importância da Ginástica geral na escola e seus benefícios para crianças e adolescentes. Revista Movimento & Percepção, Espírito Santo, v. 9, n. 13, p. 190-199, 2008. Disponível em: http://ferramentas.unipinhal.edu.br/movimentoepercepcao/viewarticle.php?id=210&layout=abstract. Acesso em: 14 jan. 2020.
RAMOS, J. J. Os exercícios físicos na história e na arte: do homem primitivo aos dias. São Paulo: IBRASA, 1983, p. 181-230.
REIS, A. C. A dança da vida: a experiência estética da biodança. 2012. Tese (Doutorado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
REVERDITO, R. S., et al. Competições escolares: reflexão e ação em pedagogia do esporte para fazer a diferença na escola. Pensar a prática, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 37-45, 2008. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/1207/3617. Acesso em: 14 jan. 2020.
RINALDI, I. P. B. A Ginástica como área de conhecimento na formação profissional em Educação Física: encaminhamentos para uma reestruturação curricular. 2005. Tese (Doutorado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/274939/1/Rinaldi_IedaParraBarbosa_D.pdf. Acesso em: 14 jan. 2020.
RUBIO, K. (org.). Megaeventos esportivos, legado e responsabilidade social. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007.
RUSSO, R. Do corpo usado ao corpo conhecido: uma reflexão a partir da educação física e da Ginástica. In: GAIO, R.; GOIS, A. A.; BATISTA, J. C. F. A Ginástica em questão: corpo e movimento. 2. ed. São Paulo: Phorte, 2010, p. 67-86.
SARGI, A. A., et al. A Ginástica para Todos na formação profissional em Educação Física: contribuições a partir da extensão universitária. Revista Corpoconsciência, Cuiabá-MT, v. 19, n. 3, p. 11-21, 2015. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4039/2891. Acesso em: 14 jan. 2020.
SCHIAVON, L.; NISTA-PICCOLO, V. L. A Ginástica vai à escola. Movimento - Revista de Educação Física da UFGRS, Porto Alegre, v. 13, n. 3, p. 131-150, 2007. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/3572/1971. Acesso em: 12 jan. 2020.
SOUZA, E. P. M. A Busca do auto-conhecimento através da consciência corporal: uma nova tendência, 1992. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1992. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/275256/1/Souza_ElizabethPaolielloMachadode_M.pdf. Acesso em: 14 jan. 2020.
SOUZA JÚNIOR, M. et al. Coletivo de Autores: a cultura corporal em questão. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 33, n. 2, p. 391-411, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892011000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 14 jan. 2020.
VALLE, V. S. D. et al. Effect of diet and indoor cycling on body composition and serum lipid. Arquivos brasileiros de cardiologia, São Paulo, v. 95, n. 2, p. 173-178, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2010001200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=en. Acesso em: 14 jan. 2020.
XAVIER, T. A Ginástica Rítmica na Ginástica Geral. Blog Ginástica Para Todos. São Paulo, 26 dez. 2012. Disponível em: http://ginasticageral.blogspot.com/2012/12/. Acesso em: 13 jan. 2020.
ZADRA, J. R.; CLORE, G. L. Emotion and perception: the role of affective information. Interdisciplinary Reviews: Cognitive Science, v. 2, n. 6, p. 676-685, 2011.