Unidade III

Movimento Gímnico

Selecione a seta para iniciar o conteúdo

FIQUE POR DENTRO

Daiane Garcia dos Santos (Porto Alegre, 10 de fevereiro de 1983) é uma ex-ginasta brasileira que conquistou nove medalhas de outro para o Brasil, além de medalhas de prata e bronze. Daiane, além de ser lembrada pelas suas conquistas, é lembrada, também, por ter dois movimentos ginásticos com seu nome; isso porque ela foi a primeira ginasta no mundo a realizá-los: o duplo twist carpado (ou Dos Santos I) e a evolução deste primeiro, ou seja, o duplo twist esticado/estendido (ou Dos Santos II).

Apesar de ter ficado em 6º lugar na apresentação de solo nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, Daiane dos Santos, ao som de “Brasileirinho”, performou seu segundo movimento, intitulado Dos Santos II. O link do YouTube a seguir contém a apresentação completa da ex-ginasta: https://www.youtube.com/watch?v=81hloMXvdmM. Acesso em: 15 jan. 2020.

É interessante prestar atenção na composição coreográfica da apresentação, em como a atleta se move e explora todo o tablado e realiza movimentos em compasso com o ritmo da música. Além disso, devemos pensar na escolha da música para essa apresentação: o choro “Brasileirinho” foi composto em 1947 por Waldir Azevedo (1923-1980) e representa um dos símbolos do Brasil (o samba).

Para mais informações sobre os saltos nomeados da atleta, assista ao vídeo contido no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=ex0Suj4w-x8. Acesso em: 15 jan. 2020.

REFLITA

Você sabia que a ginástica é considerada uma forma de expressão não verbal de valores, ideias, concepções, saberes e práticas sociais, devendo ser apreciada, experimentada, problematizada e transformada no contexto da Educação Física? Assim, a apreciação, a exploração e a experimentação das possibilidades corporais da ginástica devem ser desenvolvidas por meio de ações com e sem o uso de aparelhos, com a possível realização da construção de materiais alternativos (MARCASSA, 2006).

indicação de leitura

Nome do livro: Fundamentos das ginásticas

Autores: Myrian Nunomura e Mariana Harumi Cruz Tsukamoto (org.)

Editora: Fontoura (2009)

ISBN: 978-85-87114-59-4

Esse livro apresenta noções sobre o aprimoramento e os conhecimentos sobre as manifestações ginásticas. É um livro interessante, pois foi escrito por professores e técnicos que estão ativamente envolvidos na prática e na disseminação da ginástica, porém não é um livro de receitas. Os autores passam dicas de como os profissionais podem ampliar as propostas de atividades relacionadas à ginástica, além de conseguirem identificar oportunidades de aplicação dos conhecimentos para ampliar as experiências dos alunos sob uma ótica desafiante e enriquecedora. Vale a pena a leitura!

indicação de leitura

Nome do livro: Ginástica geral e Educação Física Escolar

Autor: Eliana Ayoub

Editora: Unicamp (2004)

ISBN: 852-68-0972-5

Esse livro é uma excelente ferramenta para pensarmos e discutirmos a Educação Física no contexto escolar, no sentido de superar os equívocos da maneira como a ginástica era aplicada antigamente, pensando em uma ginástica contemporânea e no desenvolvimento pessoal, social e político das crianças. Além disso, o livro apresenta um apanhado histórico da construção da ginástica na escola, com um posicionamento de ideologia pedagógica. Vale a pena a leitura!

INDICAÇÃO DE FILME

Nome do filme: A história de Gabby Douglas

Gênero: Biografia, drama

Ano: 2016

Elenco principal: Regina King, Imani Hakim e Sydney Mikayla

O filme conta a história da infância e da adolescência de Gabby Douglas, a primeira ginasta negra das Olimpíadas. Superando todas as adversidades, ela foi a primeira campeã individual das Olimpíadas e a primeira ginasta norte-americana a ganhar medalha de ouro nas competições individuais e em grupo.

INDICAÇÃO DE FILME

Nome do filme: Poder além da vida

Gênero: Drama

Ano: 2016

Elenco principal: Scott Mechlowicz, Nick Nolte e Amy Smart

O filme conta a história de Dan Millman, um ginasta adolescente que sonha em participar dos Jogos Olímpicos. Entretanto, apesar de ter tudo que um garoto da sua idade quer, ele sofre uma grave lesão que o impossibilita de seguir seu sonho. Dan conhece um misterioso estrangeiro chamado Socrates (Nick Nolte), que o ajuda a se recuperar.

Aula Concluída

Você chegou ao fim desta unidade com sucesso!

VoltarAvançar