A Idade Média teve fundamental relevância no desenvolvimento de habilidades voltadas ao artesanato e à valorização do momento de não trabalho, importantes para o lazer. Isso porque, no fim da Idade Média, os servos libertos abandonaram a vida rural e foram para as cidades se dedicar ao artesanato e o comércio (CAMARGO, 1998). Nesse contexto, em que épocas e/ou sistemas houve a valorização do trabalho?
Na Idade Média e no Império Romano.
Justificativa: Alternativa incorreta, pois a Idade Média valorizava o momento de não trabalho; o ócio era destinado aos nobres. O Império Romano valorizava o trabalho, enquanto os intelectuais e artistas eram considerados parasitas e vagabundos.
No Império Romano e no sistema capitalista.
Justificativa correta: O Império Romano e o capitalismo valorizaram o momento de trabalho. O Império Romano valorizava o trabalho, mas considerava intelectuais e artistas parasitas e vagabundos.
Na Grécia Antiga e no Império Romano.
Justificativa: Alternativa incorreta, pois a Grécia Antiga não valorizava o momento de trabalho e o lazer era sinônimo de nobreza. O Império Romano valoriza o trabalho, enquanto os intelectuais e artistas eram considerados parasitas e vagabundos.
Na Grécia Antiga e na Idade Média.
Justificativa: Alternativa incorreta, pois a Grécia Antiga não valorizava o momento de trabalho e o lazer era sinônimo de nobreza. O Império Romano valoriza o trabalho, enquanto os intelectuais e artistas eram considerados parasitas e vagabundos.
Na Idade Média e no sistema capitalista.
Justificativa: Alternativa incorreta, pois a Idade Média não valorizava o momento de trabalho e o lazer era sinônimo de nobreza, sendo mais valorizado do que o trabalho. Somente o capitalismo valoriza o momento de trabalho.
Na tentativa de conceituar o tempo livre e o ócio, Waichman (1997) apresenta as três funções do ócio, segundo Dumazedier. Quais são essas funções?
Descanso, diversão e entretenimento.
Justificativa: Alternativa incorreta, porque entretenimento não é a palavra que dá sentido para Dumazedier apresentar as três funções do ócio. Para Dumazedier, o descanso, a diversão e o desenvolvimento são as três funções do ócio.
Descanso, diversão e desenvolvimento.
Justificativa correta: De acordo com Dumazedier, o descanso, a diversão e o desenvolvimento são as três palavras que dão sentido às funções do ócio:
Diversão, recreação, repouso.
Justificativa: Alternativa incorreta, porque recreação e repouso não são palavras que dão sentido às funções do ócio, segundo Dumazedier. Para esse autor, o descanso, a diversão e o desenvolvimento são as três funções do ócio.
Diversão, descanso e distinção.
Justificativa: Alternativa incorreta, porque distinção não é uma função do ócio. Essa palavra não faz sentido para Dumazedier apresentar as três funções do ócio, que, para ele, são: descanso, diversão e desenvolvimento.
Descanso, recreação e distinção.
Justificativa: Alternativa incorreta, porque recreação e distinção não são palavras que dão sentido para as três funções do ócio, segundo Dumazedier. Para ele, descanso, diversão e desenvolvimento são as três funções do ócio.
Segundo Andrade (2001), há diferenças universais na diversificação das faixas etárias. Nesse contexto, responda: qual é a faixa etária em que a fantasia faz parte das preferências em atividades de lazer?
Adolescentes e adultos.
Justificativa: Alternativa incorreta, pois não são os adolescentes e os adultos que priorizam a fantasia em atividades de lazer. Ademais, crianças e pré-adolescentes dedicam-se, com entusiasmo, a todo tipo de atividade que envolve movimento e fantasia.
Infância e pré-adolescência.
Justificativa correta: As crianças e os pré-adolescentes dedicam-se, com entusiasmo, a todo tipo de atividade que envolve movimento e fantasia.
Adolescentes e idosos.
Justificativa: Alternativa incorreta, pois não são os adolescentes e os idosos que preferem a fantasia em atividades de lazer. As crianças e os pré-adolescentes se dedicam, com entusiasmo, a todo tipo de atividade que envolve movimento e fantasia.
Idosos e adultos.
Justificativa: Alternativa incorreta, pois não são os idosos e os adultos que preferem a fantasia em atividades de lazer. As crianças e os pré-adolescentes se dedicam, com entusiasmo, a todo tipo de atividade que envolve movimento e fantasia.
Bebês e adultos.
Justificativa: Alternativa incorreta, pois não são os bebês e os adultos que preferem a fantasia em atividades de lazer. As crianças e os pré-adolescentes se dedicam, com entusiasmo, a todo tipo de atividade que envolve movimento e fantasia.
Segundo Andrade (2001), há diferenças universais na diversificação das faixas etárias. Nesse contexto, responda: qual é a faixa etária em que a fantasia faz parte das preferências em atividades de lazer?
Adolescentes e adultos.
Justificativa: Alternativa incorreta, pois não são os adolescentes e os adultos que priorizam a fantasia em atividades de lazer. Ademais, crianças e pré-adolescentes dedicam-se, com entusiasmo, a todo tipo de atividade que envolve movimento e fantasia.
Infância e pré-adolescência.
Justificativa correta: As crianças e os pré-adolescentes dedicam-se, com entusiasmo, a todo tipo de atividade que envolve movimento e fantasia.
Adolescentes e idosos.
Justificativa: Alternativa incorreta, pois não são os adolescentes e os idosos que preferem a fantasia em atividades de lazer. As crianças e os pré-adolescentes se dedicam, com entusiasmo, a todo tipo de atividade que envolve movimento e fantasia.
Idosos e adultos.
Justificativa: Alternativa incorreta, pois não são os idosos e os adultos que preferem a fantasia em atividades de lazer. As crianças e os pré-adolescentes se dedicam, com entusiasmo, a todo tipo de atividade que envolve movimento e fantasia.
Bebês e adultos.
Justificativa: Alternativa incorreta, pois não são os bebês e os adultos que preferem a fantasia em atividades de lazer. As crianças e os pré-adolescentes se dedicam, com entusiasmo, a todo tipo de atividade que envolve movimento e fantasia.
Os equipamentos específicos de lazer são todos aqueles que foram construídos com a finalidade de abrigar atividades e programas de lazer, geralmente são construídos como empreendimentos lucrativos (LARIZZATTI, 2014; MARCELLINO, 1996). Nesse sentido, indique a alternativa correta a respeito dos equipamentos específicos de lazer e sua divisão.
Cinemas, bares e clubes são considerados microequipamentos especializados de lazer.
Justificativa: Alternativa incorreta. Bares são equipamentos não específicos, os clubes são considerados equipamentos médios e somente os cinemas são considerados microequipamentos.
Os equipamentos podem ser divididos em médios, macros e microequipamentos, sendo que clubes são considerado equipamento médio.
Justificativa: Alternativa correta. Os equipamentos específicos são divididos em médios, macros e microequipamentos. Os clubes e centros esportivos são considerados equipamentos médios, devido a sua capacidade de espaço físico para atender pessoas e um ou vários interesses de lazer.
Os equipamentos podem ser divididos em médios, macros e microequipamentos, sendo que centros esportivos são considerados macroequipamentos.
Justificativa: Alternativa incorreta. Centros esportivos são considerados equipamentos médios, devido a sua capacidade de espaço físico para atender pessoas e um ou vários interesses de lazer.
Os equipamentos podem ser divididos em mini e macroequipamentos, sendo que cinemas e clubes são considerados miniequipamentos.
Justificativa: Alternativa incorreta. Os equipamentos são divididos em micro, médio e macro equipamentos. Os cinemas são considerados micro equipamentos, e não mini, e os clubes são considerados equipamentos médios.
Teatros, bares, cinemas, clubes e centros esportivos são considerados microequipamentos especializados de lazer, essa denominação advém da dimensão do espaço e por atender somente um dos conteúdos culturais do lazer.
Justificativa: Alternativa incorreta. Bares são equipamentos não específicos e clubes e centros esportivos são considerados equipamentos médios, e não micro. Somente os teatros são considerados microequipamentos de lazer.
A implementação de uma formação de qualidade para o profissional da recreação e lazer possui fatores que a dificultam, como a tradição histórica, as características de personalidade, o mercado de atuação, o caráter não disciplinar, a desvalorização profissional e o perfil exigido do profissional. Assinale a alternativa correta a respeito da desvalorização profissional.
A desvalorização profissional se dá devido à falta de uma formação que ofereça ao estudante inúmeras atividades recreativas.
Justificativa: Alternativa incorreta. Falta de uma formação que ofereça inúmeras atividades recreativas não é o motivo da desvalorização profissional.
A desvalorização profissional é notada na falta de regulamentação explícita de jornada de trabalho, salário, entre outras condições que o profissional precisa superar no seu cotidiano.
Justificativa: Alternativa correta. Mello e Alves Junior (2003) apontam seis fatores que dificultam a implementação de uma formação de qualidade para o profissional da recreação e lazer, e que a desvalorização profissional é notada na falta de regulamentação explícita de jornada de trabalho, salário, entre outras condições.
A desvalorização profissional é notada pela falta de profissionais para atuarem na área.
Justificativa: Alternativa incorreta. Falta de profissionais para atuarem na área não faz parte da desvalorização profissional.
A desvalorização profissional é notada devido à comparação com a atuação do pedagogo.
Justificativa: Alternativa incorreta. A atuação do pedagogo não é comparada com a desvalorização profissional de quem atua com recreação e lazer.
A desvalorização profissional é notada pela falta de uniformes padronizados para esses profissionais.
Justificativa: Alternativa incorreta. A falta de uniformes padronizados não está relacionada à desvalorização profissional da recreação e lazer.
Ao abordarmos as diferentes formas de lazer, vale destacar que as propriedades que o caracterizam são importantes. Considerando esse tema, assinale a alternativa correta.
As duas propriedades que caracterizam as atividades de lazer são pessoal e liberatório.
Justificativa: Alternativa incorreta. São quatro propriedades que caracterizam as atividades de lazer: pessoal, liberatório, hedonístico e desinteressado.
As quatro propriedades que caracterizam as atividades de lazer são liberatório, hedonístico, pessoal e desinteressado.
Justificativa: Alternativa correta. Essas são as quatro propriedades que caracterizam as atividades de lazer: liberatório, hedonístico, pessoal e desinteressado. Quando há essas propriedades podemos afirmar que é uma atividade de lazer autêntica.
As quatro propriedades que caracterizam as atividades de lazer são a liberdade, o divertimento, o entretenimento e o descanso.
Justificativa: Alternativa incorreta. O divertimento, o entretenimento e o descanso não são propriedades que caracterizam o lazer. As quatro propriedades que caracterizam as atividades de lazer são liberatório, hedonístico, pessoal e desinteressado.
A propriedade liberatório está presente na atividade livre de obrigações, nas atividades ilícitas e na busca por prazer, podendo ser na política e com familiares.
Justificativa: Alternativa incorreta. A propriedade liberatório não está presente nas atividades ilícitas e na busca por prazer, nem pode ser na política e com familiares.
A característica desinteressado diz respeito à prática de alguma atividade sem finalidade alguma, mas buscando sempre obter lucros, e não proporcionar desenvolvimento.
Justificativa: Alternativa incorreta. A característica desinteressado é uma prática sem finalidade alguma, mas está incorreta porque deve buscar não obter lucros e pode proporcionar desenvolvimento.
Considerando os aspectos históricos da recreação no Brasil, verifique as alternativas a seguir e assinale aquela que corresponde corretamente a tal contexto.
No Brasil (século XVII), investiu-se no combate à indiferença e à inércia que havia em relação às crianças acometidas pela pobreza extrema.
Foi na França do século XVII que se investiu no combate à indiferença e à inércia que havia em relação às crianças acometidas pela pobreza extrema.
No século XVII, no Brasil, somente a Igreja patrocinou algum tipo de diversão para a sociedade agrária.
Segundo Awad e Pimentel (2015), no século XVII, no Brasil, somente a Igreja patrocinou algum tipo de diversão para a sociedade agrária.
No século XVII, no Brasil, a Igreja, os fazendeiros e os trabalhadores patrocinaram algum tipo de diversão para a sociedade agrária.
No século XVII, no Brasil, os fazendeiros e os trabalhos não patrocinaram a diversão, apenas a Igreja.
A vida urbana brasileira, em 1808, com a vinda da família real, tem como foco a aprendizagem de algum ofício.
A vinda da família real fez a vida urbana brasileira ocorrer em torno de teatros e bailes, a partir de 1808.
No século XVII, no Brasil, a Igreja e a realeza patrocinaram algum tipo de diversão para a sociedade agrária.
Segundo Awad e Pimentel (2015), no século XVII, no Brasil, somente a Igreja patrocinou algum tipo de diversão para a sociedade agrária.
Tendo em vista as gincanas, seus tipos, características e especificidades, assinale a alternativa que corresponde corretamente a quais são os tipos de gincanas citadas por Cavallari e Zacharias (2001)
São cinco: gincana cultural, de imaginação, de habilidades, de circuitos e mista.
A alternativa está incorreta, porque a gincana de imaginação não faz parte dos cinco tipos apresentados por Cavallari e Zacharias (2001).
São cinco: gincana cultural, de solicitações, de habilidades, de circuitos e mista.
A alternativa está correta, porque Cavallari e Zacharias (2001) apresentam cinco tipos de gincana: cultural, de solicitações, de habilidade, de circuitos e mista.
São quatro: gincana cultural, de solicitações, de habilidades e de circuitos.
A alternativa está incorreta, porque faltou a gincana mista, ou seja, são cinco tipos.
São cinco: gincana maluca, de reciclado, de habilidades, de circuitos e mista.
A alternativa está incorreta, porque as gincanas maluca e de reciclado não fazem parte dos cinco tipos definidos por Cavallari e Zacharias (2001). Os nomes corretos são: cultural, de solicitações, de habilidades, de circuitos e mista.
São quatro: gincana cultural, de solicitações, de habilidades e mista.
A alternativa está incorreta, porque faltou a gincana de circuitos.
Os clubes são considerados aspectos específicos do lazer. Nesse sentido, é fundamental que o profissional de recreação conheça os tipos de atividades comuns em diferentes clubes. Assinale a alternativa que apresenta quais são essas atividades.
As atividades comuns em clubes são: permanentes, de apoio, de impacto, eventos especiais e feiras artesanais.
As feiras não são atividades comuns em clubes. A alternativa estaria correta se, no lugar das feiras, citasse a atividade de programação de férias.
As atividades comuns em clubes são: permanentes, de apoio, de impacto, eventos especiais e programação de férias.
Segundo Schwartz (2004), as atividades permanentes, de apoio, de impacto, os eventos especiais e a programação de férias são atividades comuns em clubes.
As atividades comuns em clubes são: permanentes, de improvisação, de impacto, os eventos especiais e a programação de férias.
A atividade de improvisação não é comum em clubes; o correto seria acrescentar a atividade de apoio.
As atividades comuns em clubes são: surpresas, de confecção de materiais, de impacto, eventos especiais e programação de férias.
As atividades surpresas e de confecção de materiais não são comuns em clubes; o correto seria acrescentar as atividades permanentes e de apoio.
As atividades comuns em clubes são: permanentes, de apoio, de circuito, eventos de inclusão social e programação de férias.
As atividades de circuito e os eventos de inclusão social não são comuns em clubes; o correto seria acrescentar as atividades de impacto e os eventos especiais.
1) Os jogos são classificados de diferentes formas, por diversos autores. Nesse sentido, como os jogos são classificados por Cavallari e Zacharias (2001)?
Pequenos, médios e grandes.
Alternativa incorreta, pois a classificação dos jogos em pequenos, médios e grandes foi apresentada por Mian (2003).
Pequenos e grandes.
A classificação dos jogos em pequenos e grandes foi apresentada por Cavallari e Zacharias (2001). Nos jogos pequenos, as regras são cobradas de forma mais flexível, são mais simples e em menor quantidade. Nos grandes jogos, todas as regras são cobradas de forma rígida, são mais complexas e em maior quantidade. Ademais, a atuação profissional é diferente, porque, nos pequenos jogos, o profissional atua somente como um orientador e, nos grandes jogos, cobra regras como um árbitro.
Pequenos e cooperativos.
Os jogos cooperativos não fazem parte da classificação de Cavallari e Zacharias (2001), por esse motivo, a alternativa está incorreta. Para esses autores, os jogos dividem-se em pequenos e grandes.
Pequenos, grandes e de tabuleiro.
Os jogos de tabuleiro não fazem parte da classificação de Cavallari e Zacharias (2001), assim, a alternativa está incorreta. Para esses autores, os jogos dividem-se em pequenos e grandes.
Pequenos, grandes e eletrônicos.
Os jogos eletrônicos não fazem parte da classificação de Cavallari e Zacharias (2001), por isso, a alternativa está incorreta. Para esses autores, os jogos dividem-se em pequenos e grandes.
2) Considerando o conteúdo de recreação e jogos para crianças, jovens e adultos, assinale a alternativa correta a respeito das características dos jovens que têm entre 12 e 18 anos.
Descoberta do tato e o gosto pela brincadeira de esconder.
A descoberta do tato e o gosto pela brincadeira de esconder não fazem parte das características dos jovens, mas das crianças na faixa etária de 3 meses a 2 anos.
Supervalorização da estética e desprezo pela atividade motora.
A faixa etária de 14 a 18 anos corresponde ao auge da adolescência e apresenta muitas características da fase anterior, mas com maior intensidade. Assim, há:
Supervalorização da atividade motora e desprezo por conteúdos estéticos.
O desprezo pela atividade motora e a supervalorização da estética são características dos jovens pertencentes a essa faixa etária.
Muita movimentação e energia física.
Muita movimentação e energia física são características de crianças na faixa etária de 6 a 8 anos.
Crescimento físico semelhante entre meninas e meninos.
O crescimento físico semelhante entre meninas e meninos é uma característica da faixa etária de 8 a 10 anos.
3) “Planejamento” é um termo que pode ser aplicado de diferentes formas e em diferentes áreas, como Administração, Economia, Educação e Turismo. Segundo Pimentel (2003), planejar é prever os métodos e as técnicas para o alcance dos objetivos. Nesse sentido, assinale a alternativa correta a respeito das etapas do planejamento, segundo Cavallari e Zacharias (2001).
A inscrição é a primeira etapa do planejamento e a última é a execução.
A inscrição é a segunda etapa do planejamento.
A programação é uma etapa do planejamento que deve conter o cronograma completo, além de serem definidos outros aspectos.
Conforme expõem Cavallari e Zacharias (2001), a programação é uma etapa do planejamento que deve conter o cronograma completo: número de participantes, atividades, materiais necessários para a realização das atividades e de primeiros socorros e um balanço financeiro.
As etapas do planejamento são: preparação, inscrição e execução.
As etapas do planejamento, além da preparação, da inscrição e da execução, são programação e avaliação.
As etapas do planejamento são: preparação, inscrição, execução e avaliação.
Nesse caso, faltou a etapa denominada programação.
As duas últimas etapas do planejamento são programação e execução.
A programação não está dentre as duas últimas etapas do planejamento; o correto é execução e avaliação.