Os conhecimentos próprios ao lazer e à recreação, que já foram, relativamente, pouco interessantes para pesquisadores e cientistas, atualmente, estão evoluindo e tornando-se cada vez mais estudados. Entre alguns estudiosos, é comum a ideia de que o lazer ajuda a moldar a cultura. Assim, o lazer e a recreação, apesar de distintos, acabam intimamente relacionados, por formarem as bases da cultura e da civilização e por estarem envolvidos em diversos aspectos do comportamento humano (SINGH, 2007).
A maneira como as sociedades organizam o tempo livre, a diversão, o entretenimento, as brincadeiras, etc., varia imensamente. Contudo, em todas as sociedades, esses eventos compõem as relações humanas e sociais, conferindo aos indivíduos expressões da cultura, da identidade e sentimentos de pertencimento.
Nesse contexto, a intenção deste livro é apresentar uma reflexão que contribua com a compreensão dessas temáticas, considerando pontos de vista importantes acerca de algumas dimensões em que se aplicam os conhecimentos sobre recreação e lazer. Por isso, as unidades apresentadas tratam dos aspectos históricos, conceituais e didáticos que fundamentam as áreas da recreação e do lazer.
Assim, caro(a) aluno(a), esperamos que você compreenda as relações entre trabalho, religião e educação, e tenha informações a respeito dos direitos humanos e do contexto socioambiental, para que você tenha uma formação que vai ao encontro dos consumidores do lazer. Desse modo, este livro apresenta aspectos úteis para a sua atuação profissional, como o conhecimento dos espaços e equipamentos de lazer e as características e os comportamentos que são importantes na profissão. Para cumprir esse objetivo, apresentaremos algumas opções de lazer e recreação e suas propriedades, além de diferentes tipos de lazer.
Ademais, discutiremos os aspectos históricos, conceituais e a didática da recreação, baseando-se em atividades sistematizadas, como gincanas e brincadeiras cantadas. Nesse sentido, será possível refletir acerca da atuação profissional em acampamentos e acantonamentos, clubes, empresas, hospitais e em festas.
No que diz respeito ao jogo, serão descritos conceitos, classificações e características dos jogos para diferentes faixas etárias. Por fim, abordaremos o planejamento e a elaboração de um evento de lazer e recreação. Assim, será possível contribuir com a sensibilização, no momento de utilizar o tempo livre, e a formação profissional.