Olá, caro(a) aluno(a), seja bem-vindo(a) ao livro Marketing Internacional. Este material foi desenvolvido com a intenção de possibilitar a você acesso aos principais aspectos discutidos no mercado internacional e de despertar o seu interesse por essa área promissora. Antes de apresentar os aspectos mais importantes do marketing internacional, vamos fazer uma breve reflexão: quantas vezes por dia você acredita que está recebendo informações de produtos e serviços das mais variadas empresas e das mais diversas localidades? Quando pensamos em um horizonte de 50 anos, a quantidade de empresas que podiam comunicar seus bens para todo o país era muito limitada; isso era permitido, quase que de forma restrita, às empresas grandes e financeiramente poderosas. Porém, com o advento da internet e sua popularização, em meados do século XXI, as empresas regionais tornaram-se globais e o seu campo de atuação passou a ser praticamente ilimitado. Nesse contexto, caracteriza-se a importância deste livro, no qual pretendemos trazer para você os aspectos mais relevantes a respeito das complexas atividades inerentes ao marketing internacional.
Na primeira unidade, trataremos do marketing no contexto global. Iniciamos a discussão sobre as características do marketing internacional e de sua importância para empresas que pretendem ou que já têm atuação no mercado externo. No tópico seguinte, vamos compreender melhor o ambiente do comércio internacional e algumas das principais variáveis que interferem na dinâmica desse mercado, por exemplo, a OMC, o GATT e a Zona de Livre Comércio. No terceiro tópico, enfatizaremos o ambiente econômico global, os elementos que o compõem e os impactos que causam as ações da organização internacional. No último tópico, veremos as oportunidades que o mercado internacional oferece para as empresas.
Na segunda unidade, vamos estudar as estratégias e os ambientes de marketing. O primeiro tópico apresentará um dos ambientes mais importantes do marketing internacional, que é o ambiente social e cultural. No segundo tópico, discutiremos o ambiente político, legal, as regulamentações internacionais para ação de marketing e o quão prejudiciais ou benéficas podem ser as intervenções do estado nas ações do marketing internacional. No terceiro tópico, vamos tratar do ambiente natural e das tendências de perfil de consumidores para o mercado verde. Por fim, na quarta unidade, abordaremos as principais formas de gestão de marketing global.
Na terceira unidade deste livro, falaremos sobre pesquisa e mercado, iniciando com as principais etapas e vantagens de uma pesquisa de marketing. Para complementar o entendimento de pesquisa de marketing, discutiremos acerca do sistema de informação de marketing. No terceiro tópico, apresentaremos o composto de marketing internacional (promoção, preço, praça e produto) e as principais características de cada um desses elementos. No tópico final, vamos verificar o impacto do e-marketing em uma perspectiva global.
Na última unidade, finalizaremos apresentando os pontos mais importantes do processo de comunicação e do plano de marketing. Iniciaremos o primeiro tópico com a comunicação e a propaganda internacional e a sua importância para atividade de marketing internacional. No tópico seguinte, estudaremos o processo de elaboração do plano de marketing. Enfatizaremos o processo de formação de preço de produtos e serviços internacionais na terceira unidade, e finalizaremos com um tópico para discussão sobre o futuro do internacional.
Desejo um ótimo estudo!