BOCK, A. M. B. et al. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 15 ed. São Paulo: Saraiva, 2018.
FELDMAN, R. S. Introdução à Psicologia. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.
KAIL, R. V. A criança. São Paulo: Prentice Hall, 2004.
PAPALIA, D. E.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento humano. 12. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.
PILETTI, N. et al. Psicologia do desenvolvimento. São Paulo: Contexto, 2014.
BOCK, A. M. B. et al. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 15 ed. São Paulo: Saraiva, 2018.
FELDMAN, R. S. Introdução à Psicologia. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.
FONSECA, V. Cognição, neuropsicologia e aprendizagem: abordagem neuropsicológica e psicopedagógica. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
HOTHERSALL, D. História da psicologia. 4 ed. Porto Alegre: AMGH, 2019.
KAIL, R. V. A criança. São Paulo: Prentice Hall, 2004.
LAKOMY, A. M. Teorias cognitivas da aprendizagem. Curitiba: InterSaberes, 2014.
PAPALIA, D. E.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento humano. 12. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.
PILETTI, N. et al. Psicologia do desenvolvimento. São Paulo: Contexto, 2014.
SILVA, J. V. et al. Crescimento e desenvolvimento humano e aprendizagem motora. Porto Alegre: Sagah, 2018.
AZZI, R. G.; TIEPPO, M. H.; GIANFALDONI, A. Psicologia e educação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011.
BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. de L. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 15. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.
CAMPOS, D. M. de S. Psicologia da aprendizagem. 34. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.
FALCÃO, G. M. Psicologia da aprendizagem. 8. ed. São Paulo: Ática, 1995.
FELDMAN, R. S. Introdução à Psicologia. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.
GAZZANIGA, M. et al. Ciência psicológica. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2018.
GOLDANI, A. Desenvolvimento, emoção e relacionamento na escola. Rio de Janeiro: E-papers, 2010.
MIZUKAMI, M. da G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
MOREIRA, M. B.; MEDEIROS, C. A. de. Princípios básicos de análise do comportamento. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.
NUNES, A. O. Como restaurar a paz nas escolas: um guia para educadores. São Paulo: Contexto, 2016.
PAPALIA, D. E.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento humano. 12. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.
PILETTI, N.; ROSSATO, S. M.; ROSSATO, G. Psicologia do desenvolvimento. São Paulo: Contexto, 2014.
VIEIRA, M. A. et al. Saúde mental na escola. In: ESTANISLAU, G. M.; BRESSAN, R. A. (Orgs.). Saúde mental na escola: o que os educadores devem saber. Porto Alegre: Artmed, 2014.
WEITEN, W. Introdução à Psicologia: temas e variações. 3. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2016.
ANTUNES, C. Novas maneiras de ensinar, novas formas de aprender. Porto Alegre: Artmed, 2007.
BITTENCOURT, A. Inovando o ensino de inglês com rotação e tecnologias. In: SANTOS. G. et al. (Orgs.). Educação: inovações e ressignificações. São Paulo: Literare Books International, 2018. p. 8-14.
BOCK, A. M. B. et al. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 15. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.
CHAMBOULEYRON, R. Jesuítas e as Crianças no Brasil Quinhentista. In: DEL PRIORE, M. (Org.). História das Crianças no Brasil. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2002.
CONEGLIAN, C. S. Inovações e ressignificações. In: SANTOS. G. et al. (Orgs.). Educação: inovações e ressignificações. São Paulo: Literare Books International, 2018. p. 54-60.
ESTENDER, A. C. Metodologias de aprendizagem ativa. In: SANTOS. G. et al. (Orgs.). Educação: inovações e ressignificações. São Paulo: Literare Books International, 2018. p. 15-24.
GAZZANIGA, M. et al. Ciência psicológica. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2018.
L’ECUYER, C. Educar na realidade. São Paulo: Loyola, 2019.
MULLER, V. R. Aspectos da construção do conceito de infância. In: MULLER, V. R.; MORELLI, A. J. (Orgs.). Crianças e Adolescentes: a arte de sobreviver. Maringá: Eduem, 2001.
PAPALIA, D. E.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento humano. 12. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.
RAMOS, F. P. A história trágico-marítima das crianças nas embarcações portuguesas do século XVI. In: DEL PRIORE, M. (Org.). História das Crianças no Brasil. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2002.
VIEIRA, P. Reaprender para ensinar: metodologias ativas uma nova visão de ensino-aprendizagem. In: SANTOS. G. et al. (Orgs.). Educação: inovações e ressignificações. São Paulo: Literare Books International, 2018.