Unidade I

O Universo da Ginástica

Selecione a seta para iniciar o conteúdo

FIQUE POR DENTRO

Muths e Jahn influenciaram a forma como a Ginástica Olímpica é realizada atualmente. Os aparelhos propostos por ambos sofreram adaptações e mudanças com o tempo, chegando ao seu formato atual. No vídeo “Por Dentro Das Olimpíadas #27 - Ginástica Artística” do canal do YouTube “Esporte Interativo”, o jornalista esportivo e youtuber Alexandre Strachan apresenta os aparelhos utilizados em competições olímpicas e explica as regras e desafios que envolvem a Ginástica. Além disso, faz um breve relato sobre a história da Ginástica Artística e sobre as conquistas brasileiras. Assista ao vídeo, acessando o link: https://www.youtube.com/watch?v=hioLPlPtjeg. Acesso em: 14 jan. 2020.

REFLITA

Na atualidade, a Ginástica está apresentada nos documentos oficiais da Educação Física. Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Ginástica está apresentada e subdividida em Ginástica geral, Ginástica de condicionamento físico e Ginástica de conscientização corporal. Essa subdivisão se deve ao fato de a Ginástica ser vista como uma unidade temática com formas de organização e significados muito diferentes.

Na BNCC, a Ginástica para Todos reúne “práticas corporais que têm como elemento organizador a exploração das possibilidades acrobáticas e expressivas do corpo, a interação social, o compartilhamento do aprendizado e a não competitividade” (BRASIL, 2017, p. 27). Já a Ginástica de condicionamento físico “se caracteriza pela exercitação corporal orientada à melhoria do rendimento, à aquisição e à manutenção da condição física individual ou à modificação da composição corporal” (BRASIL, 2017, p. 27). Por seu turno, a Ginástica de conscientização corporal reúne "práticas que empregam movimentos suaves e lentos, tal como a recorrência a posturas ou à conscientização de exercícios respiratórios, voltados para a obtenção de uma melhor percepção sobre o próprio corpo” (BRASIL, 2017, p. 28).

As Ginásticas competitivas (Ginástica acrobática, aeróbica esportiva, artística, rítmica e de trampolim), por outro lado, foram consideradas como práticas esportivas e, dessa forma, foram alocadas na unidade temática Esportes juntamente com outras modalidades técnico-combinatórias. No entendimento da BNCC, as modalidades competitivas fazem parte de um conjunto de esportes que se caracterizam pela comparação de desempenho centrada na dimensão estética e acrobática do movimento, dentro de determinados padrões ou critérios técnicos.

Reflita a forma como a Ginástica está empregada na Educação Física atualmente: as escolas e os contextos educativos nos quais você estudou ou trabalhou concebem a Ginástica como um conteúdo reduzido e utilizam-na como alongamento, aquecimento e relaxamento das práticas?

indicação de leitura

Nome do livro: Manual de Ginástica Rítmica

Editora: Porto

Autores: Eunice Lebre e Carlos Araújo

ISBN: 978-972-0-04144-9

A obra aborda como a Ginástica Rítmica é trabalhada como modalidade olímpica, apresentando os principais elementos da técnica corporal envolvida, análise dos movimentos dos cinco aparelhos oficiais (arco, bola, corda, maças e fita). Além disso, apresenta a relação entre a importância do trabalho em outras áreas, como a música e a dança; também trata da importância do balé na construção da Ginástica Rítmica. Os autores apresentam algumas propostas de intervenções em Ginástica Rítmica que podem ser realizadas na escola.

indicação de leitura

Nome do livro: Educação Física: raízes européias e Brasil

Editora: Autores Associados

Autor: Carmen Lúcia Soares

ISBN: 8574960187

Esse livro traz a discussão de como a Educação Física é uma ferramenta para a sujeição e domesticação mais eficaz da sociedade moderna, incluindo a forma como a Ginástica era e ainda é trabalhada nas escolas brasileiras. É um livro que faz o leitor pensar criticamente sobre a produção de conhecimento da Educação Física historicamente e na atualidade, voltando o olhar para a liberação desses corpos domesticados. Vale a pena a leitura.

INDICAÇÃO DE FILME

Nome do filme: Virada Radical (Stick It, nome em inglês)

Gênero: Comédia

Ano: 2007

Elenco principal: Jeff Bridges, Missy Peregrym, e Vanessa Lengies

Esse filme conta a história de Haley Graham, uma ex-ginasta que depois de ter problemas com a justiça é sentenciada a trabalhar em uma academia de ginastas de elite e coordenada por um treinador durão. O problema é que Haley odeia o trabalho, pois ele faz com que ela retorne ao mundo de regras rígidas que tenta esquecer. Além disso, ela não é bem recebida pelas outras ginastas. A trama principal acontece quando o técnico começa a treinar Haley de uma maneira peculiar para fazê-la voltar a competir.

INDICAÇÃO DE FILME

Nome do filme: No Ritmo da Vitória (Full out: the Ariana Berlin movie, nome em inglês)

Gênero: Dramas/Filme de Esporte

Ano: 2015

Elenco principal: Ana Golja, Jake Epstein, Lamar Johnson, Sarah Fisher, Art Hindle, Jennifer Beals, Ramona Milano e Trevor Flannagan-Tordjman

Esse filme, baseado em uma história real, conta a narrativa de uma ginasta talentosa de 14 anos que treinou muito para alcançar o seu objetivo: conseguir participar das olimpíadas e entrar na prestigiada universidade UCLA, para seguir sua carreira como ginasta. Antes de atingir seu objetivo, ela sofre um acidente de carro e precisa desistir dos Jogos Olímpicos. Após recuperar seus movimentos, Ariana encontra esperança no mundo do hip-hop e no atletismo universitário.

Aula Concluída

Você chegou ao fim desta unidade com sucesso!

VoltarAvançar