Unidade II

Basquetebol

Selecione a seta para iniciar o conteúdo

FIQUE POR DENTRO

O basquetebol para pessoas com deficiência foi adaptado, recebendo o nome de “basquetebol em cadeira de rodas”. O surgimento aconteceu após a Segunda Guerra Mundial, com ex-soldados do exército americano que, feridos após os confrontos, começaram a jogar em uma quadra de um hospital. A estreia da modalidade nos Jogos Paraolímpicos ocorreu em 1960, em Roma, com os homens. As mulheres participaram pela primeira vez em 1968, em Telaviv.

Para saber mais sobre esse esporte, acesse o link: <https://www.cbbc.org.br/>.

REFLITA

Durante o ensino dos conceitos táticos no basquetebol, a verbalização, por parte do aluno, sobre o que está aprendendo, torna-se uma importante ferramenta para a compreensão da dinâmica do jogo. Nesse sentido, como você pode organizar sua prática pedagógica durante o ensino dessa modalidade na escola, de modo que oportunize, ao aluno, falar suas intenções em determinadas situações?

indicação de leitura

Nome do livro: Esportes de invasão

Editora: EdUEM

Autores: Fernando Jaime González, Suraya Cristina Darido e Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira

ISBN: 978-85-7628-602-8

O livro tem, como objetivo, apresentar as modalidades de esporte de invasão: basquetebol, futebol, futsal, handebol e frisbee, de maneira educativa e didática aos professores de Educação Física que atuam em contextos educacionais, bem como possibilita que o leitor (professor de Educação Física) tenha acesso a um leque de planos de aulas que podem servir de modelo para sua atuação profissional.

indicação de leitura

Nome do livro: Manual das práticas dos esportes no Programa Segundo Tempo

Editora: EdUEM

Autores: Pablo Juan Greco, Juan Carlos Moraes, Gustavo de Conti Costa

ISBN: 978-85-7628-534-2

Esse material traz, como foco principal, o ensino dos esportes na área da educação. Ele foi organizado como suporte para o desenvolvimento das atividades do Programa Segundo Tempo (PST), vinculado ao Ministério do Esporte, que atende crianças em todo o Brasil. Além de apresentar a metodologia do PST, no final, os autores apresentam exercícios, que podem ser adotados em nossas aulas de Educação Física Escolar.

INDICAÇÃO DE FILME

Nome do filme: Coach Carter – treino para a vida

Gênero: drama

Ano: 2005

Elenco principal: Samuel L. Jackson, Rob Brown e Ashanti

Ken Carter, dono de uma loja esportiva, é convidado para ser o técnico de basquetebol de sua antiga escola, que já foi famosa no esporte e que fica em uma região de grande vulnerabilidade social. Ao aceitar, reestrutura toda a dinâmica de treinos, com um rígido regime, o que causa bastante revolta entre os jovens atletas. A barreira inicial acaba e o time passa a ter ótimos resultados. No entanto, em um determinado momento, a equipe começa a cair de rendimento e Carter descobre que seus atletas estão com problemas escolares e familiares. Para tentar reerguer o time, não só na quadra, mas também fora dela, ele toma uma atitude que surpreende a todos. É um filme inspirador, pois mostra a luta de um técnico que, por meio do esporte, tenta mudar a vida de seus jogadores, para que não sigam o caminho do fracasso. Mostra a importância das escolhas que fazemos para nosso futuro.

INDICAÇÃO DE FILME

Nome do filme: Estrada para a glória

Gênero: drama

Ano: 2004

Elenco principal: Josh Lucas, Derek Luke e Austin Nichols

O filme conta a história real da primeira equipe de basquetebol dos Estados Unidos, que teve, como atletas titulares, apenas negros. É interessante acompanhar como o treinador Don Hanskins trata dessa situação e luta contra, em um período de grande racismo. Filme emocionante, que, além de trabalhar a questão de rendimento para a busca de vitórias, demonstra a superação da discriminação racial de maneira nobre e incrível.

Aula Concluída

Você chegou ao fim desta unidade com sucesso!

VoltarAvançar