Unidade I

Introdução à Psicologia do Desenvolvimento Humano

Selecione a seta para iniciar o conteúdo

REFLITA

Atualmente, a presença da mídia acarreta uma influência normativa em crianças pequenas, que hoje utilizam com habilidade aplicativos de Iphone desenvolvidos especialmente para elas. Como isso poderá moldar seu desenvolvimento? Esse é um assunto intrigante e importante, que deve ser refletido, especialmente por profissionais da área educacional (PAPALIA; FELDMAN, 2013, p. 48).

FIQUE POR DENTRO

A plasticidade cerebral é a capacidade do cérebro de modificar sua estrutura a partir das experiências advindas do meio. Ela pode ser comparada a um GPS. Pense comigo: quando você está caminhando em uma estrada com o GPS ligado e erra o caminho, o que ocorre? Ele traça uma nova rota, certo? Da mesma forma, à medida que nosso cérebro se depara com novas experiências, vai criando novas conexões, modificando sua estrutura funcional. Para saber mais, fique por dentro acessando o link a seguir: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/plasticidade-cerebral-e-possivel-aprender/23333. Acesso em: 22 jun. 2020.

indicação de leitura

Nome do livro: Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem

Editora:  Intersaberes

Autor: Christiane Martinatti Maia

ISBN: 9788559725636.

Comentário: Essa obra apresenta aspectos relevantes do desenvolvimento humano que possibilitam reflexões acerca do processo de ensino e aprendizagem. Ela apresenta o histórico da Psicologia, analisando as ideias de estudiosos como Skinner, Piaget, Rogers e Vygotsky sobre o desenvolvimento humano e a aprendizagem. Para acessá-lo em sua biblioteca virtual, o livro está disponível no link a seguir: https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/130298.

Boa leitura!

INDICAÇÃO DE FILME

Nome do filme: O garoto selvagem

Gênero: Drama

Ano: 1970

Elenco principal: François Truffaut, Pierre Fabre e Jean Gruault

Comentário: Baseado em uma história real, o filme discorre sobre um menino que foi capturado aos 11 anos de idade em uma floresta. Ele havia sido criado por lobos e era incapaz de falar, andar, ler ou escrever. Foi atendido por um médico que buscou desenvolver seu potencial cognitivo para que conseguisse adquirir as habilidades próprias dos seres humanos. Trata-se de um filme muito interessante para refletirmos sobre o processo de ensino e aprendizagem, a plasticidade cerebral e a influência que o meio social tem no desenvolvimento cognitivo e afetivo dos seres humanos.

Aula Concluída

Você chegou ao fim desta unidade com sucesso!

VoltarAvançar