Unidade III

Pesquisa e Mercado

Selecione a seta para iniciar o conteúdo

REFLITA

Quando você está mergulhado em números, precisa de um sistema para separar o joio do trigo (ADAMS, apud BOONE; KURTZ, 2011).

REFLITA

O internauta brasileiro é bastante ativo; ele passa três vezes mais tempo diante do computador do que de um televisor (DORNELAS; VILAS BOAS, 2010).

FIQUE POR DENTRO

A formação da bolha das empresas de informática se deu entre os anos de 1995 a 2000. Ao longo de mais de 5 anos, as bolsas de valores dos países industrializados tiveram como principal destaque a forte alta de preços de ações de companhias deste setor. Entretanto, em março dos anos 2000, o “sonho” acabou. Com a alta confiança do mercado nas empresas do setor frente aos lucros futuros e com o alto valor de capital disponível, muitos investidores passaram a apostar nas empresas “ponto com” sem levar em conta os métodos tradicionais de avaliação de ativos. Soma-se a isso a baixa taxa de juros, que incentivou muitos empresários com projetos promissores a venderem as suas ideias para investidores, em meio à febre das “ponto com”, apesar de serem despreparados. Em meio às dificuldades de avaliação das empresas, muitas ações tiveram valorizações extremamente altas e inconsistentes (RIZÉRIO, 2013, on-line).

indicação de leitura

Nome do livro: Pesquisa de Marketing: Uma orientação aplicada

Editora: Bookman

Autor: Naresh K. Malhotra

ISBN: 978-8577809752

Este livro é tido como uma das principais referências para o estudo da pesquisa de marketing. Malhotra traz a discussão do processo de pesquisa em marketing com o processo decisório da organização.

indicação de leitura

Nome do livro: A Loja de Tudo. Jeff Bezos e a Era da Amazon

Editora: Intrínseca

Autor: Stone Brad

ISBN: 978-8580574890

Este livro é interessante para ter uma ideia de como uma das pioneiras do mercado Pontocom tornou-se uma das empresas mais valiosas e arrojadas do mundo. É possível que se tenha uma clara percepção das estratégias adotadas por Jeff Bezos para tornar a Amazon a principal empresa de comércio eletrônico do mundo.

INDICAÇÃO DE FILME

Nome do filme: Piratas do Vale do Silício

Gênero: Drama

Ano: 2007

Elenco principal: Noah Wyle, Joey Slotnick e Anthony Michael Hall

Duas grandes empresas de tecnologia (Apple e Microsoft) travaram grandes batalhas entre si no início de suas atividades. Em busca da liderança de mercado, Steve Jobs e Bill Gates se enfrentaram em diversas ocasiões.

INDICAÇÃO DE FILME

Nome do filme: Obrigado por fumar

Gênero: Comédia

Ano: 2006

Elenco principal:  Aaron Eckhart, Robert Duvall e Katie Holmes

Neste filme, são retratados o difícil mundo dos profissionais de marketing e as diversas estratégias necessárias para prosperar em um mercado com diversas adversidades.

Aula Concluída

Você chegou ao fim desta unidade com sucesso!

VoltarAvançar