Conclusão

Prezado(a) aluno(a), neste material foram abordados conteúdos associados às práticas corporais denominadas “Esportes coletivos”, que compõem o repertório de intervenção do(a) professor(a) de Educação Física no âmbito escolar. Ao longo das quatro unidades que compõem o livro, buscamos possibilitar o conhecimento, reflexão e aprendizagem de aspectos relativos às modalidades voleibol (Unidade I), basquetebol (Unidade II), futebol e futsal (Unidade III) e handebol (Unidade IV).

Na primeira unidade, apresentamos as características fundamentais dos esportes coletivos, as dimensões que os constituem (rendimento, educacional e de participação), sua importância no campo da Educação Física Escolar e os principais métodos de ensino empregados. Ainda, foram abordados os atributos históricos e organizacionais do voleibol, bem como as ferramentas didáticas e metodológicas utilizadas no processo de aprendizagem dessa modalidade.

Em seguida, nas unidades dois, três e quatro tratamos dos esportes de invasão, modalidades que caracterizam-se pelo confronto de equipes em um espaço comum, em que há a busca pela proteção do seu território e conquista do território adversário, no intuito de marcar pontos ou gols.  Foram apresentados o basquetebol, futebol, futsal e handebol, seus aspectos históricos, sociais, organizacionais (regras oficiais, fundamentos e princípios técnico-táticos) e didáticos (estratégias de intervenção e avaliação da aprendizagem).

Neste material, objetivamos abordar o universo constituído pelos esportes coletivos e a importância de um ensino de qualidade, considerando as dimensões conceitual, procedimental e atitudinal, propiciando, assim, a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos acerca das particularidades de cada uma das modalidades apresentadas.  Ressaltamos que o ensino dos esportes coletivos durante as aulas de Educação Física escolar possibilita um leque de oportunidades, que podem estimular a interação, a cooperação, a autonomia, o respeito, a perseverança, entre outras virtudes e capacidades das pessoas que os praticam.

Chegamos ao fim do livro, porém há, ainda, um mar de conhecimentos a ser explorado! Os livros, filmes e materiais complementares sugeridos ao longo de todas as unidades contêm informações valiosas, que poderão ser utilizadas por você, futuro(a) professor(a), no dia a dia das aulas de Educação Física. Seja curioso(a) e persista na busca pelo saber! Agradecemos todo o tempo e atenção dedicados a este material, esperando que possa contribuir grandemente para a sua atuação profissional. Bons estudos e até a próxima.

Parabéns

Você Concluiu a Disciplina!

VoltarAvançar