Unidade IV

Seis Sigma

Selecione a seta para iniciar o conteúdo

REFLITA

Sabe-se que, ao utilizar o PDCA, novos problemas ou avanços poderão ser identificados em cada ciclo que for feito e, assim, permite-se o que chamamos de melhoria contínua. Lembre-se que essa identificação “contínua” de problemas se deve ao fato de que grande parte destes só estará visível mediante a execução de todas as etapas. Para saber mais detalhes sobre essa característica cíclica tanto da ferramenta quanto de seus resultados, veja Seleme e Stadler (2008).

FIQUE POR DENTRO

Existem autores que evidenciam modelos para referência de como poderá ser estruturado o Seis Sigma nas mais diversas organizações e empresas, trazendo algumas observações práticas e genéricas. Fique por dentro do assunto acessando o link disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0104-530x2008000100006&script=sci_arttext. Acesso em: 20 nov. 2020.

indicação de leitura

Nome do livro: Gestão de processos e técnicas de produção enxuta

Autor: Marcos Ronaldo Albertin e Heráclito Lopes Jaguaribe Pontes.

Editora: Intersaberes.

ISBN: 9788544303559.

Comentário: Por meio desse livro, é possível o(a) aluno(a) obter mais informações acerca tanto do método PDCA quanto de outros elementos essenciais da produção enxuta e da própria contextualização da gestão de processos. Assim, em caso de dúvidas e para complementar o conhecimento, sugere-se ao(a) aluno(a) buscar essas informações.

Aula Concluída

Você chegou ao fim desta unidade com sucesso!

Voltar Avançar