Unidade I

Introdução à Interação Humano-Computador (IHC)

Selecione a seta para iniciar o conteúdo

FIQUE POR DENTRO

Wi-Fi e Wi-Max

São padrões técnicos da IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) para a internet sem fio. A tecnologia Wi-Fi é utilizada na maioria das conexões sem fio, e a tecnologia Wi-Max foi criada como uma solução para ambientes externos; cidades inteiras já estão sendo cobertas pela tecnologia. Quer saber mais sobre as tecnologias Wi-Fi e Wi-Max? Acesse o site: <http://www.tecnologite.blog.br/2010/10/wi-fi-vs-wimax.html>. Acesso em: 06 out. 2017.

FIQUE POR DENTRO

Computação Senciente refere-se à possibilidade de interconexão de computadores e objetos por meio de sensores que passam a se reconhecer de maneira autônoma e a trocar informações. Para obter mais informações e ficar por dentro da Computação Senciente, acesso o site: <http://www.razonypalabra.org.mx/anteriores/n41/alemos.html>. Acesso em: 06 out. 2017.

Nomadismo Tecnológico diz respeito ao nômade digital, que é um indivíduo que aproveita a tecnologia disponível em todos os lugares para realizar as tarefas de sua profissão de maneira remota. Acesse o site a seguir para obter maiores informações sobre o Nomadismo Tecnológico:  <https://sociedadedeinformacaoetecnologias.blogspot.com.br/2011/02/nomadismo-tecnologico.html>. Acesso em: 06 out. 2017.

REFLITA

Não podemos criar produtos que “vão até o usuário” se não estivermos dispostos a ir até os usuários.

Fonte: Lowdermilk (2013, p. 21).

REFLITA

“O design deve ser fruto desta interação original. O designer de interação dialoga, em seu sentido mais amplo, com a construção de algo comum”.

Fonte: TEIXEIRA, Eduardo Ariel de Souza. Design de Interação. Rio de Janeiro: 5W, 2014.

FIQUE POR DENTRO

Interação X Dimensão Humana

O desenvolvimento de uma nova tecnologia deveria atender às necessidades do maior número possível de usuários, buscar benefícios daqueles que venham a utilizá-la, comunicando as suas possibilidades, respeitando a diversidade, considerando o contexto de utilização e não sendo excludente. Desse modo, talvez, seja pertinente entender o tipo de interação, a partir da própria dimensão humana, tendo como norte potencializar seus benefícios para as pessoas e a sociedade como um todo, resgatando o seu caráter instrumental, porém sem perder a amplitude social.

Fonte: TEIXEIRA, Eduardo Ariel de Souza. Design de Interação. Rio de Janeiro: 5W, 2014.

REFLITA

“Outro fenômeno de memória bem conhecido é que as pessoas são muito melhores em reconhecer coisas do que se lembrar delas”.

Fonte: Rogers (2013, p. 74).

FIQUE POR DENTRO

Implicações de Design – Memórias

Não sobrecarregue a memória do usuário com procedimentos complicados para a realização de tarefas. Projete interfaces que promovam o reconhecimento, em vez de recordação, utilizando menus, ícones e objetos posicionados de forma consistente.

REFLITA

Não podemos criar produtos que “vão até o usuário” se não estivermos dispostos a ir até os usuários.

Fonte: Lowdermilk (2013, p. 21).

indicação de leitura

Nome do livro: Design de Interação. Além da Interação Homem-Computador

Editora: Bookman

Autor: Jennifer Preece, Yvonne Rogers, Helen Sharp

ISBN: 978-85-8260-006-1

Comentário: Esse livro oferece uma abordagem interdisciplinar, prática e orientada a processo, não apenas mostrando os princípios, mas, principalmente, como eles podem ser aplicados ao design de interação. As autoras, reconhecidas líderes e educadoras em suas áreas, ampliam o escopo nessa nova edição, incluindo os mais recentes dispositivos e tecnologias, como redes sociais, Web 2.0 e dispositivos móveis. É extremamente popular entre estudantes e profissionais da área e uma fonte de pesquisa ideal para aprender as habilidades interdisciplinares necessárias para design de interação, interação humano-computador, design de informação, web design e computação ubíqua.

indicação de leitura

Nome do Livro: Interfaces Com o Design de Interação

Editora: E-PAPERS

Autores: Eduardo Ariel de Souza Teixeira

ISBN: 8576505231

Comentário: Material rico, plural e original acerca do design de interação e suas interfaces com outras áreas do conhecimento.

Aula Concluída

Você chegou ao fim desta unidade com sucesso!

VoltarAvançar