Unidade I

Voleibol

Selecione a seta para iniciar o conteúdo

REFLITA

Imagine um possível contexto de atuação, observando a realidade da sua cidade, para a área da Educação. Que atividades podem ser estruturadas utilizando o esporte como um meio para o desenvolvimento motor dos alunos?

FIQUE POR DENTRO

É importante que nas aulas de Educação Física, em especial, nas de Educação Infantil (primeiro contato com o professor da área), sejam desenvolvidas, com responsabilidade, dentre as diferentes dimensões, as capacidades físicas do aluno. Para o ensino dos esportes, de maneira em geral, é necessário que o repertório motor dos alunos tenha sido trabalhado de forma satisfatória, possibilitando, então, uma aprendizagem significativa de qualquer modalidade em termos técnicos, viabilizando, também, melhor eficácia na aprendizagem tática do esporte em questão. Mas, para que haja uma aprendizagem desde cedo, o ensino precisa ser lúdico e global, com atividades prazerosas e que tenham um objetivo. Para saber mais sobre esse assunto, acesse o link disponível em: <https://blogeducacaofisica.com.br/12-atividades-na-educacao-infantil/>.

FIQUE POR DENTRO

O Voleibol é uma adaptação americana do jogo alemão conhecido como faustball (faust em alemão significa punho) que, aqui no Brasil, é chamado de Punhobol. O Punhobol tem seu jogo estruturado desde 1893, na Alemanha. Essa forma de jogo é considerada a precursora da estrutura do formato do jogo de voleibol. Para saber mais sobre esse esporte, acesse o link disponível em: <https://www.cbdt.com.br/>.

REFLITA

Nas aulas de Educação Física escolar são destinadas, em média, oito aulas por bimestre e, em cada bimestre, o professor pode ensinar, conforme seu planejamento curricular, um conteúdo em específico. Nesse sentido, considerando essas oito aulas para uma turma de 7º ano do Ensino fundamental, tendo em vista que se deve contemplar as cinco fases do processo metodológico, quantos fundamentos do voleibol o professor ensinará?

indicação de leitura

Nome do livro: Voleibol Escolar: da iniciação ao treinamento.

Editora: Editora Ulbra

Autor: Joarez Santini

ISBN: 978-85-7528-180-2

Nesse livro você poderá conhecer uma das diversas metodologias adequadas para o ensino do Voleibol, por meio de exercícios educativos e formativos que visam a compreensão e a manutenção da aprendizagem das habilidades motoras desprendidas nessa modalidade esportiva, sempre lembrando da necessidade de trabalhar as tarefas elencadas aos alunos com os elementos básicos do jogo. Também traz reflexões sobre o Voleibol enquanto conteúdo da Educação Física escolar e como você pode incentivar seus alunos a praticar esse esporte, podendo até formar equipe de competição.

indicação de leitura

Nome do livro: Esportes de Marca e com Rede divisória ou Muro/Parede de Rebote.

Editora: EdUEM

Autores: Fernando Jaime González, Suraya Cristina Darido e Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira

ISBN: 978-85-7628-603-5

Esse rico material, organizado por autores reconhecidos no campo da Educação Física escolar, apresenta diferentes modalidades esportivas da família dos esportes com rede divisória ou parede de rebote. A leitura desse livro é importante, pois você pode conhecer outro olhar sobre o Voleibol, entendendo-o como um esporte que se assemelha com outros que têm como objetivo arremessar, lançar ou rebater a bola ou a peteca em direção à quadra adversária (sobre a rede ou contra uma parede). A compreensão da lógica do jogo dentro dessas modalidades pode facilitar a aprendizagem de outras que são classificadas como as tratadas aqui, possibilitando aos alunos uma transferência dos conhecimentos de uma para as outras.

INDICAÇÃO DE FILME

Nome do filme: Ouro, suor e lágrimas

Gênero: Documentário

Ano: 2015

Elenco principal: Bernardinho, José Guimarães, Dani Lins, Giba, Lucão.

O filme aqui indicado é um curta metragem que possibilita conhecer a rotina e os bastidores das seleções brasileiras de Voleibol, feminina e masculina, bem como o percurso dos principais técnicos na década mais vitoriosa da modalidade. Mostra o dia-a-dia dos atletas, suas conquistas e superações, dando ênfase para a seleção feminina, que soube aproveitar das derrotas para conquistar o tão sonhado ouro na Olimpíada de Pequim, em 2008. Ótimo filme para mostrar como as seleções de alto rendimento buscam manterem-se no topo do esporte de elite.

INDICAÇÃO DE FILME

Nome do filme: O grande desafio

Gênero: Drama

Ano: 2007

Elenco principal: Denzel Washington, Forest Whitaker e Nate Parker.

Esse filme apresenta a história real do professor Melvin Tolson do Wiley College - Texas, que soube motivar um grupo de alunos, desestimulados e pouco acreditados pelo corpo docente, a participar de um campeonato de debates na Universidade de Harverd. Para tal façanha, o professor precisou usar de toda a sua criatividade e de métodos nada convencionais. O filme possibilita refletir sobre nossa atuação profissional enquanto docentes e dos condicionantes que estão por trás do contexto da escola. Também mostra o quanto nossa prática pedagógica pode se tornar um ação positiva ou negativa na vida dos alunos.

Aula Concluída

Você chegou ao fim desta unidade com sucesso!

VoltarAvançar