Conclusão

Nesta disciplina, estudamos os elementos fundamentais que constituem a cozinha brasileira. Aprendemos sobre os acontecimentos históricos e culturais e sobre as grandes influências dos indígenas e dos povos migratórios para nossa cultura alimentar.

Verificamos a importância da mandioca para a história das nossas práticas alimentares, assim como a relevância de insumos trazidos por outros povos, como o azeite de dendê, trazido pelos africanos, e que tem grande consumo na nossa culinária local, em especial, nas regiões norte e nordeste do Brasil. Além dos ingredientes, estudamos as tradições e as práticas de modo de preparo dos alimentos que influenciam, até hoje, nossa gastronomia.

Iniciamos um tour gastronômico pelas regiões do Brasil e destacamos as principais características das práticas alimentares das regiões sul, sudeste e centro-oeste do país. Destacamos pratos que são os registros de algumas regiões, caracterizando-as, por exemplo, o barreado, no interior do Paraná, o churrasco e o consumo de tereré, na região do Rio Grande do Sul, e o consumo de queijo, que é marca registrada de Minas Gerais.

Continuamos os estudos das regiões do Brasil e compreendemos os atributos que constituem a gastronomia das regiões norte, nordeste e sertão brasileiro. Verificamos como as práticas alimentares dessas regiões são ricas e diversificadas e vimos que os ingredientes e temperos utilizados no preparo dos alimentos fazem com que essa culinária se destaque de forma especial no nosso país e contribua, significativamente, para a valorização da nossa gastronomia nacional.

Estudamos as características da cozinha caipira e as principais particularidades que representam essa culinária. Compreendemos a importância do milho e dos derivados para essa cultura alimentar e como os ingredientes utilizados e a forma de preparo desses alimentos fazem com que os preparos culinários dessa cozinha, em especial, tenham atributos sensoriais tão prestigiados e diferenciados.

Por fim, estudamos os conceitos da cozinha contemporânea. Avaliamos que a globalização e a era tecnológica permitiram uma diversificação muito grande de produções gastronômicas. Conhecemos os princípios da ecogastronomia, da cozinha autoral e da fusion cozinha e destacamos os métodos de cocção, que integram o mundo da gastronomia. Identificamos as características de cada método, assim como suas respectivas funcionalidades e contribuição para o preparo dos alimentos.

Esperamos que você tenha adquirido todo o conhecimento necessário para compreender as principais características que estruturam a cozinha brasileira e todos os acontecimentos que compõem sua evolução e sua contribuição para o mundo da gastronomia.

Parabéns

Você Concluiu a Disciplina!

VoltarAvançar