Conclusão

Caro(a) aluno(a), ao longo deste livro didático, foi possível visualizar que a Ginástica passou por diversas modificações desde o seu surgimento, ajustando-se de acordo com as necessidades de cada época e de cada contexto. Pode-se dizer que a Ginástica foi uma das primeiras formas sistematizadas de exercício físico, apresentando em sua origem uma característica voltada inicialmente à formação de corpos fortes para a guerra até entrar nas perspectivas higienistas, em que o exercício físico passou a ser realizado na tentativa de formar corpos saudáveis, reprimidos de vícios e hábitos que pudessem prejudicar a saúde de seus praticantes.  

Atualmente, percebe-se uma redução das preocupações relacionadas à formação de corpos fortes e saudáveis dentro das perspectivas gímnicas, passando a voltar as atenções para os grandes espetáculos relacionados aos fenômenos esportivos. No que diz respeito aos eventos esportivos, pode-se dizer que a Ginástica apresenta eventos competitivos e eventos demonstrativos, sendo possível verificar diferentes graus de liberdade, no que diz respeito à elaboração de coreografias e desenvolvimento de rotinas. Nessa perspectiva, devemos evidenciar as potencialidades de se trabalhar uma Ginástica mais demonstrativa e menos competitiva dentro do âmbito escolar, destacando as potencialidades da Ginástica para Todos durante as aulas de Educação Física.

É importante ressaltar a importância do professor de Educação Física durante o desenvolvimento dos alunos, mediante as aulas de Ginástica. Isso porque é possível visualizar uma enorme quantidade de movimentos que podem ser realizados nos mais diversos planos, eixos e níveis, permitindo um desenvolvimento tanto físico quanto mental. Essa perspectiva é evidente durante as variações de trabalho que são realizados a partir de Ginásticas de Condicionamento Físico e Ginásticas de Conscientização Corporal, permitindo que o aluno desenvolva-se fisicamente, mas também passe a ter um maior conhecimento sobre o próprio corpo, passando, então, a compreender sua relação para com todo o ambiente que o cerca.

Não obstante, é importante ressaltar a necessidade de uma sensibilidade do professor de Educação Física durante a aplicação de suas aulas. Isso é necessário, pois, embora alguns movimentos possam ser relativamente simples para alguns alunos, é preciso compreender que alguns elementos facilitadores devem ser utilizados, a fim de permitir o desenvolvimento de todos os alunos de uma turma, pois a dificuldade em realizar um movimento “formal”, não pode ser um impedimento para a realização da ginástica durante as aulas.

Por fim, pudemos destacar as potencialidades de se trabalhar a socialização e o trabalho em grupo por meio da ginástica nas aulas de Educação Física, Nesse caso, a partir de diversas atividades, acaba sendo evidenciada a necessidade de se trabalhar em grupos, com o intuito de se atingir os objetivos relacionados à prática. Uma boa forma de se trabalhar a socialização e o trabalho em grupo na escola pode ser mediante a realização de eventos, os quais trazem necessidades específicas relacionadas ao tipo de evento (festival/competição), variando o número de comissões e indivíduos envolvidos, a depender do tamanho do evento realizado.

Dessa forma, são evidentes as diversas potencialidades relacionadas à prática da Ginástica na escola, ficando a encargo do professor analisar e elaborar as melhores estratégias possíveis para tirar o maior proveito dessa modalidade esportiva dentro do âmbito escolar.

Parabéns

Você Concluiu a Disciplina!

VoltarAvançar