O conceito de marketing acompanhou a mudança na forma de comercialização entre compradores e vendedores, hoje ele pode ser compreendido diferentemente do que há alguns anos. Sobre o conceito atual de marketing, é correto afirmar que:
O marketing está voltado à geração de valor ao produto.
Incorreta, pois a definição atual de marketing volta a sua atenção ao cliente.
O marketing está voltado à geração de valor ao cliente.
Correta, o marketing busca por meio do relacionamento entre empresa e consumidor gerar valor aos clientes.
O marketing está voltado à geração de valor à comunicação.
Incorreta, por que o marketing se preocupa com o comportamento do consumidor.
O marketing está voltado à geração de valor dos distribuidores.
Incorreta, pois os distribuidores fazem parte da cadeia de valor do marketing.
O marketing está voltado à geração de valor aos serviços.
Incorreta, pois a definição atual de marketing volta a sua atenção ao cliente.
As organizações modernas estão inseridas em um contexto altamente competitivo, dinâmico e desafiador, portanto, para que os gestores consigam manter as empresas competitivas é necessário que tenham conhecimento e domínio sobre dois ambientes principais. Sobre os ambientes interno e externo, é correto o que se afirma em:
Microambiente se refere ao ambiente interno e não controlável pela empresa.
Incorreta, pois o ambiente interno é controlável.
Macroambiente não é influenciado pela empresa.
Correta, porque a empresa não é capaz de influenciar o macroambiente, ela é quem sofre essas influências.
Faz parte do microambiente o ambiente social e cultural.
Incorreta, pois o ambiente social e cultural faz parte do ambiente externo, ou macroambiente.
Faz parte do macroambiente o ambiente político e legal, pois são variáveis controláveis pela empresa.
Incorreto, pois o ambiente político e legal não podem ser controlados nem influenciados pela organização.
Uma empresa de pequeno porte não sofre influência do macroambiente.
Incorreto, pois todas as empresas estão expostas às variáveis do macroambiente, independentemente de seu porte.
Ao pensarmos em uma economia com indústrias consideradas grandes exportadoras de produtos industrializados de capital de investimento e que também são exportadoras para outros tipos de economias, é correto afirmar que essas características representam o tipo de economia:
De subsistência
Incorreta, pois neste tipo de economia a grande maioria da população trabalha na agricultura simples e consome maior parte de tudo o que é produzido.
Exportadora de matérias-primas
Incorreta, pois essas economias são ricas em um ou mais recursos naturais, mas pobres em outros aspectos. Grande parte de sua receita é proveniente da exportação destes recursos.
Industrializada
Correta, pois neste tipo de economia existe alta industrialização e alto comércio com outros países.
Em fase de industrialização
Incorreta, pois neste tipo de economia, a atividade industrial responde por aproximadamente de 10 a 20 por cento de economia do país. Brasil, Egito e Índia são exemplos.
Mista
Incorreta, pois em economias mistas a industrialização não é majoritária.
Para as ações de marketing é necessário conhecer o ambiente em que a organização está inserida, em todas as suas nuances. Para tal atividade, uma ferramenta se tornou bastante popular na análise ambiental, é a Matriz SWOT. Sobre essa ferramenta, analise as afirmativas abaixo:
I – Na dimensão do ambiente interno, a organização pode apresentar forças (são os aspectos que correspondem às vantagens internas da empresa) e fraquezas (são as deficiências que se apresentam e que podem prejudicar o desempenho da organização).
Porque
II – Na dimensão do ambiente externo, a organização pode apresentar oportunidades (referem-se aos aspectos positivos do ambiente que envolvem a empresa) e ameaças (são os aspectos negativos do ambiente que envolvem a empresa e que podem comprometer a vantagem competitiva da organização).
É correto o que se afirma em:
As afirmativas I e II estão corretas, e a afirmativa II é justificativa da afirmativa I.
Incorreta, pois a afirmativa I está correta, por que no ambiente interno se analisam as forças e fraquezas; e a afirmativa II está correta, por que no ambiente externo se analisam as oportunidades e ameaças. Mas a afirmativa II não é justificativa da I.
A afirmativa I está correta, e a afirmativa II está incorreta.
Incorreta, pois a afirmativa II está correta, por que no ambiente externo se analisam as oportunidades e ameaças.
A afirmativa I está incorreta, e a afirmativa II está correta.
Incorreta, pois a afirmativa I também está correta, por que no ambiente interno se analisam as forças e as fraquezas.
As afirmativas I e II estão incorretas.
Incorreta, pois a afirmativa I está correta, por que no ambiente interno se analisam as forças e as fraquezas; e a afirmativa II está correta, por que no ambiente externo se analisam as oportunidades e ameaças.
As afirmativas I e II estão corretas, e a afirmativa II não é justificativa da afirmativa I.
Correta, pois a afirmativa I está correta, por que no ambiente interno se analisam as forças e fraquezas; e a afirmativa II está correta, por que no ambiente externo se analisam as oportunidades e ameaças. E a afirmativa II não é justificativa da I.
O conceito de cultura não apresenta um consenso ou definição universal. No entanto um dos aspectos mais importantes da cultura é que ela caracteriza e distingue seus integrantes dos demais. Sobre as dimensões da cultura, analise as afirmativas seguintes:
É correto o que se afirma em:
I e III, apenas.
A afirmativa I está correta, pois os valores definem os julgamentos das pessoas, incluindo as preferências. A afirmativa III está incorreta, pois a religião ainda hoje tem forte influência sobre a cultura de uma sociedade.
I e II, apenas.
A afirmativa I está correta, pois os valores definem os julgamentos das pessoas, incluindo as preferências. A afirmativa II está correta, pois a linguagem é um dos aspectos mais importantes da cultura.
II, apenas.
A afirmativa II está correta, pois a linguagem é um dos aspectos mais importantes da cultura. Contudo a afirmativa I também está correta.
I, apenas
A afirmativa I está correta, pois os valores definem os julgamentos das pessoas, incluindo as preferências. No entanto a afirmativa II também está correta.
I, II e III.
A afirmativa III está incorreta, pois a religião ainda hojetem forte influência sobre a cultura de uma sociedade. Portanto, as afirmativascorretas são I e II.
Considere um país em que o estado é responsável por tomar todas as decisões na economia, inclusive decidindo quais produtos devem ser produzidos, a sua quantidade e seu valor de venda. É correto afirmar que esse país possui qual tipo de economia?
Economia mista
Incorreta, pois na economia mista existe também a iniciativa privada de produção.
Economia de mercado
Incorreta, pois em economia de mercado o estado tem pouquíssima influência sobre as atividades econômicas.
Economia liberal
Incorreta, pois a economia liberal é a mesma denominada de mercado.
Economia dirigida
Correta, porque nesse tipo de economia não há participação da iniciativa privada, somente o estado tem o direito de exercer atividades econômicas e produtivas.
Economia planificada
Incorreta, pois é o mesmo da economia mista.
Existem cinco tipos de grupos de consumidores que estão, de fato, preocupados com o consumo de produtos ecologicamente corretos. Esses grupos variam de acordo com o nível de engajamento dos consumidores em relação a esses tipos de produtos. Sobre tais grupos, assinale a alternativa correta.
Os consumidores verdes genuínos podem ser considerados consumidores ativistas ambientais.
correta, pois os consumidores denominados verdes genuínos estão engajados na causa.
Os consumidores, denominados verdes moderados, são considerados uma ameaça para as iniciativas verdes.
incorreta, pois os consumidores verdes moderados são favoráveis à defesa da ecologia.
Para os consumidores denominados verdes sonhadores, a preocupação com o meio ambiente não é importante.
incorreta, porque, para esse segmento, a preocupação com o meio ambiente é muito importante, mas parece não possuir os meios para as ações.
Os verdes mesquinhos são engajados em alguns comportamentos ecológicos, principalmente nas ações fáceis.
incorreta, pois os verdes mesquinhos não expressam atitudes ou comportamentos em defesa da ecologia.
Os consumidores denominados sonhadores rejeitam as noções atuais sobre proteção ambiental.
incorreta, pois os consumidores sonhadores se preocupam com o meio ambiente, mas não possuem o conhecimento necessário para a ação.
Segmentação de mercado pode ser compreendida como a divisão do mercado consumidor em partes menores de compradores, que possuem necessidades similares. A segmentação de mercado pode ser dividida em demográfica, geográfica, psicográfica e comportamental. Sobre segmentação, analise as afirmativas que seguem.
II, apenas.
incorreta, visto que, na segmentação demográfica, os consumidores são divididos por meio das variáveis ligadas à idade, sexo, renda, ocupação etc.
I, apenas.
correta, pois a segmentação geográfica divide os consumidores de acordo com sua localização geográfica.
III, apenas.
incorreta, porque, na segmentação psicográfica, os compradores são divididos de acordo com seus traços psicológicos.
II e III, apenas.
incorreta, uma vez que, na segmentação demográfica, os consumidores são divididos mediante as variáveis ligadas à idade, sexo, renda, ocupação etc. Na segmentação psicográfica, os compradores são divididos de acordo com seus traços psicológicos.
I e II, apenas.
a afirmativa I está correta, porque a segmentação geográfica divide os consumidores de acordo com sua localização geográfica. Contudo a afirmativa II está incorreta, visto que, na segmentação demográfica, os consumidores são divididos por meio das variáveis ligadas à idade, sexo, renda, ocupação etc.
Conforme Malhotra et al. (2005), existem dois tipos básicos de pesquisa que podem ser aplicados aos estudos de marketing. São eles: exploratório e conclusivo, sendo que o conclusivo é dividido em pesquisa descritiva e causal. Sobre os tipos de pesquisa, analise as afirmativas seguintes.
É correto o que se afirma em:
II, apenas.
incorreta, pois o tipo de pesquisa que busca a compreensão de causa e efeito é a pesquisa causal.
III, apenas.
incorreta, porque o tipo de pesquisa que busca descrever a realidade é a descritiva.
II e III, apenas.
incorreta, uma vez que o tipo de pesquisa que busca a compreensão de causa e efeito é a pesquisa causal e o tipo de pesquisa que busca descrever a realidade é a descritiva.
I, apenas.
correta, visto que a pesquisa exploratória serve para identificar características desconhecidas sobre determinado problema.
I e II, apenas.
a afirmativa I está correta, pois a pesquisa exploratória serve para identificar características desconhecidas sobre determinado problema. A afirmativa II está incorreta, porque o tipo de pesquisa que busca a compreensão de causa e efeito é a pesquisa causal.
Um Sistema de Informação de Marketing (SIM) tem como objetivo principal o fornecimento de dados e informações que auxiliem os gestores de marketing no processo de tomada de decisões. Um sistema é composto por três fases: entradas, processamentos e saídas. Sobre o SIM, analise as afirmativas seguintes.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
incorreta, porque, no processo de entrada do SIM, os elementos são: macroambiente, microambiente e elementos da empresa.
II e III, apenas.
correta, uma vez que, na etapa de processamento, existem quatro elementos, incluindo o sistema de inteligência de marketing. A saída do processo é o conhecimento, que auxilia no processo de decisão.
III, apenas.
incorreta, pois a afirmativa II também está correta. Na etapa de processamento, existem quatro elementos, incluindo o sistema de inteligência de marketing.
II, apenas.
incorreta, visto que a afirmativa II está correta. Na etapa de processamento, existem quatro elementos, incluindo o sistema de inteligência de marketing. A afirmativa III também está correta, pois a saída do processo é o conhecimento, que auxilia no processo de decisão.
I, II e III.
incorreta, porque a afirmativa I está incorreta. No processo de entrada do SIM, os elementos são: macroambiente, microambiente e elementos da empresa.
As empresas que atuam em um mercado global devem decidir entre duas estratégias de produtos: a estratégia de adaptação e a estratégia de padronização. Entre essas possibilidades, a empresa deverá resolver qual se adequa melhor à sua realidade. Sobre essas estratégias, analise as assertivas que seguem.
I - Com a estratégia de padronização, a empresa tem o seu custo de produção reduzido.
Porque
II - A empresa não precisa adaptar seus produtos aos novos mercados e, por isso, apenas aumenta o volume de produção.
É correto o que se afirma em:
A assertiva I está correta, e a assertiva II está incorreta.
incorreta, pois as assertivas I e II estão corretas, sendo que os custos de produção são reduzidos na estratégia de padronização devido à economia de escala.
As assertivas I e II estão corretas, e a assertiva II justifica a assertiva I.
correta, visto que as assertivas estão corretas e a estratégia de padronização proporciona redução de custo de produção.
A assertivas I e II estão corretas, e a assertiva II não justifica a assertiva I.
incorreta, pois a assertiva II justifica a assertiva I. O custo de produção é reduzido na estratégia de padronização.
A assertiva I está incorreta, e a assertiva II está correta.
incorreta, pois a assertiva I está correta, uma vez que a estratégia de padronização reduz os custos produtivos.
As assertivas I e II estão incorretas.
incorreta, porque as assertivas I e II estão corretas. Os custos de produção são reduzidos na estratégia de padronização devido à economia de escala.
O marketing on-line é uma realidade bastante promissora para as empresas e profissionais de Marketing Internacional. Existem quatro principais formas de atuação das empresas de forma on-line e, entre elas, está o B2C. Sobre o B2C, assinale a alternativa correta.
Uma das desvantagens do B2C para a empresa é o alto custo operacional.
incorreta, pois, para a empresa, o sistema B2C oferece um baixo custo de operação.
Uma vantagem para o consumidor é que o B2C facilita a comparação de ofertas on-line.
correta, uma vez que o consumidor consegue comparar produtos de diversas empresas ao mesmo tempo.
O sistema B2C proporciona um alto índice de compra por impulso, por parte dos consumidores.
incorreta, porque, por meio do sistema B2C, o índice de compra por impulso é reduzido.
A logística para a empresa é mais simplificada devido à simplicidade das operações.
incorreta, visto que a logística nesse sistema é muito mais complexa do que as operações de loja física.
A legislação incipiente é uma das vantagens do B2C para as empresas.
incorreta. A legislação incipiente é uma desvantagem, pois não oferece muita segurança para a empresa.
O processo genérico de comunicação é formado, principalmente, por três elementos: o emissor, a mensagem e o receptor. Esses elementos interagem para que a mensagem seja emitida e recebida conforme o planejado. Sobre o processo de comunicação, analise as afirmativas que seguem.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
A afirmativa I está correta, porque a mensagem só é criada a partir da necessidade de comunicar algo. A afirmativa III também está correta, pois, após a decodificação da mensagem, o receptor emite um feedback.
I e III, apenas.
A afirmativa I está correta, visto que a mensagem só é criada a partir da necessidade de comunicar algo. A afirmativa III também está correta, pois, após a decodificação da mensagem, o receptor emite feedback.
II, apenas.
A afirmativa II está incorreta, uma vez que o emissor codifica a mensagem antes de enviar, por meio de um canal.
III, apenas.
A afirmativa III está correta, porque, após a decodificação da mensagem, o receptor emite feedback. Porém a afirmativa I também está correta.
I, II e III.
A afirmativa II está incorreta, visto que quem decodifica a mensagem é o receptor.
Para o desenvolvimento de um plano de marketing, é possível encontrar vários modelos possíveis. O modelo apresentado por Ambrósio (2012) sugere quatro partes fundamentais. Nesse contexto, assinale a alternativa correta.
O marketing tático determina o contexto em que o plano de marketing será posto em prática.
incorreta, pois o marketing tático é responsável pelas características dos produtos.
O marketing estratégico enfatiza o método de operacionalização das atividades.
incorreta, porque o marketing estratégico se preocupa com o plano macro da organização.
Na oportunidade, estão incluídas informações importantes para o processo de controle do plano.
incorreta, uma vez que, na oportunidade, são definidos os objetivos.
Na primeira parte, é feita a integração do plano de marketing com o plano estratégico da empresa.
está correta, visto que, no início do plano de marketing, deve haver um profundo conhecimento do plano estratégico da empresa.
As etapas do plano de marketing são independentes umas das outras.
incorreta, já que todas as etapas são interdependentes.
A seleção de preço final de um produto consiste no estreitamento da faixa de preço que a empresa pretende praticar. Considere um consumidor que associa o alto preço do produto à sua qualidade. Dessa forma, é possível considerar esse fator como sendo:
Fator psicológico.
correto, já que o fator psicológico justifica o consumidor associar a qualidade do preço que paga com o alto preço.
Política de preços.
incorreta, pois consiste na coerência dos preços com a política de preços estipulada pela empresa.
Influências do canal de distribuição.
incorreta, porque não há nenhuma relação direta entre o consumidor considerar o preço do produto com a alta qualidade por consequência da distribuição.
Impacto sobre preços sobre terceiros.
incorreto, uma vez que busca-se identificar o impacto que os preços praticados causarão nos principais stakeholders.
Influências de outros elementos de marketing mix.
incorreta, pois, no caso hipotético apresentado, não há influências dos outros elementos do mix de marketing.
O futuro do marketing global é promissor e, nos próximos anos, muitas mudanças poderão tornar o mercado mais aquecido e dinâmico. De acordo com Keegan (2005), existem seis principais mudanças que continuarão a acontecer. Nesse contexto, analise as afirmativas que seguem.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
incorreta. A afirmativa I está correta, visto que o crescimento da população mais velha possibilitará o surgimento de novos negócios. A afirmativa II também está correta, pois o mundo torna-se majoritariamente uma economia de mercado.
I e II, apenas.
a afirmativa I está correta, já que o crescimento da população mais velha possibilitará o surgimento de novos negócios. A afirmativa II está correta, porque o mundo torna-se majoritariamente uma economia de mercado.
II, apenas.
a afirmativa II está correta, uma vez que o mundo torna-se majoritariamente uma economia de mercado. A afirmativa I também está correta, pois o crescimento da população mais velha possibilitará o surgimento de novos negócios.
III, apenas.
incorreta, visto que o mercado tem se tornado global e a grande maioria dos produtos atinge a maturidade em todos os mercados.
II e III, apenas.
a afirmativa II está correta, uma vez que o mundo torna-se majoritariamente uma economia de mercado. A afirmativa III está incorreta, porque o mercado tem se tornado global e a grande maioria dos produtos atinge a maturidade em todos os mercados.