Unidade II

Principais Teorias do Desenvolvimento Humano

Selecione a seta para iniciar o conteúdo

Introdução

Ao longo dos anos, vários pesquisadores buscaram compreender como ocorre o desenvolvimento humano, criando diferentes abordagens teóricas. Essas teorias contribuíram fortemente para o desenvolvimento de metodologias pedagógicas que até hoje favorecem o processo de ensino e aprendizagem de crianças e adolescentes em fase escolar. Entender como o homem se desenvolve ao longo da vida, portanto, tornou-se um pré-requisito fundamental para a atuação de profissionais na área da educação; afinal, sabemos do grande desafio que é a arte de ensinar. Por meio dos conhecimentos da ciência que estuda o desenvolvimento humano, torna-se possível que os atores do contexto escolar direcionem suas práticas pedagógicas pautados em um novo olhar sobre o aluno e seu modo de aprender. Para isso, apresentaremos a você, nesta unidade, os pressupostos teóricos de quatro grandes autores da Psicologia do Desenvolvimento, que deixaram um grande legado à contemporaneidade. Esses estudiosos revolucionaram a sociedade de seu período histórico, com suas formas inovadoras e particulares de compreender o homem. Iniciaremos apresentando-lhe Jean Piaget, o criador da Teoria Cognitivista da Aprendizagem. Na sequência, explanaremos sobre Lev Vygotsky, da abordagem Interacionista. Finalmente, Sigmund Freud e Erik Erikson, da Teoria Psicanalítica.

REFLITA

Estudante, ao observar o atual panorama do Sistema Educacional Brasileiro, você consegue vislumbrar o modelo de educação proposto por Vygotsky? Possivelmente sua resposta é não! De fato, a maioria das escolas hoje em dia ainda adotam o modelo tradicional de ensino, em que o professor é a autoridade total e o aluno é apenas um receptor do conhecimento. Esse modelo de ensino não conta com um trabalho pedagógico empático e afetuoso, antes, com métodos punitivos e desmotivadores.

Esse triste cenário nos leva a uma importante reflexão sobre a prática do professor. Partindo da perspectiva de Lev Vygotsky, o educador deve assumir um papel de agente mediador do conhecimento e conduzir seu aluno ao desenvolvimento humano. Para isso, precisa oferecer estímulos e mediação adequados, para oferecer um ensino de qualidade, que seja realmente eficaz.

Pense nisso!

FIQUE POR DENTRO

Vygotsky foi um autor de grande influência para os pesquisadores do desenvolvimento humano, oferecendo inúmeras contribuições à área educacional. Para saber mais sobre ele, fique por dentro acessando o link disponível em: https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/esporte/teoria-de-vygotsky/45715. Acesso em: 22 jun. 2020.

indicação de leitura

Nome do livro: Psicologia do Desenvolvimento

Editora: Pearson Education do Brasil

Autor: Wilson Ferreira Coelho

ISBN: 9788543012193

Comentário: Esse livro apresenta teorias que traçam conjecturas sociais, psicológicas e biológicas para explicar a maneira como os seres humanos aprendem e se desenvolvem. Apresenta uma linguagem simples, objetiva e concisa, que possibilita uma experiência prazerosa de leitura acerca das principais teorias do desenvolvimento humano.

INDICAÇÃO DE FILME

Nome do filme: Freud além da alma

Gênero: Drama

Ano: 1962

Elenco principal: Montgomery Clift e Susannah York

Comentário: Essa polêmica narrativa fílmica apresenta a biografia de Sigmund Freud (pai da Psicanálise), assim como seus casos mais conhecidos e a relação que mantinha com seus pacientes.

Aula Concluída

Você chegou ao fim desta unidade com sucesso!

VoltarAvançar