O esporte pode ser considerado um fenômeno sociocultural. Ao trabalhar com essa prática corporal, os profissionais da área devem, inicialmente, verificar em que cenário ele ocorre e que público será contemplado para, então, definir as estratégias de ensino. Nesse sentido, considerando as diferentes áreas do esporte, assinale a alternativa correta.
Na área da educação, o esporte deve ser considerado no seu aspecto de rendimento, pois possibilita buscar o máximo do aluno.
Justificativa: incorreta, pois o esporte educacional busca a participação e o ensino de todos, sem excluir os menos habilidosos.
O esporte pode ser uma importante ferramenta na área da saúde, visto que a prática esportiva objetiva o bem-estar e a qualidade de vida.
Justificativa: correta, pois a prática do esporte proporciona um condicionamento físico que permite aos praticantes sentirem-se mais dispostos para suas atividades cotidianas
O esporte na área da competição é caracterizado somente como educacional, pois tem como principal finalidade a formação para a cidadania.
Justificativa: incorreta, pois o trato com o esporte na área da competição é a busca pelo melhor desempenho e pelo máximo rendimento, selecionando os melhores atletas.
No aspecto do lazer, o trato do esporte auxilia no aumento do rigor e da cobrança das regras, sem adaptações das mesmas.
Justificativa: incorreta, pois na área do lazer o esporte precisa ter um trato lúdico e as regras podem ser adaptadas para que a prática seja prazerosa.
No esporte escolar, a seletividade e a hipercompetitividade são conceitos que estão presentes durante o ensino, com formação para o esporte de rendimento.
Justificativa: incorreto, pois, na área da educação, o ensino dos esportes precisa ser inclusivo e para todos, com formação para a cidadania.
Ao ensinar a técnica a partir do método verbal (explicação e demonstração dos exercícios), a intenção é que o aluno execute o movimento de forma correta, melhorando seus resultados, por meio da repetição, até chegar à perfeição. Em relação aos conhecimentos do ensino da técnica a partir desse método assinale a alternativa correta.
A técnica é meramente uma etapa da preparação, sendo uma das formas de obter rendimento.
Justificativa: incorreta, pois a técnica é a principal característica a ser ensinada nos esportes coletivos, dentro da perspectiva do método supracitado.
Essa metodologia também é denominada de método parcial. A principal crítica dessa forma de ensinar o esporte é a sua descontextualização.
Justificativa: correta, pois tal método também é chamado de método parcial e diversos estudos na área destacam a falta de conexão desse método no ensino da técnica e tática.
É preciso que os alunos realizem os exercícios técnicos de forma apropriada, compreendendo conjuntamente a parte tática do jogo.
Justificativa: incorreta, pois a parte tática, dentro desse método, só é apreendida após o ensino dos gestos técnicos e não conjuntamente.
Essa forma de ensino é, também, denominada de método global, em que o professor acredita que é necessário apenas ensinar a técnica.
Justificativa: incorreta, pois o método é denominado de método parcial.
Para esse método, o ensino da tática é a forma correta de se iniciar a aprendizagem dos esportes coletivos.
Justificativa: incorreta, pois, para o método parcial, o ensino da técnica precisa ser apreendido antes de se trabalhar com a parte tática.
Conforme estudado nesse tópico, percebemos que a evolução do Voleibol tornou-se cada vez mais dinâmica, cercada de características de cunho ofensivo e defensivo, as quais fazem desse esporte um campo rico de estudos, pesquisas e trabalhos de diversas áreas profissionais. Em relação às funções de cada jogador, é correto o que se afirma em:
Atacante central é um jogador que tem como características físicas a baixa estatura e a velocidade, pois sua principal função é a defesa na Zona de Defesa.
Justificativa: incorreta, pois quanto mais alto for o atacante central, melhor desempenho ele terá no bloqueio, que é sua principal função.
Líbero é um jogador coringa, pois pode efetuar o ataque sobre o bordo superior da rede e auxiliar no levantamento dentro da Zona de Ataque.
Justificativa: incorreta, pois o líbero não pode efetuar ataque acima do bordo superior da rede.
O levantador é o atleta que prepara a jogada para o ataque, por isso, o primeiro toque de bola sempre será do levantador.
Justificativa: incorreta, pois o primeiro toque não é do levantador e sim o segundo, justamente para ele organizar o ataque (terceiro toque).
O atacante ponteiro só pode atacar quando estiver na Zona de Ataque, pois tem como características uma boa velocidade e força para atacar a bola nas pontas.
Justificativa: incorreta, pois o atacante ponteiro pode usar de seu ataque também quando estiver na zona de defesa (desde que respeitada as regras).
Uma das principais características do líbero é ter habilidade para conduzir a bola em boas condições para o levantador.
Justificativa: correta, pois uma das principais funções do líbero é realizar o passe para o levantador organizar o ataque da equipe.
A partir dos indicativos sugeridos por Bojikian e Bojikian (2012), pode-se identificar uma sequência de ensino dos movimentos do Voleibol de maneira progressiva-associativa. Nesse sentido, considerando essa sequência de ensino, assinale a alternativa correta:
Aconselha-se iniciar o ensino do Voleibol com o saque, já que esse fundamento é o primeiro a ser executado no jogo, propriamente dito.
Justificativa: incorreta, pois, conforme sugerido em nosso material, inicia-se com os fundamentos da posição de expectativa e movimentação.
O saque por baixo precisa ser ensinado após o saque tipo tênis, visto que ambos se complementam em virtude da similaridade dos movimentos.
Justificativa: incorreta, pois se aconselha que seja ensinado o saque por baixo primeiro que o saque tipo tênis e ambos não possuem movimentos similares.
Somente após o ensino da defesa em pé que o professor poderá ensinar a manchete, já que a manchete é um complemento da defesa.
Justificativa: incorreta, pois a defesa em pé é um dos últimos fundamentos a serem ensinados e a manchete já precisa estar automatizada na hora de ensinar esse tipo de defesa.
O toque de bola por cima precisa ser ensinado após o fundamento posição básica, uma vez que garantirá maior precisão na situação dos jogos.
Justificativa: correta, pois, a partir da automatização da posição básica e da movimentação em quadra, que o aluno poderá se posicionar para realizar o toque de bola.
O último fundamento a ser ensinado é o bloqueio, pela complexidade do movimento e pela proximidade na situação de jogo com a cortada.
Justificativa: incorreta, pois em nossa sugestão, o último fundamento a ser ensinado é a defesa.
Sobre a execução da cortada, conforme estudado nesse tópico, podemos caracterizá-la em cinco fases: deslocamento, chamada, salto, fase aérea e queda. Considerando as fases citadas, analise as afirmativas abaixo e assinale a correta.
O levantamento não influencia na fase de deslocamento da cortada.
Justificativa: incorreta, pois o deslocamento acontece em função do levantamento.
A chamada acontece após o salto, quando o tronco estará inclinado para frente e os braços estendidos para trás do corpo.
Justificativa: incorreta, pois a chamada antecede a fase do salto.
O ataque à bola, na fase aérea, deve ocorrer no ponto mais alto do salto, aproveitando os movimentos dos braços, com a ajuda do tronco.
Justificativa: correta, pois é com o auxílio dos braços e no ponto mais alto do salto que o atleta executa a batida na bola.
No salto, o tronco estará inclinado para frente, com os braços estendidos para trás do corpo e as pernas flexionadas a aproximadamente 90º.
Justificativa: incorreta, pois o salto é executado com rápida extensão das pernas e não flexão.
Após a batida na bola, com o corpo flexionado para frente, a queda ocorre com o calcanhar dos pés tocando o solo por primeiro.
Justificativa: incorreta, pois na queda é preciso que a ponta de pé tenha o primeiro contato com o solo.
As regras servem para nortear a dinâmica de jogo e conduzir a vitória de maneira mais ética possível. Nesse sentido, levando em consideração as regras do basquetebol, analise as afirmativas seguintes e assinale a alternativa correta:
No basquetebol, o tempo é considerado uma variável secundária durante a dinâmica de jogo.
Justificativa: Incorreta, pois o jogo de basquetebol somente acontece em função do tempo, por isso a importância do cronômetro.
A bola pode ser considerada viva, mesmo com o tempo de jogo já encerrado.
Justificativa: Correta, pois, após o apito final do oficial, encerrando a partida, a bola pode ser considerada viva e entrar na cesta, caso tenha sido arremessada antes.
As equipes de basquetebol podem ser compostas por 12 jogadores, sendo seis titulares em quadra e seis reservas.
Justificativa: Incorreta, pois em quadra só são permitidos cinco jogadores por equipe.
Qualquer infração da regra é considerada uma violação, e a penalidade são lances livres.
Justificativa: Incorreta, pois as violações acarretam na perda de posse de bola e não em lances livres.
As faltas individuais dos atletas de um time são acumulativas, porém não interferem na dinâmica do jogo.
Justificativa: Incorreta, pois, a partir da quarta falta individual de uma equipe, a equipe adversária passa a realizar lances livres.
As subdivisões dos fundamentos do basquetebol, estudadas neste subtópico, são: domínio de corpo; manejo de bola; drible; arremessos e rebotes. Nesse sentido, levando em consideração tal subdivisão e as características de cada fundamento, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
No domínio de corpo, encontramos a posição básica de equilíbrio simétrico, que se caracteriza pela posição dos pés: um mais à frente do outro.
Justificativa: Incorreta, pois, na posição básica de equilíbrio simétrico, os pés devem estar paralelos um ao outro.
O drible alto é executado, na maioria das vezes, em situações em que há marcador adversário próximo, o que facilita a proteção da bola.
Justificativa: Incorreta, pois o drible alto tem sua execução em jogadas rápidas, como contra-ataques, em que o atleta não está sofrendo marcação próxima.
Os passes podem ser classificados em: passe de peito, passe quicado, passe acima da cabeça, passe bandeja, passe de ombro e passe gancho.
Justificativa: Incorreta, pois a bandeja não é um tipo de passe e, sim, de arremesso.
O gancho é considerado um arremesso bastante utilizado em contra-ataques e sua caracterização de movimentos é similar ao passe gancho.
Justificativa: Correta, pois o gancho é executado seguindo os mesmos movimentos básicos do passe gancho, e sua realização se dá, na maioria das vezes, em contra-ataques rápidos.
O rebote defensivo tem, como principal objetivo, a finalização da cesta em campo no momento mais alto do salto.
Justificativa: Incorreta, pois o rebote defensivo visa à recuperação da posse de bola do time defensor.
Situações táticas do basquetebol são todas as ações de ataque ou defesa que acontecem no coletivo ou no individual. Nesse sentido, considerando o conteúdo exposto sobre sistema tático ofensivo e sistema tático defensivo, analise as afirmativas seguintes e assinale a correta:
O sistema ofensivo de quatro abertos é uma solução para equipes que têm muitos atletas altos e de forte contato físico.
Justificativa: Incorreta, pois o sistema de quatro abertos se constitui de uma alternativa para equipes que não possuem atletas altos que podem exercer a função de pivô.
No sistema defensivo individual, cada atleta fica responsável por marcar em um determinado espaço da quadra.
Justificativa: Incorreta, pois no sistema defensivo individual a marcação acontece homem a homem, isto é, cada jogador é responsável por um adversário, em específico.
Nos sistemas por zona, cada defensor precisa cuidar e marcar um espaço da quadra, prestando atenção também na localização da bola.
Justificativa: Correta, pois na marcação por zona, para além de marcar quem está no seu espaço, o defensor precisa ficar atento à cobertura.
A defesa sob pressão é um tipo de sistema por zona, que acontece na quadra, inteira ou em três quartos.
Justificativa: Incorreta, pois a defesa sob pressão pode ser tanto individual como por zona, sendo desenvolvida em quadra inteira, três quartos da quadra ou meia quadra.
O sistema de defesa misto se caracteriza pela marcação individual, na qual cada defensor é responsável por um atleta adversário.
Justificativa: Incorreta, pois nesse sistema defensivo há uma mescla entre individual e por zona, com, no máximo, até dois jogadores realizando a marcação individual e os demais, por zona.
Durante sua intervenção no contexto da escola, ao ensinar o basquetebol, muitos cuidados precisam ser considerados para o sucesso de sua atuação. Nesse sentido, em relação à prática do professor dentro da escola, analise as afirmações seguintes e assinale a correta.
Ao ensinar basquetebol, o professor precisa considerar somente os movimentos técnicos.
Justificativa: incorreta. No momento seguinte à chegada do futebol no Brasil, apenas os membros da elite podiam praticar o esporte.
O Brasil é o único país que participou de todas as Copas do Mundo e também o único país hexacampeão dessa competição.
Justificativa: incorreta. O Brasil possui o pentacampeonato da Copa do Mundo.
O primeiro clássico do futebol brasileiro foi realizado entre os clubes paulistas Corinthians e São Paulo, com vitória da equipe do Corinthians, por 3 a 2.
Justificativa: incorreta. O primeiro clássico do futebol brasileiro, conhecido atualmente como FLA-FLU, foi realizado entre os clubes cariocas Flamengo e Fluminense.
O The Bangu Athletic Club (1904) foi o primeiro clube formado por trabalhadores no Brasil, imigrantes ingleses funcionários da Companhia Progresso Nacional.
Justificativa correta. O The Bangu Athletic Club foi o primeiro clube formado por trabalhadores no Brasil, que eram imigrantes oriundos da Inglaterra que trabalhavam na Companhia Progresso.
As primeiras regras uniformizadas do futebol moderno surgiram em 1904, com a criação da Federação Internacional de Futebol (FIFA).
Justificativa: incorreta. As primeiras regras uniformizadas do futebol moderno surgiram em 1848, na Universidade de Cambridge, Inglaterra.
O futebol moderno surgiu no século 19, na Inglaterra, e desde então se disseminou por todo o mundo. Com relação a esse fenômeno esportivo, social, cultural e econômico, assinale a alternativa correta:
Com a chegada do futebol no Brasil, no final do século 19, o esporte teve um cunho popular, sendo que os primeiros praticantes foram os membros da classe operária.
Justificativa: incorreta. No momento seguinte à chegada do futebol no Brasil, apenas os membros da elite podiam praticar o esporte.
O Brasil é o único país que participou de todas as Copas do Mundo e também o único país hexacampeão dessa competição.
Justificativa: incorreta. O Brasil possui o pentacampeonato da Copa do Mundo.
O primeiro clássico do futebol brasileiro foi realizado entre os clubes paulistas Corinthians e São Paulo, com vitória da equipe do Corinthians, por 3 a 2.
Justificativa: incorreta. O primeiro clássico do futebol brasileiro, conhecido atualmente como FLA-FLU, foi realizado entre os clubes cariocas Flamengo e Fluminense.
O The Bangu Athletic Club (1904) foi o primeiro clube formado por trabalhadores no Brasil, imigrantes ingleses funcionários da Companhia Progresso Nacional.
Justificativa correta. O The Bangu Athletic Club foi o primeiro clube formado por trabalhadores no Brasil, que eram imigrantes oriundos da Inglaterra que trabalhavam na Companhia Progresso.
As primeiras regras uniformizadas do futebol moderno surgiram em 1904, com a criação da Federação Internacional de Futebol (FIFA).
Justificativa: incorreta. As primeiras regras uniformizadas do futebol moderno surgiram em 1848, na Universidade de Cambridge, Inglaterra.
No futsal e no futebol, há grande semelhança dos conceitos inerentes à dimensão técnica. Diferentemente das regras, superfície de jogo, estrutura das equipes e outras características individuais de cada modalidade, a forma como são jogadas é muito similar. Com relação a isso, assinale a alternativa que apresenta a informação correta acerca da dimensão técnica:
A capacidade de saber gerenciar os problemas que são vivenciados durante o jogo (“por que” e “quando” tomar determinada decisão) constitui a dimensão técnica do esporte.
Justificativa: incorreta. Essa capacidade constitui a dimensão tática do esporte.
As habilidades motoras específicas, também conhecidas como “fundamentos técnicos”, não estão presentes nas duas fases do jogo (ofensiva e defensiva).
Justificativa: incorreta. Os fundamentos técnicos estão presentes nas duas fases do jogo. Entretanto, alguns são mais característicos da fase ofensiva como “chute” e “drible” e outros da fase defensiva como “desarme” e “técnicas de goleiro”.
São fundamentos técnicos realizados no jogo de futebol: domínio, passe, drible e arremesso.
Justificativa: incorreta. Arremesso não é considerado um fundamento técnico do futebol.
São consideradas ações que compõem o fundamento “técnicas de goleiro”: pegada rasteira, baixa, média e alta, pegadas laterais, defesa de mãos trocadas e defesa com os punhos.
Justificativa: correta. Essas ações específicas constituem o fundamento “técnicas de goleiro”.
O fundamento “cabeceio” é o ato de tocar a bola com a cabeça, impulsionando-a. Assim como a habilidade de chutar, o cabeceio só possui fins ofensivos.
Justificativa: incorreta. Os fundamentos “chute” e “cabeceio” podem possuir finalidades defensivas.
Desde a criação das regras do futebol moderno, diversos modelos de sistemas táticos foram utilizados com o intuito de organizar as posições e funções dentro de campo, bem como, facilitar o gerenciamento dos espaços de jogo. Nesse sentido, assinale a alternativa que melhor define o sistema “clássico” ou de “pirâmide”:
O sistema “clássico” é constituído por um goleiro, três defensores, três meias e quatro atacantes.
Justificativa: incorreta. O sistema clássico é constituído por um goleiro, dois defensores, três meias e cinco atacantes.
A ocupação dos três setores do campo (defensivo, intermediário e ofensivo) permitiu a transição de um jogo individualizado para um jogo mais coletivo.
Justificativa: correta. A proposta de um jogo com mais coletividade e mais passes representa de maneira adequada a proposta do sistema clássico.
A utilização desse sistema permitiu o aumento da realização de jogadas ofensivas individualizadas, principalmente por meio da realização de dribles.
Justificativa: incorreta. Esse sistema permitiu a diminuição da realização de jogadas individuais, favorecendo a troca de passes entre a equipe.
O sistema “clássico”, também conhecido como “pirâmide”, foi pouco utilizado e não representou uma revolução na organização tática da época.
Justificativa: incorreta. Esse sistema foi utilizado predominantemente por cerca de 50 anos e representou uma revolução na organização tática da época, por permitir uma melhor divisão dos jogadores dentro do espaço de jogo.
Na tentativa de implantar o sistema “clássico”, equipes passaram a trocar uma menor quantidade de passes, em função da regra ser muito similar à do rugby.
Justificativa: incorreta. Pelo contrário, as equipes passaram a realizar um número superior de passes e a progredir ofensivamente de maneira mais coletiva.
Os princípios pedagógicos para o ensino do futebol, propostos pelo professor João Batista Freire em seu livro Pedagogia do futebol, possibilitam um direcionamento acerca do papel do professor enquanto agente de transmissão do conhecimento esportivo. Considerando as definições e objetivos dos quatro princípios propostos, assinale a alternativa correta:
O princípio “ensinar futebol a todos” refere-se a um ensino que possibilite a transmissão de valores sociais e culturais por meio de brincadeiras.
Justificativa: incorreta. Essa definição é compatível com o princípio pedagógico “ensinar mais do que futebol a todos”.
O princípio “ensinar a gostar do esporte” possibilita, ao aluno, adotar comportamentos saudáveis associados à atividade física ao longo de sua vida.
Justificativa: correta. O princípio pedagógico “ensinar a gostar do esporte” permite que os alunos adquiram o gosto pela prática esportiva e possam adotá-la ao longo de suas vidas, mantendo hábitos mais saudáveis.
O princípio “ensinar mais do que futebol a todos” refere-se a um ensino que garanta que o aluno aprenda os conhecimentos técnicos e táticos necessários para jogar bem.
Justificativa: incorreta. Essa definição é compatível com o princípio pedagógico “ensinar bem futebol a todos”.
O princípio “ensinar a gostar do esporte” está associado à capacidade de o professor ensinar a qualquer aluno o mínimo necessário para conseguir jogar um bom futebol.
Justificativa: incorreta. Essa definição é compatível com o princípio pedagógico “ensinar bem futebol a todos”.
O princípio “ensinar bem futebol a todos” considera que tanto os mais habilidosos quanto os menos habilidosos recebam os mesmos estímulos de aprendizagem.
Justificativa: incorreta. Os alunos com diferentes níveis de aprendizagem devem receber estímulos distintos. Ainda, essa definição se assemelha mais ao princípio pedagógico “ensinar futebol a todos”.
1) O handebol foi oficialmente reconhecido como esporte em 1920 e, desde então, disseminou-se por todo o mundo. Com relação aos aspectos históricos dessa modalidade, assinale a alternativa correta:
a) As regras e a forma de jogar o handebol deram origem a outras modalidades esportivas, como o rugby e o futebol.
Justificativa: incorreta. O rugby e o futebol foram reconhecidos como esportes antes do handebol. Entretanto, a história dessas três modalidades possui alguns jogos pré-desportivos em comum.
b) Em 1952, o handebol foi oficialmente apresentado ao Brasil pelo professor francês Auguste Listello, durante curso para professores em Santos, São Paulo.
Justificativa: correta. Em sua passagem pela Associação dos Professores de Educação Física em Santos, São Paulo, o professor Auguste introduziu o handebol, e a popularização da modalidade pelo país se deu, majoritariamente, pelo ensino nas escolas.
c) O handebol de campo era jogado por dois times constituídos por 10 jogadores cada e o handebol de quadra era jogado por dois times constituídos por 7 jogadores cada.
Justificativa: incorreta. O handebol de campo era jogado por dois times constituídos por 11 jogadores cada.
d) A prática de handebol no Brasil é considerada recente em comparação com outros esportes coletivos. A colônia de imigrantes japoneses introduziu o handebol de campo, inicialmente em São Paulo, em meados da década de 1930.
Justificativa: incorreta. A colônia de imigrantes alemães introduziu o handebol de campo, inicialmente em São Paulo, em meados da década de 1930.
e) O primeiro evento esportivo organizado pela CBHb foi o I Campeonato Mundial de Handebol (1950). Desde então, o handebol se tornou um fenômeno no cenário mundial.
Justificativa: incorreta. O primeiro evento esportivo organizado pela CBHb foi a I Taça Brasil de Clubes (1980). Desde então, o handebol brasileiro se tornou mais organizado, iniciando-se a sua inserção no cenário mundial.
1) O handebol foi oficialmente reconhecido como esporte em 1920 e, desde então, disseminou-se por todo o mundo. Com relação aos aspectos históricos dessa modalidade, assinale a alternativa correta:
a) As regras e a forma de jogar o handebol deram origem a outras modalidades esportivas, como o rugby e o futebol.
Justificativa: incorreta. O rugby e o futebol foram reconhecidos como esportes antes do handebol. Entretanto, a história dessas três modalidades possui alguns jogos pré-desportivos em comum.
b) Em 1952, o handebol foi oficialmente apresentado ao Brasil pelo professor francês Auguste Listello, durante curso para professores em Santos, São Paulo.
Justificativa: correta. Em sua passagem pela Associação dos Professores de Educação Física em Santos, São Paulo, o professor Auguste introduziu o handebol, e a popularização da modalidade pelo país se deu, majoritariamente, pelo ensino nas escolas.
c) O handebol de campo era jogado por dois times constituídos por 10 jogadores cada e o handebol de quadra era jogado por dois times constituídos por 7 jogadores cada.
Justificativa: incorreta. O handebol de campo era jogado por dois times constituídos por 11 jogadores cada.
d) A prática de handebol no Brasil é considerada recente em comparação com outros esportes coletivos. A colônia de imigrantes japoneses introduziu o handebol de campo, inicialmente em São Paulo, em meados da década de 1930.
Justificativa: incorreta. A colônia de imigrantes alemães introduziu o handebol de campo, inicialmente em São Paulo, em meados da década de 1930.
e) O primeiro evento esportivo organizado pela CBHb foi o I Campeonato Mundial de Handebol (1950). Desde então, o handebol se tornou um fenômeno no cenário mundial.
Justificativa: incorreta. O primeiro evento esportivo organizado pela CBHb foi a I Taça Brasil de Clubes (1980). Desde então, o handebol brasileiro se tornou mais organizado, iniciando-se a sua inserção no cenário mundial.
2) Para Almeida e Dechechi (2012), a técnica é a resposta motora aplicada a uma determinada situação presente no jogo. Essa técnica precisa ser executada de forma correta e eficaz para que o objetivo seja alcançado. Acerca das técnicas de ataque no handebol, assinale a alternativa correta:
a) São consideradas técnicas de ataque: passe, arremesso, drible e deslocamento básico.
Justificativa: incorreta. Deslocamento básico não é considerado uma técnica de ataque.
b) O arremesso pode ser subdividido em: apoiados e em suspensão. São tipos de arremesso: de ombro, de quadril, por cobertura e com efeito.
Justificativa: correta. Os arremessos podem ser realizados em contato com o solo (apoiados) ou sem contato com o solo (suspensão). Ainda, podem ser realizados de quatro formas distintas: de ombro, de quadril, por cobertura e com efeito.
c) São consideradas técnicas de ataque: recepção, empunhadura, arremesso e impedimento.
Justificativa: incorreta. Impedimento não é considerado uma técnica de ataque.
d) A empunhadura deve permitir que o defensor se movimente em todas as direções possíveis, não restringindo qualquer comportamento defensivo.
Justificativa: incorreta. A empunhadura é uma ação técnica ofensiva, já que o jogador que a realiza tem a posse da bola.
e) A recepção é realizada, normalmente, com apenas uma das mãos. Entretanto, jogadores de um nível mais elevado de desempenho (atletas) tendem a realizar a ação com as duas mãos.
Justificativa: incorreta. A recepção é realizada habitualmente com as duas mãos. Entretanto, jogadores de um nível mais elevado de desempenho (atletas) tendem a realizar a ação com apenas uma das mãos (STEIN; FEDERHOFF, 1981).
3) O handebol possui conceitos táticos individuais e coletivos específicos que constituem a modalidade. Com relação ao comportamento ofensivo das equipes, assinale a alternativa correta:
a) A organização espacial e o comportamento coletivo ofensivo dependem das linhas e zonas que os jogadores irão ocupar. Na quadra, existem cinco linhas e duas zonas ofensivas.
Justificativa: incorreta. Na quadra de handebol existem duas linhas e cinco zonas ofensivas.
b) Para Simões (1980), a progressão em ataque pode ser dividida em quatro momentos: a) contra-ataque direto, b) contra-ataque indireto, c) desorganização e descanso, e d) aplicação do sistema ofensivo.
Justificativa: incorreta. Para Simões (1980), a progressão em ataque pode ser dividida em quatro momentos: a) contra-ataque direto, b) contra-ataque sustentado, c) organização e descanso, e d) aplicação do sistema ofensivo.
c) São princípios táticos fundamentais ofensivos do handebol: acompanhar a bola e o atacante de sua responsabilidade e progredir em direção ao gol.
Justificativa: incorreta. Acompanhar a bola e o atacante de sua responsabilidade é um princípio tático fundamental defensivo.
d) O contra-ataque direto (simples) é o primeiro momento ofensivo. Essa é a melhor oportunidade de surpreender a equipe adversária sem que esta esteja bem organizada defensivamente.
Justificativa: correta, o ataque direto é o mais rápido e o que envolve menos passes, impedindo que a equipe adversária consiga se organizar defensivamente.
e) O jogo de handebol é constituído por sete posições: goleiro, volantes (esquerdo, central e direito), meias (direito e esquerdo) e pivô. Os jogadores que ocupam cada uma dessas posições possuem funções e espaços de atuação específicos.
Justificativa: incorreta. As sete posições são: goleiro, armadores (esquerdo, central e direito), pontas (direito e esquerdo) e pivô.
4) É necessário que o ensino, a partir do jogo, englobe aspectos inerentes à tática individual e coletiva, considerando estratégias de organização em cada uma das fases do jogo. Acerca das linhas gerais de intervenção em cada uma das idades/níveis de desenvolvimento (4) propostos pela Confederação Alemã de Handebol (CAHb), assinale a alternativa correta:
a) No nível 1 (até 12 anos) os alunos devem praticar em uma posição específica, objetivando desenvolver a capacidade de jogar contra diferentes sistemas.
Justificativa: incorreta. No nível 1, os alunos devem vivenciar todas as posições do handebol e devem jogar para aprender, sem imposições.
b) No nível 2 (13/14 anos), os alunos devem praticar sem especializar posições e receber uma formação motora global.
Justificativa: correta. No nível 2, os alunos devem passar pela introdução à capacidade de jogar, vivenciando um amplo repertório motor.
c) No nível 4 (15/16 anos), os alunos devem iniciar a especialização nas posições, desenvolvendo os conceitos táticos individuais.
Justificativa: incorreta. Essa definição está associada ao nível 3, que representa as idades de 15 e 16 anos.
d) No nível 3 (15/16 anos), os alunos devem receber uma formação motora global e, como princípio básico, deve adotar o “jogar para aprender”, sem imposições.
Justificativa: incorreta. No nível 3 (15/16 anos), os alunos devem iniciar a especialização nas posições e desenvolver os conceitos táticos individuais em cada uma.
e) No nível 1 (até 12 anos), os alunos devem desenvolver a tática individual dentro das posições e jogar com imposições táticas.
Justificativa: incorreta. No nível 1 (até 12 anos), os alunos não devem se aprofundar em conceitos táticos específicos de cada posição e devem “jogar para aprender”, sem imposições.