Unidade II

Ferramentas de Controle

Selecione a seta para iniciar o conteúdo

Introdução

A forma como os dados obtidos em processos industriais, máquinas, sistemas etc. comportam-se pode ser analisada mediante características de distribuição estatística e probabilística dos próprios dados e das informações relacionadas a eles. Além disso, a partir desse conhecimento diretamente estatístico, é possível obter ferramentas técnicas que podem ser utilizadas para a implementação do controle estatístico de processos, como as cartas de controle.

Nesta unidade, você verá os principais aspectos sobre a distribuição normal e a distribuição normal padrão, para que possa compreender como são desenvolvidas, utilizadas e analisadas as cartas de controle (ou gráficos de controle, como também são conhecidas).

FIQUE POR DENTRO

Para o cálculo da área acumulada sob o gráfico da curva normal padrão, referente a esse tipo de distribuição, utiliza-se a tabela normal padrão. Essa tabela pode ser facilmente acessada em qualquer livro de estatística, por ser utilizada em diversas áreas, mas você também pode acessá-la no link disponível em: http://wiki.icmc.usp.br/images/f/f9/Tabela_Normal.pdf. Acesso em: 25 out. 2020.

FIQUE POR DENTRO

Existem ferramentas e softwares, como o Minitab, o Excel ou o TI-84 Plus, que têm recursos suficientes para determinar a área sob a curva na análise de uma distribuição normal, sem a necessidade de se obter os escores-z diretamente. O Minitab, por exemplo, pode ser baixado, na versão gratuita, no link disponível em: https://www.minitab.com/pt-br/products/minitab/free-trial/. Acesso em: 17 nov. 2020.

REFLITA

Outra importante estratégia prática é determinar a aproximação de uma distribuição normal de uma distribuição binomial, tanto para facilitar os cálculos quanto pelo uso de padronizações em tabela (LARSON; FARBER, 2015).

FIQUE POR DENTRO

Mais informações sobre a ISO 8258, norma técnica base da área de controle estatístico de processos, também válida internacionalmente, podem ser vistas no link a seguir, como referência para o cálculo dos limites de controle, por exemplo, para todos os tipos de cartas de controle. Fique por dentro acessando o link disponível em: https://www.iso.org/standard/15366.html. Acesso em: 26 out. 2020.

indicação de leitura

Título do artigo: Controle estatístico de processos: uma aplicação em características sensoriais

Periódico: Iberoamerican Journal of Industrial Engineering.

Autor: Elisa Henning et al.

ISSNe: 2175-8018.

Comentário: Nesse artigo, é possível ver a aplicação de estratégias de Controle Estatístico de Processos (CEP) na prática, tomando como exemplo o processo de controle de qualidade em produtos alimentícios, mais especificamente com relação às suas características sensoriais.

Aula Concluída

Você chegou ao fim desta unidade com sucesso!

Voltar Avançar