Unidade IV

Desenvolvimento Humano e Atualidade

Selecione a seta para iniciar o conteúdo

REFLITA

O infanticídio (assassinato de crianças) era uma prática cotidiana. Vários eram os motivos para determinar aquelas que deveriam morrer. Por exemplo: algumas eram mortas porque haviam nascido com deficiência, outras por chorar demais, ou por serem do sexo feminino (o que as tornavam muito frágeis), pelo interesse da viúva em casar-se novamente, entre outros. Essa realidade nos faz pensar sobre como o ser humano é reflexo de seu contexto cultural e histórico. Se analisarmos a atitude das pessoas nesse período a partir de nossos valores morais de hoje, tenderemos a nos revoltar e/ou acreditar que aquelas pessoas poderiam ter algum tipo de transtorno mental, não é mesmo? No entanto, essa era uma prática comum da época e, portanto, considerada pelas pessoas daquele contexto com algo normal. Assim, podemos refletir que é impossível entender o ser humano, descontextualizando-o de sua realidade social, cultural e histórica.

FIQUE POR DENTRO

Estudante, ao pensarmos sobre a infância contemporânea, nos deparamos não apenas com um, mas com inúmeros significados. Nosso país tem uma pluralidade de contextos sociais, culturais e econômicos que retratam diversas formas de ser criança. O documentário “Pro Dia Nascer Feliz”, gravado em 2005, mostra um pouco da realidade de nosso sistema educacional brasileiro.

Nele, vários alunos e professores foram ouvidos, desde os da luxuosa escola privada do estado de São Paulo, onde jovens relatam o sofrimento e a ansiedade vividos por eles devido à sobrecarga de responsabilidades para além da escola, até a precária escola pública no sertão do Nordeste, onde jovens precisam andar vários quilômetros a pé até chegarem à escola. Fique por dentro acessando o link disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nvsbb6XHu_I. Acesso em: 13 jul. 2020.

indicação de leitura

Nome do livro: Aprendizagem e emoção: estudos na infância e adolescência

Editora: Casa do Psicólogo

Autoras: Carla Alexandra da Silva M. Minervino e Juliana das Neves Nóbrega

ISBN: 9788580402254

Comentário: O livro traz uma nova perspectiva acerca do estudo dos processos cognitivos, destacando dois temas importantes para o desenvolvimento humano: a aprendizagem e a emoção.

INDICAÇÃO DE FILME

Nome do filme: O milagre na cela 7

Gênero: Drama

Ano: 2020

Elenco principal: Nisa Sofiya Aksongur e Aras Bulut İynemli

Comentário: Esse emocionante filme retrata um modelo de família que foge dos padrões determinados pela sociedade. Trata-se de uma família pobre, composta por uma filha, seu pai com deficiência intelectual e a avó. A narrativa fílmica nos apresenta um cenário que possibilita uma reflexão sobre as inúmeras formas de ser criança, de se relacionar com os adultos e vivenciar as experiências do meio.

Aula Concluída

Você chegou ao fim desta unidade com sucesso!

VoltarAvançar