Prezado(a) aluno(a), seja bem-vindo(a)! Este material foi elaborado com o fim de potencializar sua aprendizagem a respeito de algumas práticas corporais da família dos esportes coletivos. Nossa ideia é diversificar a aquisição de modalidades esportivas, que podem ser trabalhadas e ressignificadas dentro do contexto escolar.
Neste livro, você perceberá que, ao longo de cada unidade, serão apresentados conhecimentos e saberes sobre diferentes modalidades esportivas coletivas, que também podem ser chamadas de esportes com rede divisória ou de invasão. Tal ação aumenta o repertório de conteúdos discutidos e explorados na sua formação profissional, bem como possibilita novos olhares para a sua atuação no campo da Educação Física.
Classificamos, como esportes coletivos, todas as modalidades que exigem, pela sua estrutura e dinâmica, e a coordenação das intervenções de duas ou mais pessoas para o desenvolvimento da ação do jogo. Nesse sentido, aqui, você conhecerá e aprofundará seus saberes em cinco modalidades esportivas coletivas, em específico: voleibol, basquetebol, futebol, futsal e handebol.
Faz-se importante compreender que todas as modalidades que você estudará neste material possuem características comuns (passe, estruturação do espaço, estratégias de ataque e defesa, decisões em grupo, desenvolvimento de valores, entre outras). Esperamos que consiga identificá-las, para assim construir caminhos que as interliguem durante o processo de ensino e aprendizagem desses esportes.
Na primeira unidade, você conhecerá a modalidade dos esportes coletivos considerada um esporte com rede divisória: o voleibol. Ressalta-se que os esportes com rede divisória são modalidades que trabalham arremesso, lance ou batida na bola ou peteca, em direção à quadra oposta, sobre uma rede que divide os lados adversários, na tentativa que o rival não consiga devolvê-la, ou a devolva fora da quadra adversária, ou minimamente, tenha dificuldades para devolvê-la. No caso do voleibol, é necessário rebater uma bola, que possui confecção própria para a modalidade.
Posteriormente, nas demais unidades, trataremos de algumas modalidades coletivas que também estão classificadas como esportes de invasão: basquetebol, futebol, futsal e handebol. Os esportes de invasão são caracterizados pelo fato de que as equipes precisam ocupar o setor da quadra/campo defendido pelo adversário para marcar pontos – gols, cestas ou touchdown – e, ao mesmo tempo, precisam proteger a própria meta. Pode-se perceber, entre tantas semelhanças, que as equipes jogam em quadras ou campos retangulares. Em uma das linhas de fundo ou num dos setores ao fundo, encontra-se a meta a ser atacada e, na outra linha ou setor de fundo, a que deve ser defendida. Ter a posse de bola é outra necessidade fundamental para atacar a meta do adversário e criar condições para alcançar o objetivo final.
Em todas as unidades você poderá viajar pelo mundo de cada esporte que será abordado, conhecendo sua história, principais movimentos técnicos, suas regras oficiais, os conhecimentos táticos que estruturam a dinâmica do jogo e, especialmente, como podem ser abordados nas aulas de Educação Física escolar. O esporte é uma das temáticas da cultura corporal de movimento e, atualmente, tem se configurado como uma das manifestações culturais mais propagadas em todo o mundo, seja para a prática cotidiana, no seio de variadas comunidades e pessoas, ou para o âmbito do espetáculo.
Sendo assim, diante da necessidade de estudarmos, problematizarmos e vivenciarmos as múltiplas manifestações do esporte, na perspectiva de transcender os conhecimentos rasos e equivocados que muitos esportes possuem na nossa sociedade, convidamos você a mergulhar com atenção nas quatro unidades que engendram este material, na busca por reflexões e apontamentos para sua formação e desenvolvimento profissional. Vamos à leitura?