Unidade II

As Possibilidades do Lazer

Selecione a seta para iniciar o conteúdo

REFLITA

Os espaços e equipamentos de lazer localizados nos grandes centros urbanos apresentam novos problemas em relação ao acesso. Tal problemática reflete nas implicações para elaboração de políticas públicas setoriais de lazer, para dar mais ênfase aos espaços e equipamentos. Assim, esperamos que, ao ler esse artigo, você possa conhecer um pouco mais sobre essa temática (MARCELLINO; BARBOSA; MARIANO, 2008).

REFLITA

Qualquer pessoa pode ser um profissional do lazer? Algumas características pessoais, história de vida e personalidade serão relevantes para se tornar um bom profissional de recreação e lazer, mas o essencial é que esse profissional adquira determinadas habilidades com o passar dos anos, com dedicação aos estudos e práticas contínuas, moldando-se conforme o ambiente e o público com que irá trabalhar (AWAD, 2008).

FIQUE POR DENTRO

indicação de leitura

Trabalho e lazer na infância e adolescência no século XXI: direito social ou inclusão excludente?

Revista: Motrivivência

Autores: Graziany Penna Dias e Marcelo Silva dos Santos

Ano: 2011

ISSN: 2175-8042

Comentário: A leitura desse artigo tem por intenção atualizar o profissional sobre as problemáticas que envolvem as relações entre trabalho, lazer, infância e adolescência, com base nas mudanças pelas quais os países do capitalismo vêm passando. Fica evidente a necessidade de resgatar, a partir da infância e da adolescência, a visão do ser humano enquanto sujeito coletivo e histórico capaz de produzir e transformar a realidade que o cerca. O artigo ainda aborda reflexões sobre os direitos garantidos na constituição brasileira e fornece subsídios teóricos para as próximas discussões apresentadas ao longo desta unidade.

indicação de leitura

Nome do livro: Recreação Total

Editora: Fontoura

Autor: Hani Zehdi Amine Awad e Giuliano Gomes de Assis Pimentel

ISBN: 9788583340218

Comentário: O livro é indicado por abordar muitas experiências práticas de sucesso, que servem para exemplificar o conteúdo teórico e fornecer ferramentas para os futuros profissionais. Mas, especificamente, para essa parte da Unidade II, seria interessante explorar o conteúdo do último capítulo desse livro “Promoção de eventos recreativos e de lazer no ensino superior, espaços públicos e comunitários”, que foi escrito por Vera Lúcia da Costa Fernandes. A leitura de quatorze páginas irá enriquecer e estimular práticas profissionais em formação para as atividades de lazer e recreação que visem à participação ativa e consciente de todos os envolvidos nessa prática.

INDICAÇÃO DE FILME

Nome do filme: O fabuloso destino de Amélie Poulain

Gênero: Romance/Comédia

Ano: 2001

Elenco principal: Audrey Tautou, Mathieu Kassovitz, Robert Gendreu, Clotilde Mollet, Jamel Debbouze, Isabelle Nanty, Rufus e Yolande Moreau.

Comentário: Esse filme tem cenas que demonstram atividades de lazer que contemplam as quatro propriedades: pessoal, hedonístico, liberatório e desinteressado. O filme conta a história de Amélie, uma jovem do interior que se muda para Paris e logo começa a trabalhar em um café. Em um belo dia, ela encontra uma caixinha dentro do seu apartamento e decide procurar o dono. A partir daí, sua perspectiva de vida muda radicalmente.

INDICAÇÃO DE FILME

Nome do filme: Um banho de vida

Gênero: Drama/Comédia

Ano: 2018

Elenco principal: Mathieu Amalric, Guillaume Canet e Benoît Poelvoorde.

Comentário: Esse filme demonstra uma atividade que pode ser considerada como um lazer físico, mas, nessa história, o lazer também é psíquico, espontâneo e, no desenrolar da narrativa, passa a ser até um lazer programado. O personagem principal, aos quarentas anos de idade, sofre de depressão. Depois de uma série de medicamentos que não surtiram efeito, ele começa a frequentar a piscina municipal do seu bairro. O grupo de frequentadores se junta e forma uma equipe de nado sincronizado masculina e decide participar do Campeonato Mundial de Nado Sincronizado, encontrando um novo propósito para sua vida.

INDICAÇÃO DE FILME

Nome do filme: Leisure

Gênero: Curta/Animação

Ano: 1976

Comentário: Esse filme contextualiza a relação do trabalho e do lazer em sua trajetória histórica, antes de se falar em “ócio criativo” e em conexões entre lazer e ócio na sociedade pós-industrial. Esse curta foi premiado, em 1976, antecipando essas discussões que surgiram depois. O filme nos faz recordar algumas divisões da sociedade, concepções sobre o tempo livre e o tempo de lazer planejado. Ao assistir esse filme, esperamos que você retome questões históricas de uma forma mais descontraída e que consiga compreender a situação do lazer na atualidade e suas raízes.

Aula Concluída

Você chegou ao fim desta unidade com sucesso!

VoltarAvançar