Referências

ALMEIDA, A. G. de; DECHECHI, C. J. Handebol: conceitos e aplicações. Barueri - SP: Manole, 2012.

ALVES, N.; CARRANO, P. C.; GARCIA, R. L. Bate-bola inicial. In: CARRANO, P. C. et al. (Org.). Futebol: paixão e política. Rio de Janeiro: DP&a, 2000.

BARROSO, A. L. R.; DARIDO, S. C. Voleibol escolar: uma proposta de ensino nas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal do conteúdo. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 179-94, abr./jun. 2010.

BASTOS, L. A. N. Proposta de testes para avaliação de praticantes de handebol. 2010. (28 f.). Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, Rio Claro, Brasil.

BELLO, N.; ALVES, U. S. Futsal: conceitos modernos. São Paulo: Phorte, 2008.

BIZZOCCHI, C. O voleibol de alto nível: da iniciação à competição. Barueri: Manole, 2004.

BOJIKIAN, J. C. M.; BOJIKIAN, L. P. Ensinando voleibol. 5. ed. São Paulo: Phorte Editora, 2012.

BORGES, R.; DINIZ, I. Voleibol. In: GONZÁLEZ, F. J.; DARIDO, S. C.; OLIVEIRA, A. A. B. de. (Org.). Esportes de marca e com rede divisória ou muro/parede de rebote. Maringá: Eduem, 2017, p. 253-307.

BRASIL. Lei nº 9.615, de 24 de março de 1998. Institui normas gerais sobre desporto e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9615consol.htm>. Acesso em: 20 set. 2018.

BUNKER, D.; THORPE, R. A model for the teaching of games in secondary schools. Bulletin of Physical Education, v. 1, n. 18, p. 5-8, 1982.

CARUZZO, N. M.; VIEIRA, S. V.; XAVIER, R. F. Esportes coletivos: voleibol. Maringá: UniCesumar, 2018.

CASTELO, J. Futebol modelo técnico-táctico do jogo: identificação e caracterização das grandes tendências evolutivas das equipas de rendimento superior. Lisboa: Faculdade de Motricidade Humana, 1994, v. 1, 379 p.

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BASKETBALL. Regras oficiais do Basquetebol. 2017. Disponível em: <http://sge.esumula.com.br/Arquivos/LIVRO_DE_REGRAS.pdf>. Acesso em: 02 nov. 2018.

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL. Livro de regras do futebol 2017/18. Disponível em: <https://conteudo.cbf.com.br/cdn/201712/20171221124545_0.pdf>. Acesso em: 20 set. 2018.

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL DE SALÃO. Livro nacional de regras do futsal 2018. Disponível em: <http://www.cbfs.com.br/2015/futsal/regras/livro_nacional_de_regras_2018.pd>. Acesso em: 20 set. 2018.

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HANDEBOL. História do handebol. Disponível em: <http://www.brasilhandebol.com.br/noticias_detalhes.asp?id=27174&moda=002&area&ip=1>. Acesso em: 03 dez. 2018.

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE VOLEIBOL. Regras oficiais do voleibol (2015-2016). Disponível em: <http://2017.cbv.com.br/pdf/regulamento/quadra/RegrasOficiaisdeVoleibol-2015-2016.pdf>.  Acesso em:  25 set. 2018.

COLL, C.; POZO, J.; SARABIA, B.; VALLS, E. Os conteúdos na reforma. Porto Alegre: Artmed, 2000.

COSTA, L. C. A. da. Pedagogia do basquetebol: diferentes abordagens. In: RODRIGUES, H. de A.; DARIDO, S. Basquetebol na escola: uma proposta didático-pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012, p. 105-113.

COSTA, L. C. A. da; KRAVCHYCHYN, C. Esportes coletivos: handebol e basquetebol. Maringá: UniCesumar, 2018.

COSTA, L. C. A. da; NASCIMENTO, J. V. do. O ensino da técnica e da tática: novas abordagens metodológicas. Revista da Educação Física/UEM, v. 15, n. 1, p. 49-56, 2004.

CURRY, G. The Trinity connection: an analysis of the role of members of Cambridge university in the development of football in the mid-nineteenth century. Sports Historian, v. 22, n. 2, p. 46-73, 2002.

DAOLIO, J. As contradições do futebol brasileiro. In: CARRANO, P. C. et al. (Org.). Futebol: paixão e política. Rio de Janeiro: DP&A, 2000, p. 29-44..

EHRET, A. et al. Manual do Handebol. Treinamento de base para crianças e adolescentes. São Paulo: Phorte, 2002.

FÉDÉRATION INTERNATIONALE DE FOOTBALL ASSOCIATION WEBSITE. History of FIFA - Foundation. Disponível em: <https://www.fifa.com/about-fifa/who-we-are/history/index.html>. Acesso em: 02 out. 2018.

FELTRIN, Y. R.; MACHADO, D. Habilidade técnica e aptidão física de jovens futebolistas. Revista Brasileira de Futebol (The Brazilian Journal of Soccer Science), v. 2, n. 1, p. 45-59, 2013.

FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro. São Paulo: Scipione, 1991.

FREIRE, J. B. Pedagogia do futebol. Campinas: Autores Associados, 2003.

GALEANO, E.; NEPOMUCENO, E.; DO CARMO B. M. Futebol: ao sol e à sombra. Porto Alegre: L & PM, 1995.

GALLAHUE, D.; OZMUN, J.; GOODWAY, J.. Compreendendo o Desenvolvimento Motor. 3 ed. São Paulo: Phorte editora, 2013.

GARGANTA, J.; PINTO, J. O ensino do futebol. In: GRAÇA, A.; OLIVEIRA, J. (Eds.). O ensino dos jogos desportivos. Porto: Rainho & Neves Ltda, 1994.

GARGANTA, J.; GUILHERME, J.; BARREIRA, D.; BRITO J.; REBELO, A. Fundamentos e práticas para o ensino e treino do futebol. In: TAVARES, F. Jogos Desportivos Coletivos: Ensinar a Jogar. Porto: FADEUP, 2013, p. 55-72.

GARGANTA, J.; PINTO, J. O ensino do futebol. In: GRAÇA, A.; OLIVEIRA, J. (Org.). O ensino dos jogos desportivos. Porto: Rainho & Neves Ltda, 1994, p. 97-137.

GAYA, A. A reinvenção dos corpos: por uma pedagogia da complexidade. Sociologias, Porto Alegre, ano 8, n. 15, p. 250-272, jan./jun., 2006.

GIACOMINI, D. S. et al. O conhecimento tático declarativo e processual em jogadores de futebol de diferentes escalões. Motricidade, v. 7, n. 1, p. 43-53, 2011.

GONZÁLEZ, F. J. Influência do nível de desenvolvimento cognitivo na tomada de decisão durante jogos motores de situação. Movimento, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 3-14, 1999.

GONZÁLEZ, F. J. Sistema de classificação de esportes com base nos critérios: cooperação, interação com o adversário, ambiente, desempenho comparado e objetivos táticos da ação. Lecturas: Educación Física y Deportes, Buenos Aires, ano 10, n. 71, abr./2004.

GONZÁLEZ F. J.; BORGES, R. M.; FERREIRA, A. F.; KRAVCHYCHYN, C. Basquetebol. In: GONZÁLEZ F. J.; DARIDO, S. C.; OLIVEIRA, A. A. B. de (Org.). Esportes de invasão. Maringá: Eduem, 2017, p. 63-120.

GONZÁLES, F. J.; BORGES, R. M.; IMPOLCETTO, F. M. Handebol. In: GONZÁLEZ, F. J.; DARIDO, S. C.; OLIVEIRA, A. A. B. de. Esportes de invasão: basquetebol, futebol, futsal, handebol e ultimate frisbee. Maringá: Eduem, 2017, p. 345-439.

GONZÁLEZ, F. J.; DARIDO, S. C.; OLIVEIRA, A. A. B. de. Esportes de marca e com rede divisória ou muro/parede de rebote. Maringá: Eduem, 2017.

GONZÁLEZ, F. J.; FRAGA, A. B. Afazeres da Educação Física na escola: planejar, ensinar, partilhar. Erechim, RS: Edelbra, 2012. 208 p.

GRECO, P. J. Iniciação esportiva universal: metodologia da iniciação esportiva na escola e no clube. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.

GRECO, P. J. et al. O planejamento das atividades na proposta pedagógica do programa segundo tempo. In: GRECO, P. J.; CONTI, G.; MORALES, J. C. P. Manual de práticas para a iniciação esportiva no Programa Segundo Tempo. Maringá: Eduem, 2013.

GRECO, P. J.; SILVA, S.; SANTOS, L. R. Organização e desenvolvimento pedagógico do esporte no Programa Segundo Tempo. In: OLIVEIRA, A. A. B. de; PERIM, G. L. (Org.). Fundamentos pedagógicos do Programa Segundo Tempo: da reflexão à prática. Maringá: Eduem, 2009, p. 163-206.

GRECO, P. J. et al. O planejamento das atividades na proposta pedagógica do programa segundo tempo. In: GRECO, P. J.; CONTI, G.; MORALES, J. C. P. Manual de práticas para a iniciação esportiva no Programa Segundo Tempo. Maringá: Eduem, 2013, p. 37-47.

GROSSER, M. Capacidades Motoras. Revista Treino Desportivo. v. 23, p. 23-32, 1983.

GUIMARÃES, M. B. et al. As posições no futebol e suas especificidades. Revista Brasileira de Futebol (The Brazilian Journal of Soccer Science), v. 7, n. 2, p. 71-83, 2015.

HANDBALL equipment and history. Olympics. Disponível em: <https://www.olympic.org/handball-equipment-and-history>. Acesso em: 03 dez. 2018.

HANDBALL. Rede Nacional do Esporte.  Disponível em: <http://www.brasil2016.gov.br/en/olimpiadas/sports/handebol>. Acesso em: 03 dez. 2018.

HERNÁNDEZ, J. La iniciación a los deportes desde su estructura e dinámica. Barcelona: Inde, 2000.

KRAVCHYCHYN, C.; MOLENA-FERNANDES, C. A.; LIMA, S. B. da S.; OLIVEIRA, A. A. B. de. Basquete. In: OLIVEIRA, A. A. B. de; KRAVCHYCHYN, C.; MOREIRA, E. C.; PEREIRA, R. S. (Org.). Ensinando e aprendendo esportes no Programa Segundo Tempo. Maringá: Eduem, 2011. p. 95-136.

KRAEMER, W.; HAKKINEN, K. Treinamento de força para o esporte. Porto Alegre: Artmed, 2004.

LEÃO, I. C. S.; VIANA, M. T.; SOUGEY, E. B. Aplicativo para avaliar o nível de conhecimento tático declarativo no handebol. Revista de Ciencias del Deporte, v. 13, n. 2, 2017.

LERBACH, A.; VIANNA J. N. Voleibol para a iniciação. Apostila do Curso de Voleibol, nível I. Federação Mineira de Voleibol/SENAC-MG, Belo Horizonte, 2006.

MAGALHÃES, L. G. Histórias do futebol. Arquivo Público do Estado de São Paulo, 2010.

MANGAS, C. J. Conhecimento declarativo no futebol: estudo comparativo em praticantes federados e não-federados, do escalão de Sub-14. 1999. 117 f. Dissertação (Mestrado em Treino de Alto Rendimento) – Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física, Universidade do Porto, Porto, Portugal, 1999.

MARCELINO, R.; MESQUITA, I. l; PALAO, J.; SAMPAIO, J. Home advantage in high-level volleyball varies according to set number. Journal of Sports Science and Medicine. v. 8, n. 3, p. 352-6, 2009.

MARTINI, K. O handebol: técnica, tática, metodologia. Portugal: Publicações Europa-América, 1980.

MATHEWS, Donald K. Medida e avaliação em Educação Física. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1986.

MEDEIROS, M. et al. Dimensões pedagógicas do esporte. Ministério do Esporte. Pedagogia do Esporte. Brasília: Universidade de Brasília/CEAD, Unidade, 2004, v. 1, p. 6-53.

MESQUITA, I. Modelação no treino das habilidades técnicas nos jogos desportivos. In: GARGANTA, J. (Org.). Horizonte e órbitas no treino dos jogos desportivos. Porto: Converge Artes Gráficas, 2000, p. 73-89.

MICHAELIS on-line. Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Disponível em: <https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/regra/>. Acesso em: 03 dez. 2018.

MOR, D.; CHRISTIAN, V. The development of a skill test battery to measure general soccer ability. North Carolina Journal of Health and Physical Education, v. 15, n. 1, p. 30, 1979.

MORAES, J. C.; ANSELMO, A. S.; REIS, C. P. Basquetebol. In: GRECO, P. J.; CONTI, G.; MORAES, J. C. (Org.). Manual de práticas para a iniciação esportiva no Programa Segundo Tempo. Maringá: Eduem, 2013. p. 195-220.

MORENO, J. H. Fundamentos del deporte. Análisis de las estructuras del juego deportivo. 2 ed. Barcelona: INDE, 1998.

OLIVEIRA, A. A. B. de. Planejando a educação física escolar. In: VIEIRA, J. L. L. (Org.). Educação física e esportes: estudos e proposições. Maringá: Ed. da UEM, 2004. p. 25-56.

OLIVEIRA, J. G. Conhecimento específico em futebol: contributos para a definição de uma matriz dinâmica do processo ensino aprendizagem-treino do jogo. 2004. 178 f. Dissertação. (Mestrado em Ciências do Desporto) – Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física, Universidade do Porto, Porto, Portugal, 2004.

OLIVEIRA, V.; PAES, R. R. Ciência do basquetebol: Pedagogia e metodologia da iniciação à especialização. 2. ed. Londrina: Sport Training, 2012.

ORGANIZAÇÃO de Peito Aberto. Regras do Jogo - voleibol. Youtube, 16 maio 2014. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ObjWa8IoY_s>. Acesso em: 22 nov. 2018.

PARLEBAS, P. Elementos de sociología del deporte. Andalucia: Junta de Andalucia, 1988.

REGRAS de jogo. Regras oficiais do handebol. Disponível em: <http://www.brasilhandebol.com.br/>. Acesso em: 03 dez. 2018.

REIS, H. H. B. dos. Memórias do handebol no Brasil: construindo uma história. In: GRECO, P. J.; ROMERO, J. J. F. (Ed.). Manual de handebol: da iniciação ao alto nível. São Paulo: Phorte Editora, 2012, p. 25-32.

RIERA, J. Fundamentos del aprendizaje deportivo. Barcelona: INDE, 1989.

RINK, J. Teaching physical education. 6 ed. New York: McGraw-Hill Companies, 2010.

RODRIGUES, H. A. et al. Futebol e futsal. In: OLIVEIRA, A. A. B. de. et al. Ensinando e aprendendo esportes no Programa Segundo Tempo, 2011. p. 17-94.

RODRIGUES, H. de A.; DARIDO, S. C. Basquetebol na escola: uma proposta didático-pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

VOLEIBOL. Geocities. Disponível em: <http://www.geocities.ws/emacarneiro/voleibol_I.htm>. Acesso em: 21 nov. 2018.

SANTOS, A. M. M. M.; GIMENEZ, L. C. P.; REBOUÇAS, C. E.; CORREA FILHO, S. L. S.; RENNÓ, T. Esportes no Brasil: situação atual e propostas para desenvolvimento, 1997.

SCHMIDT, R.; WRISBERG, C. Aprendizagem e performance motora: uma abordagem da aprendizagem baseada no problema. Porto Alegre: Artmed, 2010.  

SILVA, T. A. F.; ROSE JUNIOR, D. de. Iniciação nas modalidades esportivas coletivas: a importância da dimensão tática. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 4, n. 4, 2005. p. 71-93.

SILVA, T. A. F. Iniciação nas modalidades esportivas coletivas de invasão: a possibilidade de uma prática transferível. 2010. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

SIMÕES, A. C. Handebol: táticas defensivas e ofensivas. São Paulo: Cia. Brasil, 1980.

SOUZA, V. de F. M. de; OLIVEIRA, A. A. B. de. Educação Física na Educação Infantil e nos anos iniciais. Maringá: UniCesumar, 2018.

STEIN, Hans-Gert; FEDERHOFF, E. Andebol. Lisboa: Editorial Estampa, 1981.

TEOLDO, I. et al. Princípios táticos do jogo de futebol: conceitos e aplicação. Revista Motriz, v. 15, n. 3, p. 657-668, 2009.

TEOLDO, I.; GARGANTA, J.; GUILHERME, J. Para um futebol jogado com ideias: concepção, treinamento e avaliação do desempenho tático de jogadores e equipes. Vila Mariana: Editora Appris, 2015.

VIANNA, J. A.; LOVISOLO, H. R. Desvalorização da aprendizagem técnica na Educação Física: evidências e críticas. Revista Motriz, Rio Claro, v. 15, n. 4, p. 883-889, out./dez., 2009.

VIEIRA, S.; FREITAS, A. O que é basquete: história, regras, curiosidades. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2006.

VOSER, R. C.; GIUSTI, J. G. O futsal e a escola: uma perspectiva pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002, p. 41-90.

WEINECK, J. Treinamento ideal: instruções técnicas sobre o desempenho fisiológico, incluindo considerações específicas de treinamento infantil e juvenil. 9. ed. São Paulo: Manole, 2003.

ZINN, J. L. Construction of a battery of team handball skills tests. 1981. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade de Iowa, Estados Unidos.

Concluído

Selecione o botão voltar para retornar a
conclusão ou avançar para atividades.

VoltarAvançar