Caro(a) aluno(a), chegamos ao fim desta disciplina, na qual discutimos os aspectos históricos da humanidade que estão direcionados ao lazer e à recreação. Os conceitos apresentados por renomados autores esclarecem os fundamentos teóricos, em conjunto com as relações com o trabalho, a religião e a educação. Além disso, o conteúdo relacionado aos direitos humanos e ao contexto socioambiental é relevante para que se compreenda a abrangência do lazer e da recreação na nossa sociedade.
Nesse contexto, apresentamos os principais consumidores do lazer, além dos espaços e equipamentos de lazer que podem ser utilizados em diferentes contextos e adaptados, para oferecer a oportunidade de vivências de recreação e lazer. Em relação à atuação profissional, abordamos as características e os comportamentos esperados na profissão e, ainda, apresentamos algumas opções de lazer e recreação, explicando as propriedades e os diferentes tipos de lazer.
Também foi possível apresentar os aspectos históricos, conceituais e a didática da recreação, para fundamentar as atividades sistematizadas, dentre elas a gincana e as brincadeiras cantadas. Em algumas áreas específicas, desenvolvemos reflexões relevantes, como na atuação em acampamentos e acantonamentos, clubes, empresas, hospitais e em festas.
Além disso, discutimos os conceitos, as classificações e as características dos jogos, detalhando a prática da recreação e dos jogos para diferentes faixas etárias. Por fim, abordamos o conhecimento necessário para o planejamento e a elaboração de um evento de lazer e recreação.
Foi um prazer discutir conceitos envolventes da Educação Física, o lazer e a recreação. Esse conteúdo, caro(a) aluno(a), foi pensado para você que pretende atuar nessa área e também para quem não sabe o caminho que deseja seguir. Assim, esperamos que você se sinta motivado a conhecer e a se especializar em recreação e lazer.