Unidade II

Cozinha Regional Brasileira: Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Selecione a seta para iniciar o conteúdo

Introdução

O Brasil é um país rico em miscigenação, em que diversas culturas, gostos e hábitos se misturam, formando uma nação rica em diversidade. A formação do país também contribuiu para que essa diversidade resultasse em novos hábitos alimentares, assim, muitas influências ocorreram, gradativamente, e foram sendo modificadas, considerando os imigrantes que aqui chegavam.

As colonizações foram determinantes para a visão gastronômica que enriqueceu o país. Os imigrantes que fizeram parte da colonização das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deixaram suas peculiaridades em ingredientes, temperos e formas de preparo, elementos que marcam, até hoje, a culinária dessas regiões.

A seguir, estudaremos cada região, seus pratos, influências, como eram no passado e como sua gastronomia se desenvolveu até os dias de hoje.

FIQUE POR DENTRO

A gastronomia e sua história podem contribuir significativamente para a valorização da cultura e da identidade de uma determinada região. Os ingredientes regionais e os modos de preparo podem marcar uma região e influenciar o turismo local, de forma a atrair a atenção daqueles que buscam novos sabores e conhecimento.

Nesse sentido, convidamos você a conhecer mais sobre a identidade gastronômica brasileira, por meio do link: <https://www.youtube.com/watch?v=TO5Evj52dkU&t=16s>. Acesso em: 05 dez. 2019.

FIQUE POR DENTRO

A diversidade da culinária brasileira enriquece ainda mais nosso país. Cada região tem uma história e, consequentemente, um alimento típico que marca sua identidade. Assim, convidamos você a conhecer mais sobre os pratos típicos que constituem a culinária brasileira, por meio do link: <https://www.youtube.com/watch?v=mz1sEhTX2SE>. Acesso em: 07 dez. 2019.

FIQUE POR DENTRO

A culinária de Santa Catarina se destaca por toda sua riqueza, e um elemento de grande destaque é a produção de conservas. Nessa região, indústrias investem cada vez mais na produção de conservas de produtos como ovo de codorna, pepino, palmito, entre outros. A alta qualidade caracteriza as conservas de Santa Catarina, que contribuem, significativamente, para a economia e para a cultura gastronômica local. Assim, convidamos você a conhecer mais sobre esse ramo de destaque do estado de Santa Catarina por meio do link: <http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/sc-que-da-certo/noticia/2016/09/setor-de-alimentos-e-conservas-de-sc-se-destaca-pela-qualidade.html>. Acesso em: 07 dez. 2019.

FIQUE POR DENTRO

É importante saber um pouco mais sobre a culinária de São Paulo, região que hoje influencia todo o Brasil. Conhecer receitas simples e tradicionais enriquece o repertório e remete a novos sabores. Saiba mais acessando a reportagem da revista Veja “Pratos e petiscos clássicos da culinária paulista”. Para saber mais, acesse: <https://vejasp.abril.com.br/comida-bebida/pratos-classicos-culinaria-paulista/>. Acesso em: 08 dez. 2019.

REFLITA

A forma de comer define não só aquele alimento que está sendo consumido, mas também quem consome. Em que aspectos podemos melhorar nossa alimentação baseando-se nos ingredientes típicos que abordamos?

indicação de leitura

Nome do livro: Cozinha brasileira – histórias e receitas

Editora: DBA

Autor: Heloisa Bacelar

ISBN: 9788572345620

O livro “Cozinha brasileira – histórias e receitas” proporciona uma leitura que remete às raízes dessa vasta culinária. Relacionar os contextos históricos com as receitas na íntegra amplia a capacidade de conhecer melhor os ingredientes e utilizá-los corretamente, obtendo melhores resultados. Assim, sua leitura é bastante importante para ampliar o conhecimento de quem estuda essa área da gastronomia.

Aula Concluída

Você chegou ao fim desta unidade com sucesso!

VoltarAvançar