Conclusão

Chegamos ao final de nossa disciplina de Psicologia da Educação I (Desenvolvimento Humano). Nela, pudemos destacar alguns pontos importantes sobre o Desenvolvimento Humano, relacionando-o à aprendizagem.

Compreender o homem, sua subjetividade e o modo como ele aprende, possibilita ao profissional da Educação refletir sobre suas práticas pedagógicas, ressignificando-as. Afinal, não é possível garantir a aprendizagem dos alunos sem levar em conta a maneira como eles aprendem.

Agora, vamos recapitular alguns pontos de nossa disciplina? Nela, aprendemos sobre os principais aspectos históricos da Psicologia do Desenvolvimento e sua aplicabilidade nas diferentes áreas do saber, em especial a Educação.

Também pudemos compreender os fatores que influenciam o desenvolvimento humano e suas relações com a aprendizagem; os aspectos sociais e culturais na construção de identidade do sujeito e suas influências no desenvolvimento e aprendizagem humana.

Vimos ainda as principais teorias do Desenvolvimento Humano e suas principais contestações por parte de alguns autores contemporâneos; a interferência das novas tecnologias na aprendizagem e a urgência do uso de metodologias mais ativas de ensino no contexto escolar.

Esperamos que essa disciplina tenha contribuído com sua aprendizagem e o(a) leve a buscar novos conhecimentos, que lhe permitam adotar uma prática profissional mais ética, humana e consciente, que considere o processo de ensino e aprendizagem como um direito de todos(as), sem preconceito e discriminação.

Uma atuação profissional que garanta o sentido do ensino e que seja mais próxima da realidade cotidiana do aluno, levando-o a refletir sobre sua vida e sua história, tornando-o um sujeito mais emancipado e capaz de transformar a sua própria história é urgente.

Desejamos a você muito sucesso e agradecemos pela oportunidade de poder ter participado de sua trajetória acadêmica.

Parabéns

Você Concluiu a Disciplina!

VoltarAvançar