A Psicologia como ciência se utiliza de procedimentos sistematizados, controlados e programados para a verificação de um determinado conhecimento. No entanto, durante muitos anos, ela esteve vinculada a uma outra área do conhecimento. Nesse sentido, leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa que corresponde à área à qual a Psicologia estava atrelada antes de ganhar status científico.
Filosofia.
Correta. Pois, a busca pela compreensão do homem integral passou por um processo histórico de muitos acontecimentos até ganhar status de ciência. Antes disso, durante muito tempo, ela esteve vinculada à Filosofia.
Medicina.
Incorreta. Pois a área do conhecimento que a Psicologia esteve vinculada antes de ganhar status científico foi a Filosofia. Um longo caminho precisou ser percorrido até que ela alcançasse posição de ciência autônoma.
Religião.
Incorreta. Pois não foi à religião que a Psicologia se vinculou antes de ganhar caráter científico, mas, sim, à Filosofia. A busca pela compreensão do homem integral passou por um processo histórico de muitos acontecimentos até ganhar status de ciência.
Misticismo.
Incorreta. Pois, antes de assumir um caráter científico, a Psicologia esteve ligada à Filosofia, e não ao misticismo. A busca pela compreensão do homem integral passou por um processo histórico de muitos acontecimentos até alcançar status de ciência.
Anatomia.
Incorreta. Pois não foi à Anatomia que a Psicologia esteve vinculada por muito tempo, mas, sim, à área da Filosofia. Desde os tempos antigos, o homem já buscava entender mente e corpo.
Entre os vários aspectos estudados pela Psicologia do Desenvolvimento, está a busca pelo entendimento dos padrões de mudanças e de crescimento ocorridos ao longo da vida, que permite que ela discuta várias questões relevantes. Nesse sentido, a seguir assinale a alternativa que corresponda a uma contribuição dessa área do conhecimento para a educação.
Destaca a diferença das classes sociais.
Incorreta. Pois identificar a diferença das classes sociais não é uma contribuição da Psicologia do Desenvolvimento para a área da educação. Uma delas (entre muitas) é o apoio que oferece às práticas de ensino, para que sejam coerentes com cada faixa etária.
Esclarece sobre os transtornos mentais.
Incorreta. Pois a Psicologia do Desenvolvimento não tem como foco principal o estudo dos transtornos mentais. Desse modo, uma de suas contribuições para a área da educação é dar apoio para a produção de práticas de ensino mais adequadas e eficazes.
Apoia as práticas de ensino.
Correta. Pois a Psicologia do Desenvolvimento serve de apoio para a produção de práticas de ensino adequadas e coerentes com o processo de ensino e aprendizagem do aluno e auxilia no desenvolvimento do potencial humano.
Destaca as principais doenças infantis.
Incorreta. Pois o foco da Psicologia do Desenvolvimento não é o estudo das doenças infantis, mas, sim, o desenvolvimento humano nos diferentes ciclos da vida. Desse modo, uma de suas contribuições para a área educacional é oferecer apoio para a produção de práticas de ensino.
Foca os problemas do contexto escolar.
Incorreta. Pois a Psicologia do Desenvolvimento não foca o estudo de problemas escolares, mas, sim, no desenvolvimento humano nos diferentes ciclos da vida. Assim, uma de suas contribuições é apoiar a produção de práticas de ensino no âmbito educacional.
No que se refere ao estudo do Desenvolvimento Humano, existem alguns elementos importantes envolvidos no processo, a saber: físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social. Esses aspectos estão em constante relação e precisam ser considerados indissociáveis em uma perspectiva integrada do sujeito. Nesse sentido, assinale a alternativa que corresponde ao aspecto social.
A sexualidade faz parte desse aspecto.
Incorreta. Pois esse aspecto é o afetivo-emocional, e não o aspecto social. Ele engloba a forma como as pessoas vivenciam suas experiências, seu modo de sentir e reagir ao mundo.
Envolve reações do sujeito frente à outras pessoas.
Correta. Pois o aspecto social é a maneira como o indivíduo reage diante das situações que envolvem outras pessoas. Por exemplo: em um grupo de crianças no parque, é possível observar que algumas buscam espontaneamente outras para brincar, enquanto outras permanecem sozinhas.
Engloba raciocínio e aprendizagem.
Incorreta. Pois é o aspecto intelectual e não o social que envolve raciocínio e aprendizagem. Ele se refere às mudanças da capacidade mental, ou seja, pensamento, raciocínio, memória, linguagem e aprendizagem.
Relaciona-se ao crescimento orgânico.
Incorreta. Pois o aspecto que se relaciona ao crescimento orgânico é o físico-motor, e não o social. Ele se refere à maturação neurofisiológica, à capacidade de manipulação de objetos e de exercício do próprio corpo.
Nele são analisadas as mudanças do cérebro.
Incorreta. Pois não é o aspecto social que analisa as transformações do cérebro, mas, sim, o aspecto físico-motor. Nele, são analisadas as mudanças no corpo físico, no cérebro, sua capacidade sensorial e habilidades motoras.
Estudos mostram que as mudanças experimentadas pelas pessoas ao longo da vida possuem certos padrões comuns. O recém-nascido cresce e se torna uma criança, que cresce e se torna um adulto, assim como as características das pessoas possuem padrões comuns. Nesse sentido, leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa que corresponde a uma característica cognitiva da terceira infância.
Diminuição do egocentrismo.
Correta. Pois, nessa fase, a criança diminui o egocentrismo. Além disso, começa a pensar com lógica, no entanto de forma concreta, e suas habilidades de linguagem e memória aumentam.
Tem ideias ilógicas sobre o mundo.
Incorreta. Pois essa característica corresponde à fase da segunda infância, devido à imaturidade cognitiva. Nesse período, a criança se apropria da linguagem e da memória.
A compreensão da linguagem se desenvolve rapidamente.
Incorreta. Pois essa característica corresponde à fase da primeira infância, e não à da terceira. Nesse período, as capacidades de lembrar e aprender já estão presentes.
Desenvolve-se a capacidade do pensamento abstrato.
Incorreta. Pois a fase que o pensar em termos abstratos se desenvolve é a da adolescência. Nesse período, o jovem é capaz de usar o raciocínio científico e, desse modo, a educação foca a preparação para a faculdade.
Julgamentos morais se tornam mais elaborados.
Incorreta. Pois essa é uma característica da fase do início da vida adulta. Nela, tanto o pensamento como os julgamentos morais se tornam mais elaborados. É quando ocorre as escolhas vocacionais e educacionais.
Enunciado
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Enunciado
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Enunciado
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Enunciado
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Enunciado
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Enunciado
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Piaget separou o desenvolvimento humano em fases, sendo que cada uma delas caracteriza-se como um requisito fundamental para a aquisição da outra. Esses estágios do desenvolvimento foram divididos em: sensório-motor; pensamento pré-operatório; operações concretas; e operações formais. Nesse sentido, leia atentamente as afirmativas a seguir e assinale a alternativa que corresponde às características do estágio pré-operatório.
A criança começa a pensar de maneira lógica.
Incorreta. Pois essa é uma característica da fase das operações concretas, dos 7 aos 11-12 anos de idade. Nessa fase, a criança, embora passe a pensar de maneira lógica, ainda está vinculada à realidade concreta e necessita de comprovação empírica das elaborações mentais.
Inicia-se o desenvolvimento da capacidade simbólica.
Correta. Pois, nessa fase, que vai dos 2 aos 7 anos de idade, a criança passa a distinguir um significante – palavra, imagem ou símbolo – do que ele significa, um “objeto ausente”. Por exemplo, a criança pode chorar ao ver que a mãe está segurando uma bolsa, porque consegue inferir que ela sairá de casa.
A criança não apresenta afetividade em relação a pessoas e objetos.
Incorreta. Pois essa característica corresponde ao estágio sensório-motor (0 a 2 anos). Nesse período, o bebê não apresenta função simbólica e, por isso, não tem afetividade nem pensamentos em relação a pessoas e objetos. Sua vida mental é sustentada pelos reflexos hereditários.
É capaz de cooperar com os outros e realizar trabalho em grupo.
Incorreta. Pois essa característica corresponde à fase das operações concretas (7 a 11-12 anos de idade). No aspecto afetivo, a criança é capaz de cooperar com os outros, realizar trabalhos em grupo e, ao mesmo tempo, ter autonomia.
O pensamento se separa da realidade concreta.
Incorreta. Pois corresponde ao estágio das operações formais, que se inicia dos 11-12 anos em diante. É quando o sujeito passa a pensar de forma lógica, mesmo se a situação for ilógica. O pensamento se separa da realidade concreta, permitindo que trabalhe com um raciocínio hipotético-dedutivo.
Para Vygotsky, a linguagem e o pensamento possuem uma relação estreita, pois, embora nos primeiros meses de vida se desenvolvam de forma independente, por volta do segundo ano as curvas de evolução da linguagem e do pensamento se encontram e passam a exercer uma relação de dependência mútua. Para ele, a linguagem passa por três estágios. Nesse sentido, leia atentamente as afirmativas a seguir e assinale a alternativa que corresponde ao estágio da linguagem interior.
A criança pensa as palavras, sem precisar dizê-las.
Correta. Pois esse período do desenvolvimento da linguagem ocorre quando se inicia o declínio da linguagem egocêntrica da criança e ela adquire a capacidade de apenas pensar nas palavras, sem precisar dizê-las em voz alta.
Uma de suas principais funções é acompanhar as ações da criança.
Incorreta. Pois essa característica trata-se da linguagem social, e não da linguagem interior. A linguagem social surge ainda no nascimento, permanecendo até os 3 anos de idade. Tem como função principal denominar, informar e acompanhar as atitudes gerais da criança, porém, de forma caótica e dispersa.
Fica bem próximo ao pensamento.
Incorreta. Pois essa característica não corresponde ao estágio da linguagem interior, mas, sim, da linguagem egocêntrica. Essa fase é marcada pela transição da linguagem social para a linguagem interna, ou seja, da função comunicativa para a intelectual.
Envolve a linguagem da pessoa para a própria pessoa.
Incorreta. Pois essa característica relaciona-se ao estágio da linguagem egocêntrica, e não da linguagem interior. É a fase que a criança costuma falar sozinha. Ela é essencial porque auxilia à criança a organizar as ideias e planejar suas ações.
Esse período marca a curiosidade da criança.
Incorreta. Pois essa característica corresponde à fase da linguagem egocêntrica, e não interior. Na fase egocêntrica, que vai até os 6 anos de idade, a criança faz inúmeras perguntas.
Para Freud, as primeiras manifestações da sexualidade ocorrem desde o nascimento em uma atividade de autoerotismo. No entanto, essa atividade está associada a funções como controle fecal e urinário e amamentação, sendo, portanto, basicamente não sexual. Freud separou o desenvolvimento humano em fases. Nesse sentido, leia atentamente as afirmativas a seguir e assinale a alternativa que corresponde à fase anal, descrita por Freud.
É atingida na puberdade.
Incorreta. Pois a fase que corresponde à puberdade é a fase genital, e não anal. Nessa fase, ocorre o desenvolvimento sexual e o desejo não se encontra mais no próprio corpo, mas, sim, no corpo do outro.
Relacionada ao controle esfincteriano.
Correta. Pois, na fase anal, a zona erógena é o ânus, vinculada à função de defecar da criança, tanto na expulsão das fases como em sua retenção. Desse modo, ela se vincula ao controle dos esfíncteres da criança.
Há diminuição das atividades sexuais.
Incorreta. Pois a fase que se caracteriza pela diminuição das atividades sexuais é chamada de período de latência, e não fase anal. Essa fase ocorre entre os 5 ou 6 anos de idade, período em que a criança desenvolve curiosidade sobre o mundo.
Corresponde à primeira fase do desenvolvimento.
Incorreta. Pois essa fase corresponde à fase anal, e não oral. Nesse período, a zona de erotização está na boca e ligada, no primeiro momento, ao ato de sucção e, desse modo, à sua alimentação.
Corresponde ao ápice e ao declínio do Complexo de Édipo.
Incorreta. Pois essa característica corresponde à fase fálica, e não anal. Nessa fase, a zona erógena é o órgão genital, desse modo, a masturbação é uma prática comum e considerada como um comportamento exploratório.
Erik Erikson foi um importante psicanalista, que, assim como Freud, contribuiu com os estudos na área do desenvolvimento humano. No entanto seus estudos deram ênfase às experiências infantis considerando alguns aspectos que não haviam sido abordados por Freud. Nesse sentido, leia atentamente as afirmativas a seguir e assinale a alternativa que corresponde a um desses aspectos.
Sexuais.
Incorreta. Pois os aspectos estudados por Erikson que não foram considerados na teoria freudiana foram os aspectos culturais e sociais enquanto influenciadores no desenvolvimento humano.
Biológicos.
Incorreta. Pois os aspectos enfatizados na teoria de Erikson que não foram destacados por Freud foram os aspectos culturais e sociais como elementos influenciadores no desenvolvimento.
Maternos.
Incorreta. Pois não foram os aspectos maternos que foram enfatizados por Erikson e não por Freud, mas, sim, os aspectos culturais e sociais como influenciadores no desenvolvimento da personalidade.
Paternos.
Incorreta. Pois Erikson enfatizou os aspectos culturais e da sociedade como influenciadores no desenvolvimento da personalidade humana, elemento que não foi considerado na teoria de Freud.
Culturais.
Correta. Pois a ênfase que Freud deu às experiências infantis desconsiderou os aspectos culturais e sociais como elementos influenciadores no desenvolvimento humano, assim como Erik Erikson.
Enunciado
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Enunciado
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Enunciado
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Enunciado
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Enunciado
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Enunciado
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
O canal sofre interferências, o que impossibilita a perfeita transmissão da mensagem.
Alternativa
feedback
O condicionamento clássico é um tipo de aprendizagem no qual um estímulo que, a princípio, era neutro, passa a desencadear uma resposta no organismo, após ter sido apresentado simultaneamente a um outro estímulo, o qual já produzia determinada resposta. Esse conceito foi desenvolvido a partir de um experimento realizado com animais. Nesse sentido, assinale a alternativa que corresponde ao pesquisador que criou o conceito de condicionamento clássico.
Freud.
Incorreta. Pois Freud foi considerado o pai da Psicanálise e não criou o conceito de condicionamento clássico. Esse conceito foi criado por Ivan Pavlov, a partir de seus estudos com cães.
Pavlov.
Correta. Pois Ivan Pavlov estudou os cães e constatou que estes não salivavam apenas quando viam o alimento, mas também quando viam ou ouviam os passos do experimentador. Com isso, criou-se o conceito de condicionamento clássico.
Skinner.
Incorreta. Pois Skinner criou o conceito de condicionamento operante, e não condicionamento clássico. Seu criador foi Ivan Pavlov, que desenvolveu uma teoria a partir de seus estudos realizados com cães.
Piaget.
Incorreta. Pois Piaget foi um teórico do desenvolvimento humano, e não o criador do conceito de condicionamento clássico. Esse conceito foi desenvolvido por Ivan Pavlov.
Maslow.
Incorreta. Pois Maslow foi um estudioso da teoria da motivação, e não o criador do conceito de condicionamento clássico. Esse conceito foi criado por Ivan Pavlov, a partir de seus estudos com cães.
A teoria cognitivista compreende não ser suficiente afirmar que o sujeito dá uma resposta porque existe uma ligação presumida entre o estímulo e a resposta, afinal, existem aprendizagens que não necessitam de reforços prévios. Nesse sentido, assinale a alternativa que corresponde a um tipo de aprendizagem da abordagem cognitivista.
Condicionamento clássico.
Incorreta. Pois o condicionamento clássico é um tipo de aprendizagem da teoria Behaviorista, e não Cognitivista. Desse modo, os dois tipos de aprendizagens cognitivas são a aprendizagem latente e a aprendizagem observacional.
Latente.
Correta. Pois a aprendizagem latente não se torna evidente quando ocorre pela primeira vez, ou seja, esta só é manifestada quando um reforçador é liberado, portanto, ocorre mesmo sem um reforçador prévio.
Condicionamento operante.
Incorreta. Pois o condicionamento operante é um tipo de aprendizagem do Behaviorismo, e não da abordagem Cognitivista da aprendizagem. Sendo assim, os dois tipos são aprendizagem observacional e aprendizagem latente.
Motivacional.
Incorreta. Pois os dois tipos de aprendizagens da teoria cognitivista são aprendizagem observacional e a aprendizagem latente, e não motivacional. Essas duas aprendizagens ocorrem sem reforços prévios.
Comportamental.
Incorreta. Pois os dois modelos de aprendizagens descritos pela abordagem Cognitivista, os quais não demandam um reforço prévio, são a aprendizagem observacional e a aprendizagem latente, e não comportamental.
As funções mentais superiores são memória, percepção, pensamento, linguagem, inteligência, atenção e emoção. Estas seguem padrões de funcionamento altamente detalhados e organizados, bem como necessitam de estimulação adequada para o desenvolvimento. Nesse sentido, assinale a alternativa que corresponde à “atenção”.
Envolve aquisição, fixação, evocação e reconhecimento.
Incorreta. Pois é a memória que envolve os elementos aquisição, fixação, evocação e reconhecimento, e não a atenção. A atenção permite selecionar e organizar os estímulos recebidos.
Permite selecionar e organizar os estímulos recebidos.
Correta. Pois a atenção está intimamente ligada à percepção e permite-nos selecionar e organizar os estímulos recebidos do meio. A realidade vai construindo-se com base na percepção e atenção.
É vista como a mais complexa maravilha do cérebro humano.
Incorreta. Pois quem é vista como a mais complexa maravilha do cérebro humano é a linguagem, e não a atenção. Desse modo, a atenção permite selecionar e organizar os estímulos recebidos.
Pode ser de dois tipos: fluida e cristalizada.
Incorreta. Pois quem pode ser dividida em fluida e cristalizada é a inteligência, e não a atenção. Nesse sentido, a atenção permite selecionar e organizar os estímulos recebidos do meio.
Pode ser dividida em oito diferentes formas.
Incorreta. Pois é a teoria das inteligências múltiplas de Gardner que são divididas em oito formas, e não a atenção. A atenção, portanto, permite selecionar e organizar os estímulos recebidos do meio.
A escola não pode mais atuar nos moldes tradicionais, nos quais o aluno deveria adaptar-se à escola e aos conteúdos impostos pelos professores, mas sim proporcionar um espaço inclusivo e de proximidade entre professores e alunos. Nesse sentido, assinale a alternativa que corresponde a uma estratégia para conquistar a comunicação restaurativa na escola.
Oferecer curso de oratória na escola.
Incorreta. Pois, para conquistar a comunicação restaurativa na escola, não é necessário oferecer um curso de oratória, mas combater a linguagem preconceituosa, utilizar a escuta ativa, desenvolver a empatia, evitar julgamentos morais etc.
Combater linguagem preconceituosa.
Correta. Pois, muitas vezes, o preconceito surge por meio de gestos e palavras, e não apenas por linguagens verbais. O preconceito leva à violência e discriminação e, por esse motivo, deve severamente combatido, visando a promoção do bom convívio escolar.
Separar os meninos da meninas.
Incorreta. Pois não é adequado separar meninos e meninas na escola, visto que isso representa segregação e preconceito. Desse modo, para conquistar a comunicação restaurativa na escola, é importante utilizar a escuta ativa, evitar julgamentos morais, combater a linguagem preconceituosa etc.
Pedir suporte ao Conselho Tutelar.
Incorreta. Pois, para conquistar a comunicação restaurativa na escola, não é necessário pedir suporte ao Conselho Tutelar, mas é importante combater a linguagem preconceituosa, evitar julgamentos morais etc.
Aumentar o número de alunos por sala de aula.
Incorreta. Pois, para conquistar a comunicação restaurativa na escola, não é viável aumentar o número de alunos por sala, mas é importante utilizar a escuta ativa, combater a linguagem preconceituosa, evitar julgamentos morais etc.
Enunciado
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Enunciado
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Enunciado
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Enunciado
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Enunciado
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Enunciado
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Na tentativa de romper com a temporalidade pressuposta em algumas abordagens teóricas, a Psicologia do Desenvolvimento Humano contemporânea tem se preocupado em produzir novas formas de pensar, ser e agir sobre a infância. Nesse sentido, assinale a alternativa que corresponde à ênfase que a Psicologia do Desenvolvimento Humano tem buscado dar à infância hoje em dia.
Que a infância se trata de uma fase difícil.
Incorreta. Pois a Psicologia do Desenvolvimento Humano não enfatiza que a infância se trata de uma fase difícil, mas, sim, que é importante se refletir sobre o significado atribuído à infância ao longo da história.
Sobre a importância de seu significado.
Correta. Pois ela destaca a importância de se refletir sobre o significado atribuído à infância ao longo da história. A concepção de infância vem se modificando a partir de cada contexto social e cultural. Entender esses diferentes conceitos nos ajuda a compreender a relação: sociedade, adulto e criança.
A respeito das influências hereditárias.
Incorreta. Pois ela busca destacar a importância de se refletir sobre o significado atribuído à infância ao longo da história e não apenas a influência dos aspectos hereditários.
Sobre a importância da visão evolucionista.
Incorreta. Pois a Psicologia do Desenvolvimento Humano não pretende enfatizar a importância da visão evolucionista do desenvolvimento infantil, mas, sim, busca destacar a importância de se refletir sobre seu significado ao longo da história.
Que a infância se trata de um período tranquilo.
Incorreta. Pois a Psicologia do Desenvolvimento Humano não enfatiza que a infância é um período tranquilo, mas, sim, busca destacar a importância de se refletir sobre seu significado ao longo da história.
A partir da primeira infância, o desenvolvimento da personalidade infantil se entrelaça com as relações interpessoais e essa aliança é chamada de desenvolvimento psicossocial, que pode ser dividido em fases (de 0 a 3 anos) caracterizadas pelos aspectos mais relevantes em cada uma delas. Nesse sentido, assinale a alternativa que corresponde à fase do desenvolvimento psicossocial da criança de 6 a 9 meses.
Começa a demonstrar curiosidade.
Incorreta. Pois essa fase corresponde ao bebê de 0 a 3 meses e não de 6 a 9. Nesse período, a criança está mais aberta para a estimulação e já começa a demonstrar curiosidade e interesse, passando a sorrir para os outros.
Explora seu ambiente por meio das pessoas.
Incorreta. Pois essa fase corresponde a 12 a 18 meses e não de 6 a 9. Nesse período, as crianças costumam explorar seu meio utilizando as pessoas que são consideradas por elas como base segura. A partir de então, vão gradativamente tornando-se mais confiantes.
Identifica-se com os adultos.
Incorreta. Pois essa fase diz respeito à faixa etária de 18 a 36 meses e não de 6 a 9. Nesse período, a criança às vezes fica ansiosa porque sabe, por exemplo, quando a mãe vai sair. Ela passa a elaborar suas limitações por meio das brincadeiras, fantasias e identificação com pessoas adultas.
Passa a se decepcionar.
Incorreta. Pois essa é a fase de 3 a 6 meses e não de 6 a 9. É nesse período que o bebê antecipa o que acontecerá e se decepciona quando acontece o contrário do que ele havia previsto. Costumam sorrir, rir e arrulhar.
Tenta obter respostas das pessoas.
Correta. Pois, nessa fase, os bebês fazem uso dos jogos sociais e buscam obter respostas das pessoas à sua volta. Eles costumam expressar emoções diferenciadas, como medo, raiva, alegria e surpresa.
A Academia Americana de Pediatria orienta que crianças antes dos 2 anos de idade não acessem telas, por considerar que seus efeitos são mais negativos do que positivos. Ela apresenta, ainda, um período máximo de tempo que crianças maiores de 2 anos de idade devem permanecer em frente às telas. Nesse sentido, assinale a alternativa que corresponde ao tempo máximo sugerido pela Academia Americana de Pediatria.
Uma hora por dia.
Incorreta. Pois não é 1 hora por dia, mas, sim, 2 horas que a Academia Americana de Pediatria orienta que crianças maiores de 2 anos de idade permaneçam em frente às telas. Além disso, devem ter os conteúdos monitorados por um adulto.
Duas horas por dia.
Correta. Pois várias pesquisas alertam para o risco à saúde e ao bom desenvolvimento de crianças de 2 anos que acessam telas. Já para crianças com mais de 2 anos, ela recomenda a exposição de, no máximo, 2 horas por dia, monitorando os conteúdos que elas assistem.
Três horas por dia.
Incorreta. Pois a orientação da Academia Americana de Pediatria é que crianças maiores de 2 anos de idade permaneçam apenas durante 2 horas em frente à tela e não 3 horas.
Meia hora por dia.
Incorreta. Pois a Academia Americana de Pediatria orienta que crianças maiores de 2 anos de idade permaneçam, no máximo, até 2 horas por dia em frente a tela e não meia hora.
Oito horas por dia.
Incorreta. Pois o tempo máximo que uma criança com mais de 2 anos de idade deve permanecer em frente a uma tela, de acordo com a Academia Americana de Pediatria, é 2 horas e não 8 horas.
A escola não pode se caracterizar somente como centro epistemológico. Ela precisa possibilitar a seus alunos a compreensão de suas capacidades cognitivas, motoras e emocionais. Deve ser o espaço onde o educador ensina o jovem a pensar, refletir e tornar-se conhecedor de si mesmo. Nesse sentido, assinale a alternativa que corresponde a qual deve ser uma das maiores preocupações da escola.
Se o que ela ensina está relacionado com o cotidiano do aluno.
Correta. Pois a escola precisa se preocupar se os saberes ali presentes estão ligados à vida cotidiana do aluno e não apenas buscar assimilar os conteúdos disciplinares, pois, quando o aluno vê sentido na aprendizagem, ele consegue aprender.
Se o aluno está morando ou não com os pais biológicos.
Incorreta. Pois a preocupação da escola deve ser se o que ela ensina se relaciona com o cotidiano do aluno e não se a criança mora com os pais biológicos. Afinal, ela aprende quando vê sentido na aprendizagem.
Saber se o aluno está obedecendo os professores em sala de aula.
Incorreta. Pois a escola deve se preocupar se o que ela ensina relaciona-se com a vida cotidiana do aluno. Afinal, quando a criança percebe um sentido na aprendizagem, ela aprende melhor.
Certificar-se de que as crianças estão saindo da sala durante o recreio.
Incorreta. Pois a escola não precisa se certificar se a criança sai ou não da sala durante o recreio, mas, sim, se os conteúdos que ela ensina se relacionam com a realidade do aluno. Afinal, quando a criança vê um sentido para a aprendizagem, consegue aprender com maior facilidade.
Cantar o Hino Nacional ao menos uma vez por semana.
Incorreta. Pois a escola deve se preocupar se os conteúdos que ela ensina estão relacionados com a vida cotidiana do aluno. Afinal, quando a criança percebe um sentido na aprendizagem, consegue aprender mais facilmente.
Enunciado
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Enunciado
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Enunciado
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Enunciado
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
O receptor não consegue clarificar qual a principal mensagem do texto.
Alternativa
feedback
Alternativa
Nesse caso, o que atrapalha a comunicação é a repetição, a redundância, e não “o canal sofre interferências, o que impossibilita a perfeita transmissão da mensagem” como solicitado na questão.
Enunciado
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Enunciado
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback
Alternativa
feedback