Considerando os fatores históricos e sociais da época da colonização do Brasil, alguns aspectos tornaram-se tradição na alimentação brasileira, devido à culinária e à cultura gastronômica que foram herdadas de outros povos. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.
No Brasil, o cultivo e o consumo de bovinos, suínos e aves foram influenciados pela cultura portuguesa.
Correta. Os portugueses já tinham esse hábito estabelecido e o transmitiram aos brasileiros, como fonte de renda e subsistência.
No Brasil, o cultivo e o consumo de mandioca e de outras raízes foram estimulados pela cultura africana.
Incorreta. O consumo e o cultivo de mandioca são práticas típicas da cultura indígena, que aproveitava, o máximo possível, esse produto na culinária.
O consumo de pimenta se intensificou no Brasil, devido à chegada dos africanos no país.
Incorreta. O consumo de pimenta é característico da cultura africana e se intensificou no Brasil com a chegada desse povo no país, o que provocou mudanças significativas nos temperos utilizados na culinária local.
O azeite de dendê ganhou destaque no Brasil por influência dos portugueses.
Incorreta. O azeite de dendê tem origem africana e é um hábito alimentar desse povo, que trouxe esse produto para o Brasil e o incorporou à gastronomia regional.
O beiju é um prato típico da cultura africana.
Incorreta. O beiju é um prato originário da cozinha indígena; é uma comida, tipicamente, brasileira, muito consumida até hoje.
No Brasil, muitos alimentos que têm amplo destaque são heranças dos povos indígenas e africanos que contribuíram, significativamente, para a diversidade alimentar brasileira. Com base nos conhecimentos adquiridos nesta unidade, assinale a alternativa correta.
O leite era um alimento amplamente consumido pelos africanos.
Incorreta. Os escravos não consumiam o leite de modo frequente, pois esse alimento era mais característico da nobreza da época. O consumo de leite, raramente, era permitido aos escravos; isso acontecia apenas quando o leite talhava.
O milho é um alimento que tem grande destaque nas culturas indígena e africana.
Correta. O milho estava muito presente na alimentação dos escravos e era utilizado no preparo de bolos, por exemplo. Os índios também consumiam muitos pratos que eram preparados com milho, pois esse alimento era muito importante para a cultura indígena.
A carne de gado era amplamente consumida pelos índios, por meio da caça.
Incorreta. O costume de consumir carne de gado teve início no Brasil por volta do século XVI. Os índios e os escravos não consumiam essa carne antes desse período.
O consumo de embutidos se tornou frequente no período da escravidão.
Incorreta. A produção e o consumo de embutidos não faziam parte da cultura africana. A alimentação desse povo era limitada e escassa, por isso, ele utiliza a criatividade para desenvolver pratos com os insumos disponíveis.
O feijão era um produto típico da cultura indígena.
Incorreta. O feijão, com seu valor nutritivo, começou a fazer parte do cardápio somente mais tarde, com a chegada dos portugueses, logo, não integrava a cultura indígena.
Em 1808, com a vinda da corte para o Brasil, visto que o príncipe regente D. João não tinha condições de enfrentar o exército de Napoleão e fugiu com sua corte para o Brasil, o país sofreu algumas modificações. Com a chegada da corte, alguns aspectos mudaram para melhor, dentre eles, é possível citar:
o fim da escravidão e a maior liberdade para a cultura africana.
Incorreta. No Brasil, a escravidão permaneceu com a chegada da corte, logo, a cultura africana continuou tendo limitações e com as mesmas condições que já existiam antes da chegada da família real.
o fim do consumo e do cultivo de milho e mandioca, alimentos característicos da cultura indígena.
Incorreta. O milho e a mandioca, alimentos muito importantes na cultura indígena, continuaram a ser consumidos no Brasil, após a chegada da corte ao Brasil.
o saneamento, a saúde, a arquitetura, a cultura, as artes e novos costumes que influenciaram as práticas alimentares.
Correta. A chegada da corte provocou melhorias em todos os âmbitos sociais, como saneamento, saúde, arquitetura, cultura, costumes, gastronomia, artes, dentre outros setores. Isso ocorreu, principalmente, para que a própria corte real se sentisse melhor em terras brasileiras. Ademais, essas mudanças influenciaram as práticas alimentares do período, contribuindo para a evolução da culinária brasileira.
as fartas reuniões e festas que D. Pedro II oferecia, para promover sua socialização.
Incorreta. D. Pedro II oferecia poucos banquetes; ele gostava de comer pouco, rapidamente e sozinho.
o consumo de galinhas pelos escravos, o que era uma prática comum na cultura africana.
Incorreta. Mesmo com a chegada da corte, os escravos não tinham o costume de comer carne de aves, pois apenas os nobres consumiam esse tipo de carne.
A imigração no Brasil teve início por volta de 1530, com a vinda de muitos portugueses para trabalharem nas lavouras de cana-de-açúcar. Em 1818, houve um aumento da imigração, com a chegada de pessoas de outras nações, durante a regência de D. João VI. Assim, a chegada de imigrantes italianos, ingleses e alemães proporcionou novos hábitos alimentares, como:
o consumo de massas, salames, azeite e queijo.
Correta. Itens como massas, salames, azeite e queijo chegaram ao Brasil como novidades, por meio de imigrantes italianos, ingleses e alemães, e estão na culinária brasileira até hoje.
o fim do consumo de milho na culinária local.
Incorreta. Ingredientes como a mandioca e o milho já eram comuns no Brasil, pois faziam parte da cultura indígena, e, mesmo com a chegada de novos povos, esses alimentos continuaram tendo grande consumo no país.
o uso do azeite de dendê, que era muito importante na cultura italiana.
Incorreta. O azeite de dendê era um ingrediente comum na cultura africana e é muito utilizado até hoje no Brasil, especialmente na região norte do país.
o consumo de feijoada.
Incorreta. A feijoada é um prato elaborado e modificado pela cultura africana, que utilizou sua criatividade para desenvolver o sabor característico desse prato.
a criação e o consumo de carne de vaca, de vitela e de carneiro.
Incorreta. Produtos como a carne de vaca, vitela e carneiro, dentre outros são itens trazidos para o Brasil pela Corte Portuguesa, que influenciou e inseriu tais hábitos na culinária local.
A gastronomia e as práticas alimentares caracterizam e formam a identidade de uma sociedade. Muitos elementos estruturam a alimentação de uma região e muitos são os fatores que podem influenciar a culinária local. Com base nos conhecimentos adquiridos nesta unidade, assinale a alternativa correta.
Apenas os ingredientes podem caracterizar a gastronomia de uma região.
Incorreta. Não só os ingredientes, mas o modo de preparo dos alimentos também pode caracterizar as práticas alimentares de uma região e contribuir, assim, para a construção da sua identidade.
O modo de preparo dos alimentos é o principal item que pode caracterizar a culinária de uma região.
Correta. O modo de preparo e as técnicas utilizadas para manusear os alimentos são, de fato, um dos principais itens que podem caracterizar a gastronomia de uma região, pois farão com que determinado alimento seja específico e único.
Os insumos são caracterizados por serem únicos, logo, são utilizados apenas em uma única região.
Incorreta. Os insumos para o preparo de alimentos podem ser utilizados em diversos preparos, em vários lugares do mundo, logo, os ingredientes não são únicos, o que os diferencia são as técnicas de manuseio e preparo e o valor simbólico que cada insumo representa para uma região.
No Brasil, apenas os insumos típicos nativos caracterizam a culinária nacional.
Incorreta. Os práticos típicos do Brasil são preparados não só com insumos nativos, mas também com ingredientes trazidos para cá por influência de outros povos.
O modo de preparo é o mesmo em todas as culturas.
Incorreta. O que diferencia um alimento de cultura para cultura é, principalmente, a forma de preparo, pois muitos pratos podem ser preparados utilizando os mesmos insumos, entretanto, é a técnica de preparo que irá diferenciar e destacar os pratos típicos de cada região.
A região Sul do país é caracterizada por sua riqueza gastronômica, que é proveniente da miscigenação, fruto da imigração de diferentes povos. Tais influências marcam a culinária local e caracterizam sua cultura alimentar. Com base nos estudos da culinária da região Sul do Brasil, assinale a alternativa correta.
O barreado é um prato típico da região de Santa Catarina, feito com ingredientes como carne bovina, bacon, entre outros.
Incorreta. O barreado é um prato típico do estado do Paraná feito com ingredientes como carne bovina, bacon, temperos diversos, entre outros insumos.
O chimarrão é muito consumido por toda a região Sul do país, mas seu consumo é maior no estado do Paraná.
Incorreta. O chimarrão apresenta um amplo destaque na região Sul do país, mas é no estado do Rio Grande do Sul que esta erva apresenta maior importância e, consequentemente, maior consumo.
O barreado é um prato típico da região do Paraná e apresenta grande importância para a culinária local.
Correta. O barreado é o prato típico de Morretes e Antonina, que ficam no Paraná. É preparado em uma panela de barro que vai ao fogo com os ingredientes refogados, como carne bovina e legumes, colocados em camadas. É muito comum usar folhas de bananeira para cobrir e auxiliar na vedação, e o preparo fica semelhante a uma panela de pressão após tampada.
O pinhão é o alimento que mais se destaca na região de Santa Catarina, por conta de sua localização.
Incorreta. O pinhão é um alimento de grande destaque na região do Paraná, e não de Santa Catarina. Seu amplo consumo se dá, principalmente, pela vegetação e localização.
O carneiro no buraco é um alimento típico da região do Rio Grande do Sul.
Incorreta. O carneiro no buraco é um prato típico de Campo Mourão (Paraná), feito com carne de carneiro, temperado com vinho e ervas, e acompanhado de legumes assados em tachos colocados a 1,5 de profundidade, sob brasa e coberto por terra.
Estudamos, nesta unidade, que a região Sudeste do país é responsável por uma ampla diversidade gastronômica que enriquece significativamente a culinária do nosso país. Com base nos conhecimentos adquiridos sobre a gastronomia da região Sudeste, assinale a alternativa correta.
Ingredientes como o milho, a mandioca e a carne de porco são amplamente difundidos na região de Minas Gerais.
Correta. Ingredientes como o milho, a mandioca e o porco, entre outros, são típicos da culinária mineira e são vistos em muitos dos pratos mineiros até hoje.
Embora a produção de queijo seja grande em Minas Gerais é em São Paulo que sua produção se destaca.
Incorreta. A região de Minas Gerais é caracterizada pela produção e alto consumo de queijo. Esse produto é de grande destaque na região e é nela que se encontram os queijos mais conceituados do país.
O estado do Espírito Santo é o que mais se destaca no consumo de pizzas.
Incorreta. O alto consumo de pizzas se destaca, principalmente, na região de São Paulo, devido à forte influência dos italianos na região.
A moqueca feita em panela de barro é um prato característico da culinária carioca.
Incorreta. O consumo e o preparo da moqueca são característicos da região do Espírito Santo, e não da região do Rio de Janeiro e, frequentemente, são feitas em panelas de barro.
As comidas de boteco se destacam, principalmente, no estado de São Paulo.
Incorreta. As comidas de boteco se destacam, principalmente, no Rio de Janeiro, pois são alimentos que fazem parte do cardápio e da rotina dos cariocas e que contribuem para a formação da cultura regional.
A culinária da região Centro-Oeste destaca a importância de alguns insumos, como o pequi, também conhecido como piqui, pequiá, piquiá, pequerim ou suari, e seu cultivo e consumo caracterizam a história e a cultura alimentar local. De acordo com os conhecimentos adquiridos, é correto afirmar que seu significado na língua indígena é:
fruto espinhoso.
Correta. Fruto espinhoso é a definição de pequi, nas raízes indígenas. É um fruto que tem pouca carne e seu interior conta com uma grande quantidade de espinhos.
cana-de-açúcar.
Incorreta. Por ser uma planta fina e de formato cilíndrico, ela não correspondente ao item em questão.
grão-de-bico.
Incorreta. O grão-de-bico é uma leguminosa da família das fabáceas.
feijão.
Incorreta. O feijão é uma leguminosa da família das fabáceas.
açafrão.
Incorreta. O açafrão-da-terra, conhecido também como cúrcuma, turmérico, raiz-de-sol, açafrão-da-índia, açafroa ou gengibre amarelo, é uma planta herbácea da família do gengibre e originária da Ásia.
O gosto não é algo inato, mas é ensinado, é parte da cultura. Nesse sentido, além de influenciar o caráter do homem, a sociedade molda a forma como ele pensa e se alimenta. Com base nos estudos apresentados nesta unidade, assinale a alternativa correta.
A cultura alimentar de um povo relaciona-se às necessidades biológicas, apenas.
Incorreta. Pois a cultura alimentar de um povo relaciona-se a muitos elementos que constituem uma sociedade. Além das necessidades biológicos, as influências externas, o clima, a vegetação e os elementos culturais e sociais formam a maneira de se alimentar uma sociedade.
A cultura alimentar de uma sociedade é uma poderosa ferramenta de comunicação.
Correta. Pois a cultura alimentar que caracteriza um povo representa uma ótima ferramenta de comunicação e contribui, significativamente, para a formação de uma sociedade.
A alimentação não se relaciona com a forma de se comunicar de um grupo de pessoas.
Incorreta. Pois todos os elementos que integram a forma de se alimentar de um povo também se relacionam com o modo de se expressar, de se comunicar, desse povo.
As técnicas de preparo dos alimentos não se relacionam com a cultura de um povo.
Incorreta. Pois os ingredientes e insumos de uma região, assim como as técnicas de preparo dos alimentos, estruturam e formam a cultura alimentar de uma sociedade.
A cultura alimentar não integra as técnicas utilizadas no preparo dos alimentos que caracterizam uma região.
Incorreta. Pois a cultura alimentar é formada por todos os hábitos alimentares e costumes de uma sociedade. Nesse contexto, há os insumos, o modo de preparo dos alimentos, além de muito outros elementos.
A gastronomia nordestina é marcada por uma ampla variedade de insumos e práticas que se diferenciam das demais regiões do país. Essa é uma culinária diferenciada e que impressiona a todos que conhecem seus sabores. Com base nos estudos desta unidade, assinale a alternativa correta.
O sarapatel é um prato típico, que caracteriza a região de Pernambuco.
Correta. Pois, em Pernambuco, pratos como sarapatel e buchada de bode caracterizam a região. Esses pratos típicos são feitos com as vísceras e os miúdos de porco e são muito famosos na culinária local.
A cajuína é uma bebida feita a partir do caju e é típica da Bahia.
Incorreta: Pois a cajuína é uma bebida considerada patrimônio local do Piauí.
Muitos bolos fazem sucesso na região do Maranhão, como o bolo de rolo.
Incorreta. Pois o consumo de bolos, em especial, do bolo de rolo, tem muito destaque em Pernambuco. O bolo de rolo é um alimento típico regional desse estado.
A seriguela é uma fruta característica do Rio Grande do Norte.
Incorreta. Pois a seriguela é uma fruta que apresenta grande destaque na região de Sergipe, integrando, assim, as práticas alimentares das pessoas que vivem nessa região.
As carnes-secas são alimentos excluídos da culinária nordestina.
Incorreta. Pois as carnes-secas são muito consumidas no nordeste, sendo utilizadas em uma ampla variedade de preparações.
O norte brasileiro se caracteriza por sua rica biodiversidade. As influências indígenas e europeias foram fortes na região e ajudaram a construir a história da gastronomia local. Com base nos conhecimentos adquiridos nesta unidade acerca da região norte, assinale a alternativa correta.
Apenas os indígenas e europeus influenciaram a gastronomia local.
Incorreta. Pois a região norte é marcada por muitas influências, principalmente dos indígenas e europeus, mas, em alguns estados, houve forte influência da região nordeste, como é o caso de Roraima.
A mandioca não apresenta tanta importância na culinária local como antigamente.
Incorreta. Pois, na culinária dos estados que ficam no norte do país, a mandioca continua sendo um insumo de grande destaque, sendo utilizada em diversos preparos de diferentes formas, ou seja, fazendo parte da gastronomia local.
O consumo de peixes é amplo apenas da região da Amazônia.
Incorreta. Pois a culinária do norte brasileiro se caracteriza pelo amplo consumo de peixes. Muitas receitas típicas são feitas com os diferentes tipos de peixes encontrados em toda a região norte, não só na Amazônia.
O prato típico amor-perfeito, sequilho feito com polvilho, é característico do Pará.
Incorreta. Pois o amor-perfeito é uma comida típica da região de Tocantins, e não do Pará.
A fruta buriti é amplamente consumida em Rondônia.
Correta. Pois a culinária típica de Rondônia inclui o amplo consumo de peixes e pratos feitos com a fruta buriti, característica do cerrado brasileiro.
A cozinha sertaneja está localizada em uma região do país na qual, para resistirem, os alimentos devem ser mais secos. Apesar disso, é possível produzir diferentes tipos de alimentos, com sabores marcantes. Em relação às compotas doces, é possível afirmar que elas são preparadas com:
Ervas diversas e vários tipos de carnes.
Incorreta. Pois carnes e ervas não compõem compotas.
Frutas
Correta. Pois as frutas podem ser transformadas em doces.
Frutos do mar.
Incorreta. Pois esses itens não fazem parte do preparo de compotas.
Carnes de aves.
Incorreta. Pois carnes de aves não fazem parte do preparo de compotas.
Frutas e cozidos de legumes diversos.
Incorreta. Pois legumes diversos não fazem parte do preparo de compotas doces.
A cozinha caipira é famosa pelo seu sabor característico, proveniente dos seus ingredientes e da forma de preparo dos alimentos. Essa é uma culinária simples, que dá origem a muito sabor e contribui muito para a gastronomia brasileira. Com base nos conhecimentos adquiridos nesta unidade, assinale a alternativa correta.
A cozinha caipiraretrata apenas a culinária da região de Minas Gerais.
Incorreta. A cozinha caipira brasileira retrata, principalmente, a culinária do interior paulista e da região de Minas Gerais. Essa é uma culinária simples, que valoriza os ingredientes regionais.
O milho é o único ingrediente de destaque na cozinha caipira.
Incorreta. O milho é considerado um ingrediente fundamental para a cozinha caipira, porém ingredientes como feijão, abóbora, quiabo, temperos diversos, dentre outros insumos, também são muito importantes para a culinária caipira.
A carne suína é mais utilizada do que a carne bovina na cozinha caipira.
Correta. A carne suína e a galinha são as carnes mais consumidas na cozinha caipira. A carne bovina não é tão utilizada, pois, segundo dados históricos, a criação de bovinos demandava mais trabalho e complexidade em épocas anteriores.
A cozinha caipira valoriza o uso de ingredientes regionais, em especial, dos industrializados.
Incorreta. A cozinha caipira é caracterizada por utilizar ingredientes naturais e valorizar os ingredientes regionais, que são os responsáveis pelo sabor intenso e marcante dos preparos. Os alimentos industrializados não integram a cozinha caipira.
O milho, na cozinha caipira, destaca-se apenasno consumo in natura, cozido ouassado.
Incorreta. O uso de milho na cozinha caipira é muito importante, pois, além de seu consumo in natura, cozido ou assado, ele é utilizado no preparo de muitos outros alimentos doces e salgados, como canjica, cuscuz, pamonha, dentre outros.
A cozinha contemporânea é caracterizada por muitas evoluções, as quais permitiram que, hoje, essa gastronomia seja mais valorizada e conceituada. Os novos sabores ganharam o paladar do mundo e revolucionaram as práticas alimentares mais conservadoras. Com base nos conhecimentos adquiridos, assinale a alternativa correta.
A cozinha contemporânea incentiva o uso de receitas fixas.
Incorreta. Uma das características da cozinha contemporânea é não seguir regras, mas utilizar a criativa e a mistura de ingredientes para desenvolver pratos inovadores e diferenciados.
A ecogastronomia visa à mistura de culturas no preparo dos pratos.
Incorreta. A ecogastronomia é uma parte da gastronomia contemporânea que visa à sustentabilidade em tudo que se relaciona às práticas alimentares, assim, preocupa-se com uma alimentação adequada, alinhada à preservação do meio ambiente.
A fusion cozinha emprega a diversidade cultural no preparo de um único prato.
Correta. A fusion cozinha é caracterizada por misturar ingredientes de várias culturas e, junto com a criatividade, desenvolver novos sabores; tudo isso em um único prato.
A cozinha fusion visa ao uso de ingredientes de uma mesma vertente, por exemplo: frutas com frutas e legumes com legumes.
Incorreta. A cozinha fusion visa à mistura de ingredientes e pode aliar ingredientes originários de diferentes culturas e vertentes em um só preparo. Assim, é possível unir frutas, verduras, legumes e, inclusive, carnes, pois não há limites para a criatividade.
A fusion cozinha é caracterizada como a cozinha da criatividade, mas que utiliza apenas carnes no preparo dos pratos.
Incorreta. A cozinha fusion é caracterizada pela mistura de ingredientes, técnicas de preparo e culturas em um só preparo, utilizando, assim, diferentes ingredientes. Desse modo, é possível unir frutas, verduras, legumes e, inclusive, carnes.
O uso de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) está em crescente expansão na gastronomia nacional e tem enriquecido, significativamente, os preparos culinários, tanto em sabor como em qualidade nutricional. Com base nos conhecimentos adquiridos nesta unidade, assinale a alternativa correta.
As PANCs podem ser utilizadas apenas em preparos salgados.
Incorreta. O uso das PANCs tem se destacado, de forma significativa, tanto no preparo de alimentos salgados quanto doces. A introdução dessas plantas pode enriquecer o sabor e melhorar o visual dos pratos já finalizados.
As PANCs são utilizadas apenas para enriquecer os atributos sensoriais dos preparos gastronômicos.
Incorreta. As PANCs podem ser utilizadas tanto para agregar sabor e melhorar os demais atributos sensoriais como para melhorar as propriedades nutricionais dos alimentos.
As PANCs podem ser benéficas à saúde, por apresentarem propriedades funcionais.
Correta. As PANCs apresentam propriedades funcionais, como propriedades antioxidantes, que são muito benéficas à saúde, pois podem auxiliar a prevenção de uma série de doenças.
As PANCs são encontradas apenas na região sudeste do Brasil.
Incorreta. As PANCs podem ser encontradas em todas as partes do Brasil. Na região de Minas Gerais, por exemplo, destaca-se a ora-pro-nóbis, e o jambu é amplamente encontrado na região do Pará.
As PANCs ainda não são liberadas para o consumo.
Incorreta. O consumo das PANCs é permitido para o preparo de diferentes pratos, o que é benéfico para o setor alimentício, visto que as PANCs são ingredientes naturais, com propriedades funcionais.
Os métodos de cocção são os grandes responsáveis por modificar os atributos sensoriais dos alimentos e contribuíram para todo o processo de evolução da gastronomia. Com base nos conhecimentos adquiridos nesta unidade, assinale a alternativa correta.
Os métodos de cocção podem ser classificados em: calor seco, calor úmido e calor misto.
Correta. Os métodos de cocção são classificados em três grupos, os quais utilizam calor úmido, seco e misto para o preparo dos alimentos. O calor misto utiliza tanto calor úmido quanto calor seco.
O método de cocção a vácuo não é interessante para a gastronomia.
Incorreta. O método de cocção a vácuo, também conhecido como sous-vide, é muito interessante para a gastronomia, pois pode otimizar o processo de preparo dos alimentos e preservar as características nutricionais deles.
O método de cocção por calor seco, também conhecido como sous-vide, não utiliza umidade.
Incorreta. O método de cocção por calor seco não utiliza umidade para o preparo dos alimentos, mas é o método de cocção a vácuo que é conhecido como sous-vide.
O método de cocção por calor úmido só pode ser feito em fogão a gás.
Incorreta. O método de cocção por calor úmido utiliza líquidos e umidade para o preparo dos alimentos e pode ser feito em equipamentos como fogão convencional a gás e fogão por indução.
O método de cocção a seco só pode ser feito com gordura.
Incorreta. O método de cocção por calor seco é realizado tanto com gordura quanto sem gordura. Técnicas como chapear e grelhar são exemplos de preparos que utilizam calor seco, sem gordura, e fritar integra o grupo que utiliza calor seco, com gordura.